Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Peste Negra

+15
Cachorrão
Necromante
Alucard
Dom Diniz
Homem Vitruviano
Norman, o herege
FIAT LUX
Gárgula
Baphomet
Vlad Tepes III
Conde de Monte Cristo
Martinho Lutero
Imhotep
Terry Silver
Alquimista
19 participantes

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Vlad Tepes III 6/4/2020, 18:30

Professor Black escreveu:
Convém salientar que terão havido outros surtos de peste anteriores ao período medieval, por exemplo em Atenas, durante a Guerra do Peloponeso, e em Roma, durante o reinado de Marco Aurélio.
Obviamente não se sabe se a causa, ou seja, a bactéria yersinia foi a culpada em todos os casos, mas é bem possível que tenha sido.

A varíola/bexiga roxa em atividade dá bolhas cheias de sangue difíceis de confundir. Os sobreviventes ficam cobertos de cicatrizes. A catapora/varicela/bexiga branca que é coisa mais branda deixa algumas marcas
Nenhuma das coisas são citadas a respeito da Peste que matou os atenienses cercados.
Peste (yersiniose) é mais provável.
Vlad Tepes III
Vlad Tepes III

Mensagens : 254

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Baphomet 6/4/2020, 18:39


Sobre as pestes no Império Romano a mais grave foi a que ocorreu por volta de 250?
E as pestes que atacaram a Europa na crise sem fim dos séculos sétimo e oitavo, era Peste Negra?
Baphomet
Baphomet

Mensagens : 129

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Vlad Tepes III 6/4/2020, 18:57


A peste de Justiniano foi muito provavelmente peste negra.

Parece que toda vez que a estrada da seda se reconectava com poucos intermediários após um período de muitos intermediários por fragmentação política, a seda voltava mais barata junto com Yersinia pra Europa Ocidental.

Detalhe que li recentemente: Os navios italianos (nem entro no mérito se eram venezianos ou genoveses hehehe) embarcaram no mar Negro, peles de valor comercial de roedores da estepe oriental (lemingues? gerbil?) infestadas de pulgas (algumas com Yersinias). Ao chegar nas cidades medievais europeias, as pulgas se viraram bem com as ratazanas de esgoto em 1346.
Vlad Tepes III
Vlad Tepes III

Mensagens : 254

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Vlad Tepes III 6/4/2020, 18:59


A peste dos Antoninos parece ter sido varíola (primeira epidemia dela no Império Romano).
Vlad Tepes III
Vlad Tepes III

Mensagens : 254

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Norman, o herege 6/4/2020, 22:19


Não sei se a informação é útil
Mas ao pesquisar sobre a região de Béarn, me deparei com a informação de que ela tem regiões de elevadíssima altitude.
Não seria o clima um fator para barrar a peste? Somente para discussão, estou aqui pra aprender apenas, não sei muito da peste.
Norman, o herege
Norman, o herege

Mensagens : 155

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Vlad Tepes III 7/4/2020, 01:43


Se tem ratos e humanos em tal altitude pode ter pulgas e Yersinias sem problemas. Não acho que a altitude livraria a cara de Bearn.
Vlad Tepes III
Vlad Tepes III

Mensagens : 254

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Vlad Tepes III 7/4/2020, 01:45


Alguém sabe se é procedente a informação de que a varíola do Período Antonino tenha vindo de volta com os soldados da expedição de Trajano/Adriano contra os Partos na Mesopotâmia?

Já li algo assim, mas não sei se está confirmado.
O fenômeno não é novo. As tropas hititas vitoriosas sobre egípcios ou vassalos sírios dos egípcios levaram uma "peste" que alcançou até a família real nos tempos de Supiluliuma I.
Vlad Tepes III
Vlad Tepes III

Mensagens : 254

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Vlad Tepes III 7/4/2020, 01:47


Certa vez eu li que o principal foco da doença era na Ucrânia, que dali ela se espalhou para o Ocidente.

Pois é, a epidemia que assola Ocidente em século XIV começa na Ucrânia com a tal pele de roedores, mas a coisa na estepe eurasiática oriental era uma endemia pelo menos entre roedores.
Vlad Tepes III
Vlad Tepes III

Mensagens : 254

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Monalisa 7/4/2020, 01:59


Peste negra, witch hammer, inquisição...

Como vocês acham que isso afetou a mente da época?
Monalisa
Monalisa

Mensagens : 121

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Imhotep 7/4/2020, 02:09


Bom, vamos tentar colocar em uma certa ordem cronológica isso aqui.

A Peste Negra está inserida em um contexto de crise do século XIV, no período de fome, guerra e a peste. A peste chega à Europa após a abertura do mediterrâneo nas cruzadas, provavelmente através de navios de mercadores. O resultado dela, junto com a fome e as guerras é uma drástica dimunição da densidade populacional na Europa.

O Martelo das Feiticeiras (Malleus Maleficarum) é escrito pelos inquisidores Heinrich Kramer e James Sprenger em 1484 (séc XV), mas num contexto de caça às bruxas que ficaria muito extenso discorrer aqui.

A inquisição tem vários períodos... a qual você se refere? Da sua fundação em 1230, ou do final da Idade Média e início da Moderna? Bom sem mais, fico por aqui, que estou com uma dor de cabeça daquelas.
Imhotep
Imhotep

Mensagens : 208

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Monalisa 7/4/2020, 23:32


Só sei de uma coisa, só espero sair dessa pandemia toda não com COVID, mas COM VIDA.
Monalisa
Monalisa

Mensagens : 121

Ir para o topo Ir para baixo

A Peste Negra - Página 6 Empty Re: A Peste Negra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos