Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Peste Negra

+15
Cachorrão
Necromante
Alucard
Dom Diniz
Homem Vitruviano
Norman, o herege
FIAT LUX
Gárgula
Baphomet
Vlad Tepes III
Conde de Monte Cristo
Martinho Lutero
Imhotep
Terry Silver
Alquimista
19 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

A Peste Negra Empty A Peste Negra

Mensagem por Alquimista 4/4/2020, 15:25


Abri este tópico pelo seguinte motivo: em tempos de crise causado pelo Coronavírus (COVID-19), o que podemos aprender com o passado?

Eu sempre quis saber como foi que a Peste Negra entrou na Europa. Já ouvi várias suposições. Mercadores da rota da seda, invasão por tribos nômades da Ásia Central, viajantes venezianos que voltavam da Ásia Menor... Afinal... Deu para se descobrir como a Peste Negra entrou na Europa?

Que similaridades com a atual crise mundial podemos encontrar ao se estudar a Peste Negra?


Última edição por Alquimista em 4/4/2020, 16:39, editado 1 vez(es)
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 15:41


A Peste Negra do séc. XIV matou mais gente do que todas as guerra juntas!
A versão hiperagressiva da Idade Média já foi extinta há séculos, pelo bem da humanidade.
Era Pneumo-bubônica, diferente das outras que são influenza, pneumônica ou uma versão mais fraquinha da Bubônica.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 15:42


A civilização Ocidental viveu 3 ou 4 séculos muito bons até chegar a Peste Negra em 1347.
''Peste negra'' só existiu uma.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 15:44

Alquimista escreveu:
Eu sempre quis saber como foi que a Peste Negra entrou na Europa. Já ouvi várias suposições. Mercadores da rota da seda, invasão por tribos nômades da Ásia Central, viajantes venezianos que voltavam da Ásia Menor... Afinal... Deu para se descobrir como a Peste Negra entrou na Europa?

Através de catapultas jogando cadáveres tártaros contaminados com Yersinia pestis.
Tem também relatos de judeus jogando cadáveres ou coisas contaminadas pela pestilência em poços d'agua onde todos bebiam e usavam, não é atoa que a Região de Milão foi poupada.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 15:46

Alquimista escreveu:
Que similaridades com a atual crise mundial podemos encontrar ao se estudar a Peste Negra?

Uma observação:
A doença surgiu na Mongólia, não na China, contrariando o que muitos pensam.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Imhotep 4/4/2020, 15:57


Eu acho que houve várias rotas pelas quais a peste adentrou na Europa e no Oriente Médio, e o porto de Kaffa, submetido a um cerco tártaro nos idos de 1346, foi apenas uma delas.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Martinho Lutero 4/4/2020, 16:09


Essa história dos judeus jogarem corpos infectados nos locais onde todos bebiam não procede, isso foi uma mentira que se espalhou rapidamente e fez com que muitos judeus fossem perseguidos e mortos.

Essa afirmação não tinha sentido, porque os judeus também contraíam a peste e morriam como os outros. Talvez, por terem costumes às vezes um pouco mais higiênicos, em alguns casos morressem em menor número, e talvez por isso esses boatos se espalharam.
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Conde de Monte Cristo 4/4/2020, 16:23


A descoberta simultânea do micróbio específico pelo francês YERSIN e o japonês KITASATO, pôs de parte toda a dúvida acerca do contágio da peste. Esta epidemia propaga-se pelas pulgas, especialmente as do rato, e talvez por meio de outros insetos (Lello Universal, 1935, verbete PESTE). Assim, ao que parece, a peste negra entrou na Europa trazida pelos ratos que abundavam nos navios mercantes vindos do oriente com as cargas de especiarias. As epidemias iniciavam nas cidades portuárias, e devido à tremenda sujeira e miséria que havia não só nas cidades portuárias mas também nas do interior, a proliferação de ratos contagiados foi instantânea, passando de cidade para cidade.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Conde de Monte Cristo 4/4/2020, 16:24


Li em algum lugar que quem trabalhava (e provavelmente MORAVA) com cavalos era meio imune à doença.
Na verdade parece que os ratos não gostam do cheiro de cavalos, por isso não costumam andar por estrebarias e cavalariças.
Daí o menor número de contágios entre aqueles que trabalhavam diretamente com cavalos.
Conde de Monte Cristo
Conde de Monte Cristo

Mensagens : 226

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 16:29

Martinho Lutero escreveu:
Essa história dos judeus jogarem corpos infectados nos locais onde todos bebiam não procede, isso foi uma mentira que se espalhou rapidamente e fez com que muitos judeus fossem perseguidos e mortos.

Essa afirmação não tinha sentido, porque os judeus também contraíam a peste e morriam como os outros. Talvez, por terem costumes às vezes um pouco mais higiênicos, em alguns casos morressem em menor número, e talvez por isso esses boatos se espalharam.

Mas eu não disse que acreditei no ''boato''. hehehe
Você sabe por que Lombardia, leste da Alemanha e Polônia, e Nordeste espanhol foram poupadas da maior infame da História??
É mais um mistério, mas talvez alguém da Toscana ou da Sicília pode ter avisado sobre a Peste Negra antes que fosse tarde.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 16:31

O Conde de Monte Cristo escreveu:
Li em algum lugar que quem trabalhava (e provavelmente MORAVA) com cavalos era meio imune à doença.
Na verdade parece que os ratos não gostam do cheiro de cavalos, por isso não costumam andar por estrebarias e cavalariças.
Daí o menor número de contágios entre aqueles que trabalhavam diretamente com cavalos.

Mas descobriram que os ratos pretos não eram suficientes para causar isso e não havia ratos mortos nos ''devidos lugares''.
Será que os ingleses jogaram cadáveres contaminados contra a população européia na Guerra dos 100 anos?
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Alquimista 4/4/2020, 16:40


O contágio não se dava somente com mordidas de pulgas. Parece que depois de instalada em alguma cidade, o contágio passava a ser pessoa a pessoa. Alguém confirma isso????
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 16:53


Após a infecção, aparecem as primeiras manchas no corpo e inchações que eram acompanhadas de dores mortais, por dentro acontecia hemorragia interna, só o primeiro já era sinal de morte inevitável.
Em seguida o aspecto da doença começou a alterar-se; aparece mancha de cor negra ou lívidas nos enfermos. Tais manchas estavam nos braços, nas coxas e em outros lugares do corpo. Os espirros e tosses eram tão fortes que fazia o pulmão furar, agravando a situação, no dia seguinte a carne do corpo todo apodrecia literalmente, o indivíduo chegava a ficar roxo ou cinza e vomitava sangue.
Não havia mais dentes na boca e alguns já pareciam Zumbis, nesse estado, a pessoa morria.

O texto é de um florentino.

Essa é a Peste Negra bubônica da Idade Média, uma doença letal e mortífera e para piorar é contagiosa e mata 100% de seus infectados.
Eu nem saberia para onde correr.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 16:55

Alquimista escreveu:
O contágio não se dava somente com mordidas de pulgas. Parece que depois de instalada em alguma cidade, o contágio passava a ser pessoa a pessoa. Alguém confirma isso????

As catapultas ''ajudaram muito'', covardemente óbvio, o uso de ''armas biológicas'' em guerras foi proibido em 1972. Abaixo a covardia.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Martinho Lutero 4/4/2020, 17:01


A mortalidade não chega a 100%, mas é extremamente alta, sendo que na Idade Média devia ser maior ainda.
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Martinho Lutero 4/4/2020, 17:02


Parece que em Milão, ao menor sinal de peste, as famílias eram emparedadas em suas casas e não podiam mais sair. Milão foi uma das cidades com menos mortes pela peste, segundo consta.

Alguns estados alemães adotaram uma política de higiene violenta, em várias cidades houve distribuição de sabão para toda a população e eles foram obrigados a tomar banho e a limpar suas casas.
Martinho Lutero
Martinho Lutero

Mensagens : 186

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 17:10

Martinho Lutero escreveu:
A mortalidade não chega a 100%, mas é extremamente alta, sendo que na Idade Média devia ser maior ainda.

A doença da época era uma versão mais agressiva, já extinta.
Pesquise sobre tipos de Pestes, principalmente em Inglês.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Alquimista 4/4/2020, 17:32


Acredito que a virulência da espécie de patógeno que atacou a Europa na Idade Média não se devia somente ao próprio agente, mas, como disse o Martinho Lutero, muito ajudava a falta de higiene na época. Eu já disse aqui que a higiene era uma tragédia naquele tempo... Tomar banho era considerado "pecado". Tanto que as mulheres, quando tomavam banho - uma ou duas vezes por ano, acredito - iam para a tina de roupa e tudo... kkkk Por isso, muito dos contágios se devia à sujeira e à falta de banho. Por isso, essa distribuição de sabão deve mesmo ter revoltado a população, que dava tudo para não se molhar. kkkkk Essa mentalidade durou até mesmo depois da descoberta das Américas e para os europeus, uma das coisas que os índios faziam que mais deixou os conquistadores abismados era tomarem banho todos os dias e, às vezes, duas vezes por dia. kkkkk
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 17:42


Isso não passa de mito, dizer que as pessoas tomavam apenas um banho por semana, isso é mentira, um mito extremamente arraigado e que deve ser combatido. Por ano??? Você é louco?
Pelo que andei lendo e estudando, há um mito sobre a Idade Média ser uma época porca, suja e sem limpeza.

Os costumes medievais de limpeza eram louváveis, tomavam banho regularmente, não uma vez ao ano como dizem, mas bem mais, não sei se como os brasileiros, mas ao menos umas quatro ou cinto vezes por semana, não eram ruas sujas e locais imundos, sabiam que a sujeira não é algo bom e a sujeira e falta de higiene cresceram no renascimento que veio após a Idade Média.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Alquimista 4/4/2020, 18:19


Em primeiro lugar, é muito raro alguém me perguntar se sou louco... Acredito que não. kkkkk Em segundo lugar, não sou o único que afirma que na Idade Média a higiene era alguma coisa com a qual ninguém se preocupava; Em terceiro lugar, se a gente ficar conhecendo história somente pelos filmes hollywoodianos, nunca vamos saber como era realmente a Idade Média, a Antiguidade etc... "Gardez l'eau" (gardyloo)! BIG LOL! Realmente, os urinóis eram despejados pelas janelas no meio da rua. Depois, os transeuntes pisavam na sujeira e espalhavam as fezes e a urina pelo resto da rua. Os banhos eram tomados em tinas nos quartos. Essas tinas eram cheias pelas empregadas, que tinham que vir com a água quente desde a cozinha, que ficava geralmente no porão ou em um adendo das casas, carregando essa água. E, se a família tinha muitas filhas jovens, a água não era trocada. O banho respeitava a ordem de idade. A mais velha primeiro. Imagine a cor da água da última filha, quando havia umas seis filhas na família... O cheiro devia ser tão terrível, que difundiram o uso de perfumes. Aquele lencinho que as damas carregavam junto ao nariz continha perfume, que livrava os lindos narizinhos mal lavados do fedor das ruas... Hoje em dia muita dondoca ainda usa um lencinho pensando que é chic usá-los. Naquele tempo era necessidade... Sabe, Terry??? Talvez você seja uma daquelas pessoas que gosta tanto de determinada fase da história que não quer ver os problemas e erros dele... Mas se eu falo a verdade contida em todos os livros que estudam a verdade que acontecia nesses tempos, não é sintoma que eu seja louco.
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Alquimista 4/4/2020, 18:22


Completando... Eu não estou aqui para fazer competição de sapiência. Por isso, acho muito engraçado quando você quer negar a veracidade do que eu estou dizendo... Mas, acredite... Não é me perguntando se eu sou louco que você vai provar seu ponto de vista. Que tal procurar autores de peso que afirmem o que você diz, que na Idade Média os europeus tomavam um banho por dia...??? Que tal provar o que você diz??? Só não me venha com filmes de Hollywood... Por favor...
Alquimista
Alquimista
Admin

Mensagens : 2564

https://mestredoconhecimento.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 18:40


Algumas teorias são baseadas em mitos, meu caro, a partir dos séculos XI e XII, a Igreja Católica imunda passou a perder influência bastante, junto com a nobreza pois o Feudalismo já estava em decadência a partir do século XI, pelo menos na Europa Continental com o Renascimento Comercial e Urbano, já que nos feudos não ''cabia'' mais gente e muitos eram expulsos ou aproveitava pra fugir da escravidão, já que o mundo não era mais inseguro como nos séculos IX e X, além disso, com o advento das Cruzadas, entre os séculos XI e XIII, o hábito de tomar banho ganhou espaço na Idade Média. Estamos falando do século XIV, mas mesmo assim na Alta Idade Média (V - IX) as pessoas não tomavam banho apenas 2 ou 3 vezes por ano ou mês.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 18:42


Demografia Ocidental:

Ano 500 = 23,2 milhões de habitantes
• século VI - Peste de Justiniano
600 = 17,3 milhões
700 = 17,8 milhões
800 = 19,0 milhões
900 = 20,0 milhões
1000 = 25,85 milhões
1100 = 34,65 milhões
1200 = 50,34 milhões
1300 = 76 milhões
1346 = 97,26 milhões
1348 - 1352 Peste Negra
1360 = 48,63 milhões
1400 = 55,07 milhões
1500 = 63,35 milhões

Fonte: Meu novo Atlas de História atualizado
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 18:43


Comprovado, foi 50%, não 1/3 e mais da metade da população mundial sucumbiu por causa da Peste. Tem um vídeo no youtube que fala sobre isso.
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Terry Silver 4/4/2020, 18:45

Alquimista escreveu:
Em primeiro lugar, é muito raro alguém me perguntar se sou louco...

Calma, eu não levei a sério!
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos