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A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

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A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 5 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Alucard 24/8/2019, 13:30

Dante escreveu:
2) a fé - o argumento mais importante de todos, pois não é passível de refutação. Trata-se de algo que se sente na alma

Drogas também se sente na alma, e daí?

Religião e drogas combinam. Drogas também dão essa impressão de ligarem o cara num universo mais brilhante.
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A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 5 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Alucard 24/8/2019, 13:32


Dante, na sua opinão, no que e como colabora aceitar um Deus lá no início das coisas?
Pra que serve Deus?
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A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 5 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Dante 24/8/2019, 14:59


Para que servem buracos negros nas profundezas mais longínquas do espaço? Para que servem nebulosas enormes a anos luz da terra? Não sei. Mas cada coisa neste universo tem uma razão de ser (atenção! concepção aristotélica de causa final! Careceria discutir depois). Se buracos negros e nebulosas tem sua razão de ser, e por isto são importantes, que dirá o criador.

Bem, tua pergunta é mais mística e teológica que propriamente filosófica. Diferentes autores tem diferentes respostas a uma pergunta destas. Para a escola platônica, a criação é naturalista e não necessária - o mundo está ai, mas poderia não estar, pois Deus não precisa dele!

Sendo absoluto, Deus é auto-contido. Isto significa que ele não precisa de nada, inclusive deste universo ou qualquer outro. Ele não tem necessidade de criar nada, mas criou! Por que? Os místicos e cabalistas - assunto que conheço bem - dizem que por amor - para dar a suas criaturas todo o bem, que é ele próprio. Nisto diferem dos platonistas que entendem a criação como não necessária.
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A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 5 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Dante 24/8/2019, 15:02


Se Ele criou sua criaturas para lhes dar amor, então a realização máxima da vida é reencontrar o criador. Um sábio judeu bastante inteligente apresenta uma parábola simples que explica isto, onde um anfitrião (que representa Deus) oferece iguarias a seu convidado (que representa a criação), e em troca sente prazer de ver o prazer do hóspede. Este, ao mesmo tempo, tem prazer em comer as delícias (o bem e a benção que Deus deposita sobre suas criaturas), e sente prazer em agradar comendo, sabendo que o cozinheiro fica feliz com isto.

Tua pergunta é de difícil resposta e envolvida em dificuldades teológicas e filosóficas - nenhuma criatura pode entender as intenções do Incognoscível. Mas reconhecer Deus é muito prazeroso, como diz o salmista "provai e vede que o Senhor é bom".

Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz!
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A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 5 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Dante 24/8/2019, 16:50


"Não Existência Absoluta" não é "não existir" num sentido amplo. Pena que o português não tenha a riqueza do sânscrito, pois no sânscrito há duas expressões para isto: sat e asat. Sat é a existência de Deus, que não é a existência como a entendemos. Asat é a negação de sat, e é a existência dos seres existentes. Ambas opostas. Ambas conectadas - numa figura tipicamente judaica e cabalística, como a brasa e a chama, a chama dependendo da brasa, mas a brasa sem depender da chama.

O devir, eterno vir a ser, girando em torno do que não pode vir a ser.
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Mensagem por Dante 24/8/2019, 16:52


Uso as palavras de Nietzsche para definir o devir, mutável e fugaz:

Tudo vai, tudo volta; eternamente gira a roda do ser.
Tudo morre, tudo refloresce, eternamente transcorre o ano do ser.
Tudo se desfaz, tudo é refeito;
eternamente fiel a si mesmo permanece o anel eternamente constróí-se a mesma casa do ser.
Tudo se separa, tudo volta a se encontrar; do ser.
Em cada instante começa o ser; em torno de todo o "aqui " rola a bola "acolá ".
O meio está em toda parte. Curvo é o caminho da eternidade.

FRIEDRICH NIETZSCHE, Assim falou Zaratustra, "0 convalescente", § 2.
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Mensagem por Dante 24/8/2019, 16:54


Heráclito dizia que um homem não pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois o homem não será o mesmo e nem o rio...

Mas o substrato deste mundo mutável é imutável, como a brasa da chama.

Blavatsky dizia que: "Do ponto de vista subjetivo, tudo é um eterno ser. E do ponto de vista objetivo, tudo é um eterno vir-a-ser. Essa é outra visão unificadora, onde o ser e o vir-a-ser coexistem, formando um equilíbrio de contrários abarcado pela harmonia maior que transcende todas as oposições."

Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz!
Dante
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Mensagem por Dante 24/8/2019, 16:56


Os existentes vivem na mutabilidade deste mundo que gira em torno do imutável desconhecido, Deus em seu aspecto transcendente, a Não existência.

Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz.

Paz e saúde.
Dante
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Mensagem por Professor Black 24/8/2019, 17:55

Dante escreveu:
Se Ele criou sua criaturas para lhes dar amor, então a realização máxima da vida é reencontrar o criador.

De onde isso deriva do seu "argumento" cosmológico? Sei, você vai dar uma resposta falaciosa mais uma vez. Este tópico vai longe!

PS: Esse "então" aí, da frase acima não é um pulo indutivo imenso (se é que isso é indução)?
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A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 5 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Professor Black 24/8/2019, 17:59


Prova por prova da existência de deus, eu fico com a prova de Gödel... ao menos tem um valor técnico do ponto de vista do uso de lógica de segunda ordem.

Embora, não demonstre que deus exista.
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Mensagem por Gárgula 24/8/2019, 18:47


O ser humano é muito complexo e não sabemos muito bem o motivo para a necessidade da mente humana querer ''uma força'' maior, um ser superior. Mas de fato, a ideia de um Deus conforta a maioria das pessoas, no sentido de ser a última chance ou o último refúgio. A incerteza do além morte foi o que fez surgir Deuses diversos nas diferentes culturas.
Sinceramente, acho que Deus é necessário para manter uma ordem psicológica no ser humano. A mente precisa ter um conforto, algo que dê esperança, precisa acreditar numa bondade/amor incondicional.

Tentar provar, argumentar, demonstrar a existência desta entidade que, aparentemente é necessária, a mim é correr atrás do vento. Não há necessidade...
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A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 5 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Gárgula 24/8/2019, 18:50


Não se precisa provar a existencia de Deus porque ele é uma criação da mente humana (tanto que se mata em nome dele, faz-se atrocidades diversas em nome dele, sendo que ele deveria ser o tal ser superior). Que diferença faz para um cientista se existe ou não?
Acredito que o pensamento deveria ser separado (sei que é praticamente impossivel...), já que ciência e religião tratam de assuntos que divergem em muitos pontos. O fato é que a religião realmente interfere mais na ciência do que o contrário.

Insisto que Deus foi criado para explicar o que não se entendia, e se tornou o que conhecemos hoje (como Google), por causa de pessoas que tiveram a grande ideia de pregar para muitas pessoas e hoje lucram em nome dele.

É realmente necessário provar a existência de Deus? Eu serei crente se isso acontecer? Ou deixarei de ser se não?
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Mensagem por Dante 24/8/2019, 21:43

Professor Black escreveu:
Dante escreveu:
Se Ele criou sua criaturas para lhes dar amor, então a realização máxima da vida é reencontrar o criador.

De onde isso deriva do seu "argumento" cosmológico? Sei, você vai dar uma resposta falaciosa mais uma vez. Este tópico vai longe!
O argumento cosmológico nada afirma sobre a relação entre o criador e a criatura. Apenas prova que o universo não é eterno e conclui a necessidade de um outro ser necessário que não o universo - ser que eu chamei de Deus Smile A partir dai, embora ainda trafegando em aspectos filosóficos adentramos o misticismo e a religião. Podemos continuar, se não for considerado off-topic.

Esse "então" aí, da frase acima não é um pulo indutivo imenso (se é que isso é indução)?
Não. É uma inferência perfeitamente aceitável. Considere que amor é prazer (hum, realmente, não é por nada que as duas palavras aparecem no sexo...). Mas não um prazer qualquer. Comer a melhor comida feita pelo melhor cozinheiro do mundo é prazeroso. Ter em seus braços a mulher mais adorável do mundo é prazeroso. Fazer aquela viagem dos sonhos nas férias é prazeroso. Mas conhecer Deus, o criador, convenhamos, é o máximo de prazer. Daí deriva meu raciocínio.

Esta experiência de intimidade com Deus é chamada em filosofia de unio mystica - uma experiência amorfa e não verbal. Na história das grandes religiões, sempre um homem "fala" com Deus: Jesus, Mohammad (SAAS), Moisés, etc. E a partir daí esta experiência é registrada oralmente e depois por escrito - os livros sagrados, que são tentativas de registrar de forma verbal algo que é não verbal. Uma fonte de pesquisa sobre isto seriam os livros de Gershom Scholem, filósofo judeu de importância ímpar para a filosofia do séc. XX, particularmente, "A Cabala e seu Simbolismo".

Paz e saúde.
Dante
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Mensagem por Dante 24/8/2019, 21:45

Professor Black escreveu:
Prova por prova da existência de deus, eu fico com a prova de Gödel... ao menos tem um valor técnico do ponto de vista do uso de lógica de segunda ordem.

Embora, não demonstre que deus exista.
Não sei o que o teorema de Gödel tem a ver com esta discussão. Beleza estética da prova?

Que as Rosas floresçam em Vossa Cruz!
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Mensagem por Homem Vitruviano 25/8/2019, 01:10

Dante escreveu:
Colocando a questão mais formalmente, a navalha de Occam é um princípio que escolhe um programa mínimo para uma máquina como sendo o mais significativo e aceitável (reducionismo). Este tamanho é proporcional à informação associada a este sistema. Cada programa fica assim dependendo da máquina sendo usada. No entanto, a não ser por uma constante assintoticamente desprezível, uma máquina universal pode simular qualquer máquina com um programa não maior que o programa original.

Essa eu não entendi. Se puder explicar de uma maneira mais compreensível, seria ótimo.


A questão então é determinar qual máquina é universal, o universo ou sua causa, Deus. Cientistas envolvidos na definição de uma teoria chamada de TOE (theories of everything) sugerem que o universo tem pouca ou nenhuma informação, o que sugere que o ato criador foi "simples", sustentando a hipótese que Deus pode ser a escolha mais adequada, e síntese de todas as inúmeras leis da matemática e da física.

Que "Deus" é esse que está sendo sugerido?


Não que se possa atribuir a Ele o atributo de "simples" ou "complexo", já que sendo em um aspecto Não Manifestado, Ele não é passível de ser definido por nenhum atributo.

Também não entendi. Isso quer dizer que não dá para caracterizá-lo?
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A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 5 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Homem Vitruviano 25/8/2019, 01:12

Dante escreveu:
2) a fé - o argumento mais importante de todos, pois não é passível de refutação. Trata-se de algo que se sente na alma, como a poesia e carece de qualquer prova formal - não que as provas lógicas não sejam importantes.

Por não ser passível de refutação, penso que ela é um dos piores argumentos.


Famoso astrofísico recentemente declarou sua crença em Deus baseado em uma "sintonia fina do universo", que, segundo ele, seria impossível sem a explicação de uma Mente, um Grande Arquiteto Do Universo. Neste ponto as razões científicas e de fé se cruzam e se abraçam, uma confirmando a outra.

Segundo ele, é impossível. Segundo eu mesmo e mais gente, é plenamente possível. E "famoso astrofísico" (argumento de autoridade?).
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A ideia de divindade é inerente ao ser humano? - Página 5 Empty Re: A ideia de divindade é inerente ao ser humano?

Mensagem por Homem Vitruviano 25/8/2019, 01:14

Dante escreveu:
Gárgula escreveu:
Chamar esse principio de Deus e personifica-lo já é coisa dos homens e de seus interesses.
Eu não personifico. Não acredito em um Deus pessoal. Sou teísta.

Peraí. Este tópico todo é um jogo de palavras? Que definição de deus estamos usando? Por que a letra "D" maiúscula?
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Mensagem por Homem Vitruviano 25/8/2019, 01:16

Dante escreveu:
O argumento cosmológico nada afirma sobre a relação entre o criador e a criatura. Apenas prova que o universo não é eterno e conclui a necessidade de um outro ser necessário que não o universo - ser que eu chamei de Deus  Smile

Que conveniente chamar de "Deus". Isso me parece até um pouco desonesto.


A partir dai, embora ainda trafegando em aspectos filosóficos adentramos o misticismo e a religião.

Por que, a partir daí, adentramos o misticismo e a religião?!
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Mensagem por Homem Vitruviano 25/8/2019, 01:22

Dante escreveu:
3) argumentos de fé - são os mais importantes e incompreensíveis aos ateus

Eles têm como ser compreensíveis? Têm sentido? Eu consigo entender é o motivo de alguém apresentar tais argumentos.


Todos são importantes como evidências que sugerem a existência de Deus. Os filósofos e teólogos hoje preocupam-se em demonstrar que a existência de Deus não é incompatível com a racionalidade e a ciência moderna. A crença em um Deus criador tem consistência lógica interna, o que desmonta qualquer argumento ateu.

Nem todos tem a mesma importância. Argumentos falaciosos ou construídos de maneira incorreta não tem a mesma importância que os bem formulados.


Nos últimos anos, a compreensão disto entre os cientistas provocou um fenômeno de crescente adesão ao teísmo pelos cientistas - incluindo-se aí renomados cientistas. Diversos cientistas ateus converteram-se ao teísmo.

Eu já fiquei alternando entre duas opiniões opostas sobre um mesmo assunto. Nada prova que eles não vão mudar de ideia. E o fato de eles serem renomados também não prova coisa alguma (argumento de autoridade?).
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Mensagem por Homem Vitruviano 25/8/2019, 01:25

Dante escreveu:
O creatio ex nihillo é um erro filosófico sem tamanho que permite críticas ao teísmo como muitas feitas aqui nesta discussão.

Erro sem tamanho é não permitir críticas. Alguém sentiu cheiro de dogma?
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Mensagem por Dante 25/8/2019, 02:40

Homem Vitruviano escreveu:
Dante escreveu:
3) argumentos de fé - são os mais importantes e incompreensíveis aos ateus

Eles têm como ser compreensíveis? Têm sentido? Eu consigo entender é o motivo de alguém apresentar tais argumentos.
Quis dizer que, por serem ateus, não estão abertos a compreender argumentos de fé. Eles são diferentes dos argumentos puramente lógicos.

Todos são importantes como evidências que sugerem a existência de Deus. Os filósofos e teólogos hoje preocupam-se em demonstrar que a existência de Deus não é incompatível com a racionalidade e a ciência moderna. A crença em um Deus criador tem consistência lógica interna, o que desmonta qualquer argumento ateu.

Nem todos tem a mesma importância. Argumentos falaciosos ou construídos de maneira incorreta não tem a mesma importância que os bem formulados.
Acho que você não entendeu o que escrevi. Quis dizer que tanto argumentos lógicos como os de fé devem ser considerados igualmente. Bem, é para isto que postei o argumento de kalam. Um argumento cosmológico bem construído e complexo. Mas eu valorizo a fé...

Nos últimos anos, a compreensão disto entre os cientistas provocou um fenômeno de crescente adesão ao teísmo pelos cientistas - incluindo-se aí renomados cientistas. Diversos cientistas ateus converteram-se ao teísmo.

Eu já fiquei alternando entre duas opiniões opostas sobre um mesmo assunto. Nada prova que eles não vão mudar de ideia. E o fato de eles serem renomados também não prova coisa alguma (argumento de autoridade?).
Sim. Usei o argumento da autoridade, pois os ateus o usam frequentemente, dizendo: "pessoas ignorantes acreditam em Deus, pessoas inteligentes não". Usei o argumento para mostrar que até este argumento é desfavorável ao ateísmo.
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Mensagem por Dante 25/8/2019, 02:43

Homem Vitruviano escreveu:
Dante escreveu:
O creatio ex nihillo é um erro filosófico sem tamanho que permite críticas ao teísmo como muitas feitas aqui nesta discussão.

Erro sem tamanho é não permitir críticas. Alguém sentiu cheiro de dogma?
Críticas dos ateístas ao teísmo. Mas o creatio ex nihilo não é a única alternativa para explicar a criação! Ele faz parte do dogmatismo católico, mas muitos teístas não acreditam nele. Os paradoxos que surgem a partir do creatio ex nihilo são insolucionáveis. Ao contrário, eu não aceito dogmas - e o creatio ex nihilo é um que eu não aceito.
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Mensagem por Dante 25/8/2019, 02:46

Homem Vitruviano escreveu:
Dante escreveu:
Não que se possa atribuir a Ele o atributo de "simples" ou "complexo", já que sendo em um aspecto Não Manifestado, Ele não é passível de ser definido por nenhum atributo.

Também não entendi. Isso quer dizer que não dá para caracterizá-lo?
Por que os seres existentes possuem propriedades. Podemos dizer que uma casa ou um carro é "bonito" ou "feio". A ou não A. No caso de Deus, por ser Não Manifestado, Não Existência Absoluta, nem A nem não A pode ser aplicado como atributo a Ele. Deus não é um ser existente, Ele é o criador da existência!

Paz e saúde.
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Mensagem por Dante 25/8/2019, 02:49

Homem Vitruviano escreveu:
Dante escreveu:
2) a fé - o argumento mais importante de todos, pois não é passível de refutação. Trata-se de algo que se sente na alma, como a poesia e carece de qualquer prova formal - não que as provas lógicas não sejam importantes.

Por não ser passível de refutação, penso que ela é um dos piores argumentos.
Passível de refutação por meios racionais, pois os argumentos de fé não residem na mente, mas no coração.

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Mensagem por Dante 25/8/2019, 02:51

Homem Vitruviano escreveu:
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Gárgula escreveu:
Chamar esse principio de Deus e personifica-lo já é coisa dos homens e de seus interesses.
Eu não personifico. Não acredito em um Deus pessoal. Sou teísta.

Peraí. Este tópico todo é um jogo de palavras? Que definição de deus estamos usando? Por que a letra "D" maiúscula?
Há dois tipos de crença em Deus: alguns acreditam num Deus pessoal, outros não - eu estou no segundo grupo. O que é o Deus pessoal? O Deus como um ser com personalidade. Não creio nisto. Muito do esforço dos sábios judeus e místicos judeus durante a idade média foi eliminar traços de Deus pessoal no judaísmo, por exemplo.
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