Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Umberto Eco

+16
Tesouro da Mamãe
Necromante
Cachorrão
Incógnito
Professor Black
Gárgula
Eugene Hector
Ivanhoe
Zardoz, o Mágico
Freud explica
Maçom 33° Grau
Giordano Bruno
sombriobyte
Art3mis
Alquimista
Imhotep
20 participantes

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Imhotep 15/1/2020, 07:08

sombriobyte escreveu:
Os que querem comparar Eco a Brown não perceberiam nem a orelha do coelho...

heahueaueahueauhea
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Ivanhoe 16/1/2020, 00:48


O que parece inadmissível para leitores de Eco é que Dan Brown tenha feito ressurgir de fato algumas discussões já propostas nos calhamaços de Umberto Eco. Assim, comparam um livro e outro sem distinguir o público-alvo, os moldes da narrativa, e coisas do gênero, cabendo a inequívoca exaltação a Umberto Eco. Por outro lado, as pessoas parecem ressentidas quanto ao fato de que O Código da Vinci é um livro muito mais ágil do que O Pêndulo de Foucault, por exemplo, e não estou colocando na balança o teor informativo de ambas as obras, mas apenas o quanto elas podem prender o leitor e gerar discussões (profícuas ou superficiais, não importa e isso mais depende do interlocutor do que do livro em si), etc, etc, etc, que não quero ficar me alongando na questão.
Ivanhoe
Ivanhoe

Mensagens : 128

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Ivanhoe 16/1/2020, 00:50


Inadmissível, caros senhores, é Paulo Coelho dizer à Veja que James Joyce não sabe escrever, e que Hermann Hesse, prêmio Nobel, não soube terminar o Sidarta, ao mesmo tempo em que mostra que não leu o livro, pois questionou o final da história com uma pergunta incoerente para o contexto ali contido.
Ivanhoe
Ivanhoe

Mensagens : 128

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Imhotep 16/1/2020, 01:18


O Dan Brown não usa ideias do Umberto Eco, sobre essas teorias da conspiração, e o próprio Eco escreveu o livro dele depois de ter feito uma longa pesquisa acadêmica sobre o tema - ou seja, com inovações inventivas dos dois lados, os dois misturam muito do que se vem dizendo no universo de conspirações já há muito tempo.

A diferença maior dos livros, pra mim, são os escritores, uheahuehuea. Enquanto você vê que o Eco sabe muito mais do que coloca no livro, e várias coisas que ele acha interessante ele apenas cita de passagem, o Dan Brown obviamente sabe muito menos do que seria necessário pra escrever o livro dele.

Ele não entende a Monalisa, por exemplo. Se você lê a História da Arte, do Gombrich, porra, você entende porque a Monalisa é tão admirável. O Dan Brown só fala um monte de merda sem sentido.

Agora, apelar porque comparam um com o outro é coisa de fã de Dan Brown, eu acho. Um preconceito bobo de idolatria. Um sentimento religioso em relação a celebridades, visões de mundo, ou quaisquer outras coisas que você considera sagrado. É o que leva as pessoas a discutirem sobre times de futebol.

Se você está lendo Umberto Eco e não conseguiu sentir essa indiferença pacífica e um bom humor desinteressado diante do estúpido no mundo, pô, leia de novo, cara!
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por sombriobyte 16/1/2020, 02:11


Os romances do Eco são populares... enfim...

...mas muita gente não capta nem um terço da intertextualidade, da erudição que está por baixo, ou melhor, na tessitura da intriga. É que Eco dá para muitos níveis de leitura. Cada um faz aquele que pode.

Dan Brown... é aquilo.
Paulo Coelho... nem me falem.

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Ivanhoe 16/1/2020, 02:23


Acho que a ficção e a licença poética permitem a Dan Brown escrever qualquer coisa, inclusive que Monalisa é uma viajante do tempo apreciadora de ketchup Heinz e cerveja Heineken. Talvez ele, Brown, até tenha conhecimentos factuais relacionados à história da Arte, e precisamente por isso goste de umas pinceladas no terreno da ficção. Bem ou mal, ele disse uma coisa coerente em entrevista passada: "é mais difícil escrever um livro que agrade o grande público do que uma obra erudita destinada a um grupo seleto de leitores". Em minhas incursões pela literatura de massa, essas coisas tornaram-se mais claras para mim, e o teste fatal está em oferecer a um leitor não-assíduo um Antonio Lobo Antunes e um Sidney Sheldon.

Também não devemos fazer da fala de Brown um cavalo de batalha, como se escrever uma obra erudita fosse de fato mais fácil que aquela que agrade a gregos e troianos. É compreensível o que ele disse, embora distante da possibilidade que torne mais fácil o surgimento de um novo Crime e Castigo ou Complexo de Portnoy.

Finalizando - por ora-, o que gostei mesmo foi do alvoroço causado na igreja católica, protagonizado pelo Código. Só por isso o livro já vale a leitura. Por outro lado, não podemos esperar do livro nenhum raciocínio filosófico mais profundo, senão relegarmos a leitura a um mero passatempo, e só. Há questões interessantes no livro, que Brown poderia ter trabalhado melhor (ainda que sob a tutela da ficção), tirando-as do rol de best-seller, mas negócios são negócios, e ele com certeza riu à toa.

Em tempo: os católicos que me perdoem, mas foi o maior barato. De uma hora pra outra tinha gente canonizando o Dan Brown, e fazendo do Código da Vinci a nova Bíblia, o que me levou a dar uma espiada nos escritos do sujeito. Pelo menos isso faz com que as pessoas repensem suas crenças, ou as enxerguem sob um novo ângulo.
Ivanhoe
Ivanhoe

Mensagens : 128

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Ivanhoe 16/1/2020, 02:25

Ivanhoe
Ivanhoe

Mensagens : 128

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Imhotep 16/1/2020, 11:42


Trechos selecionados - Baudolino

''Mas, afinal, isso tudo é conversa; quando um guerreiro entra numa cidade, não há religião que resista.''

''Em Paris, hás de estudar retórica e ler os poetas: a retórica é a arte de dizer bem aquilo que não é certo que seja verdade, e os poetas têm o dever de inventar belas mentiras.''

''Na juventude temos a inclinação de nos apaixonarmos pelo amor.''

''– Mas tu, Zózimo, jura, jura que não tentarás outro golpe...''
''Juro por todos os doze santíssimos apóstolos'', disse Zózimo.
''Onze, onze seu desgraçado'', gritou Baudolino, agarrando-o pela vestimenta, ''se dizes doze estás incluindo Judas também!''
''Está bem, onze''.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Zardoz, o Mágico 16/1/2020, 14:41


Genial, nada menos que genial.
Pra mim, foi o melhor livro que já li, achei muito melhor que "O Nome da Rosa".
Mescla com maestria a ironia histórica, o humor, os questionamentos, o conteúdo ideológico.
É perfeito.
Zardoz, o Mágico
Zardoz, o Mágico

Mensagens : 138

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Zardoz, o Mágico 16/1/2020, 14:44


E por falar em "O nome da Rosa"...

Minha parte favorita de "O nome da rosa" é o capitulo da discussão entre os franciscanos espirituais e os avignoneses sobre a pobreza de Jesus que é narrada na prima do quinto dia.
O debate começa com um tom solene (como o assunto e a época exigiam), porém termina no maior barraco "à moda italiana" com impropérios, xingamentos e quase violência fisica.
Achei o modo como Eco narra a briga muito hilário (curioso uma cena desta num livro que discute exatamente o riso...).
Da teologia a porrada com frei Guilherme suplicando a proteção de São Francisco enquanto seus filhos caem na vulgaridade total.
Lembra as brigas homéricas entre esquerda e direita na Itália contemporânea - eu não sei se Eco quis fazer esse paralelo e comparações são perigosas neste tipo de obra - mas enfim....Eu adoro esse capítulo!
Zardoz, o Mágico
Zardoz, o Mágico

Mensagens : 138

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Zardoz, o Mágico 16/1/2020, 14:46


Por falar nisso, na opinião de vocês qual o melhor romance para iniciar?

O nome da rosa?
Zardoz, o Mágico
Zardoz, o Mágico

Mensagens : 138

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Professor Black 16/1/2020, 20:51


Não é das piores escolhas... De fato, é menos denso que O Pêndulo de Foucault, na minha opinião.
Professor Black
Professor Black

Mensagens : 167

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Imhotep 16/1/2020, 21:02


A Misteriosa Chama da Rainha Loana também é um romance bom pra iniciar, embora não seja, na minha opinião, tão vislumbrante quanto O Nome da Rosa.
Eu ficaria com as histórias de William de Baskerville e o jovem Adso.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Alquimista 16/1/2020, 23:51


Bem...

O Nome da Rosa.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por 007 17/1/2020, 01:19


É... eu estou lendo Baudolino, e é o meu primeiro livro de Eco.
Estou maravilhado!!!!
007
007

Mensagens : 137

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Norman, o herege 17/1/2020, 01:36


Baudolino...

Você ri do começo ao fim... kkk ... muito divertido mesmo... e a história é muito interessante.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Norman, o herege 17/1/2020, 01:37


Definitivamente o pior pra começar pra mim é o Pêndulo de Foucault, narrativa mais densa que O Nome da rosa inclusive.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Giordano Bruno 17/1/2020, 01:54


Claro que se deve iniciar com O Nome da Rosa. Aliás, leio 1 vez ao ano esse livro, que continua me fascinando a cada nova releitura.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Giordano Bruno 17/1/2020, 01:55


Baudolino é muito divertido.
Giordano Bruno
Giordano Bruno

Mensagens : 183

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por sombriobyte 17/1/2020, 02:37


Mais do que começar a ler o Umberto, o melhor é não parar, comece talvez pelo Nome da Rosa, mas dê mais atenção aos sermões do que a história em si, e depois, é claro, quando chegar ao Pêndulo, leia até o final, sem parar, você vair ver...

sombriobyte

Mensagens : 602

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Alquimista 17/1/2020, 03:19


Mais importante que começar é seguir adiante.

Concordo que mais importante que escolher o livro para começar a ler a obra de Eco é buscar ler mais de um. Acho muito interessante o paralelo que pode ser traçado entre os vários gêneros, ou seja, como há relações entre escritos como os Diários Mínimos (ou as Bustinas) e os romances, ou, ainda, entre a obra ficcional e a teórica.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Alquimista 17/1/2020, 03:20


Só para completar meu comentário: ficção e teoria se interpenetram em Eco como em outro erudito escritor com quem Eco tem débitos, o argentino Borges.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Ivanhoe 17/1/2020, 03:50


Eco se inspirou em muitas coisas de Borges.
Eu acho lindo um escritor homenagear o outro retomando seu raciocínio e mostrando seu fascínio, e Eco o faz muito bem. Seus textos remetem aos escritos de Borges.
Eu leio os dois autores e vejo essa relação, não sei se estou correto.
Ivanhoe
Ivanhoe

Mensagens : 128

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Imhotep 17/1/2020, 06:15


O que vocês pensam das mulheres de Eco? Hipátia é uma das minhas favoritas, mas tem também Lia (a segunda esposa do narrador no Pêndulo), e Paula e Sybilla na Rainha Loana. Parece que as mulheres são ao mesmo tempo a voz do bom senso e da fantasia, oráculo e sirene, e sempre profundamente incompreendidas pelo narrador. O que vocês acham? Qual é sua personagem feminina favorita de Eco?
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Norman, o herege 17/1/2020, 12:07


A rosa sem nome, meio animal, meio força da natureza, silêncio, enigma, enfim tudo o que atrai numa mulher elevado a vigésima.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

Umberto Eco - Página 3 Empty Re: Umberto Eco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos