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Aviação, tudo sobre!

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Mensagem por 007 8/11/2019, 20:10


Discordo, apesar de possuir performance razoável em curvas comparado aos seus tradicionais adversários, o 109 era inferior em "dogfights". Esta não era a forma correta de utilizar a aeronave, e isso ficou principalmente nas últimas versões do 109. No início, os 109 E e F eram bons "dogfighters", entretanto a doutrina corrente entre os pilotos experts da Luftwaffe era jamais entrar em dogfights que favoreciam o combate de energia ou Boo&Zoom. Sempre na vertical, esta era a doutrina correta, valendo-se da razão de subida quase sempre superior do 109 comparado aos seus adversários.

Hartmann disse certa vez que não dava valor algum ao dogfights, o correto era mergulhar, disparar a queima roupa e desengajar usando velocidade superior independente do resultado. Apenas então depois de reavaliar a situação um novo ataque era realizado.
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Mensagem por 007 8/11/2019, 20:12


As últimas versões do 109 contavam com canhões mauser 30 mm, e isto não é pouca potência de tiro.
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Mensagem por 007 8/11/2019, 20:13


Armamento / curiosidades:

Calibre da arma:
É o diâmetro interno do cano de uma arma, medido antes de se efetuar o respectivo raiamento (calibre real).

Calibre do projétil:
É o diâmetro externo do projétil (calibre nominal).

Existem outras designações do projétil que acompanham o calibre, como por exemplo peso em algumas armas.

Por exemplo, calibre 12 refere-se ao número de esferas de chumbo com diâmetro igual ao interno do cano, capaz de totalizar 454 g de chumbo (ou uma libra de chumbo). Resumindo: num tiro de calibre 12, 454g de chumbo atingem o alvo sob forma de 12 esferas de diâmetro equivalente ao interno da arma.

Projéteis de diferentes armas com calibre nominal igual podem diferenciar no comprimento do projétil, material e consequentemente na massa do projétil, interferindo diretamente na energia cinética do mesmo...
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Mensagem por Paranhos 8/11/2019, 22:37


Muito bom trazerem à tona o legado do grande Wilhelm Emil Messerschmitt, nascido em 26 de junho de 1898 e falecido em 15 de setembro de 1978. Willy foi um dos pioneiros da aviação a jato, tendo inclusive algumas de suas ideias roubadas pelos "libertadores" da Alemanha nos últimos meses da grande guerra...
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Mensagem por Geômetra 8/11/2019, 22:47


Muitas das tecnologias que os americanos e soviéticos desenvolveram foram baseadas em pesquisas alemãs no final da segunda guerra: a aviação a jato, as pesquisas atômicas e os foguetes espaciais, todos são projetos que só foram possíveis devido ao trabalho de cientistas alemães, como o nosso amigo Willy, que projetou o P1101, que foi copiado pelos americanos e chamado por eles de F86.
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Mensagem por MacGyver 8/11/2019, 23:35


O P1001 também não foi só plagiado para se fazer o Sabre.
O MiG-15 e 17 acho que foram também.
A V2, foi ela que pode fazer o homem ir à Lua, o Go 229 não sei se foi usado para algo, acho que sim.

E até o Dr. Alexander Lippisch, que era de não lembro qual companhia, foi rendido aos americanos para trabalhar para eles.
(Na verdade eles correram atrás dele, senão os russos pegavam-no.)
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Mensagem por Geômetra 9/11/2019, 00:07


Bem lembrado!

O B2 Spirit americano tem um design muito parecido com o Go 229, a grande diferença é que o B2 é muito maior do que o Go 229.
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Mensagem por 007 9/11/2019, 00:32


O motor a reação, a asa voadora antes de ser B-2, foi YB-35 testado em MUROC pelo piloto de provas Franck Edwards, este é que deu o nome de Muroc para a base ser Edwards!
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Mensagem por 007 9/11/2019, 00:36


Durante os anos de 1941 a 1945, a Alemanha nazista iniciou uma verdadeira corrida contra o tempo, para tentar manter uma superioridade aérea sob os céus da Europa e África. Num tempo onde a velocidade era a principal característica exigida para os aviões, a Alemanha buscou diversas soluções para o problema ''velocidade'', uma de suas soluções foi tentar desenvolver aviões propulsionados à turbina. A grande maioria dos projetos alemães acabaram ficando somente no desenho ou no máximo no protótipo, poucos aviões a ''jato'' chegaram a entrar em operação na segunda guerra. Dentre os jatos que chegaram a operar somente o ME 262 realmente conseguiu algum êxito, embora sua aplicação não tenha surtido efeito suficiente para que o resultado final da guerra fosse alterado.
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Mensagem por 007 9/11/2019, 00:40


ME 163 Komet

Apesar da pouca autônomia de 8 min, e da sua maneira pouco ortodoxa de decolar (usando trens de pouso descartável), ele foi um dos modelos mais inusitados, não só porque foi o jato mais veloz em uso na WWII, mas pelo incrível e audacioso trabalho de engenharia dos Alemães.

Obs. O projeto X, americano, que na verdade é uma cópia dos projetos do ME 163 (espólio de guerra), foi o primeiro avião a romper a barreira do som em 14 de outubro de 1947.
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Mensagem por 007 9/11/2019, 00:42


O Komet atuou em combate e causou verdadeiro pânico entre tripulantes de Fortalezas-Voadoras; com sua velocidade não podia ser alcançado por nenhum caça convencional; uma das suas maiores limitações, no entanto, era a pequena autonomia.
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Mensagem por 007 9/11/2019, 00:43


Apesar de ser o mais veloz, foi o que mais matou pilotos na decolagem e pouso: os combustíveis formavam uma mistura letal, explosiva e incendiária sem fagulhas.
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Mensagem por 007 9/11/2019, 00:44


Um dos fatores da grande parte dos acidentes no pouso e na decolagem, deve-se ao fato do ME 163 usar trens de pouso "descartável", ou seja, ele perdia o trem após a decolagem. O que transformava o pouso numa verdadeira loteria!
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Mensagem por 007 9/11/2019, 00:47


Em seus voos de provas na base de Reichlin, o piloto Heini Dittmar morreu e a famosa piloto Hanna Reitsch fraturou a coluna testando este avião!
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Mensagem por 007 9/11/2019, 00:50


ME 163 - Komet

Que sensação! Na cabeceira da pista um legendário Me163! Aquele incrível foguete pilotado. Nunca tinha visto. Somente se ouvia com grande segredo comentários impressionantes. Peso de 4ton, metade combustível, que mal dava para 5min de propulsão, 65m/seg de subida até 15000m de altitude sem cabine pressurizada e ultrapassando 1000km/h de velocidade

Ao lado do Me163, homens, certamente engenheiros, conversavam com o piloto.

No céu, voava bem visível um veloz Mosquito, sem dúvida, a 8000m. O piloto do Me163 fechou a cabine. ''Será que ele alcançará o Mosquito?''

De repente fumaça branca, barulho infernal e o 163 correndo pela pista. A poucos metros o pesado trem de pouso se soltou. E, um pontinho escuro, o 163 sumiu nas alturas...

Logo ouvimos alguns tiros e vimos o Mosquito caindo em chamas. E agora?

Ouvimos assobios e lá veio o aviãozinho sem propulsão planando em alta velocidade. Voo piquê, 2 tourneau em cima do campo, curva grande e pouso perfeito!

MARTIN DREWES - Sombras da Noite
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Mensagem por 007 9/11/2019, 00:51


Problema!

Geralmente sobrava uma gota de carburante nos tanques! Um em contato com o outro explodia!
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Mensagem por 007 9/11/2019, 00:53


Acho que um piloto de ME 163 tinha que ter de tudo um pouco... loucura, coragem etc...
Gostaria neste tópico de fazer soar em alto e bom som os nomes destes malucos ases do ME 163.
Leutnant Hartmut Ryll (um B-17); Feldwebel Sigfried Schubert (três B-17 - um dos quais com apenas três disparos de seus canhões MK MK108s); Feldwebel Strassnicky (um B-17); Leutnant Hans Bott (duas vitórias confirmadas e mais uma provável), Unteroffizier Kurt Schiebeler (dois B-17); Leutnant Fritz Kelb (dois Lancasters, sendo um com o SG500), Unteroffizier Rudi Glogner (um Mosquito), Franz Woidich (um quadrimotor em 22.04.1945). No total, Späte afirmou que os Komets obtiveram 13 vitórias confirmadas.

Embora para se tornar um às o piloto deveria ter pelo menos 8 vitórias, considero estes pilotos ases pois pilotar um ME 163 contra formações pesadas de fortalezas voadoras não é para qualquer um!
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Mensagem por 007 9/11/2019, 00:59


HE-280 versus a Soberba da Luftwaffe

O maior exemplo da soberba da Luftwaffe foi o HE 280, o primeiro protótipo a jato da Luftwaffe, decolou pela primeira vez em 1941.

"O He 280 foi o primeiro avião a reação com duas turbinas e o primeiro avião a reação a concluir os ensaios como protótipo. O He 280 V1 era um aparelho revolucionário, mas seria precisamente essa sua vantagem a causa do fracasso de todo o projeto. Quando os aparelhos realizaram seus primeiros voos a Blitzkrieg avançava a pleno "vapor" e os aviões convencionais da Luftwaffe eram o suficiente para assegurar a superioridade aérea contra seus adversários. Caso contrario, se o projeto fosse levado a diante..."
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Mensagem por 007 9/11/2019, 01:04


Arado Ar 234 - O bombardeiro a Jato

O segundo avião a jato da história, poderia ser da mesma maneira que o ME 262 um trunfo da luftwaffe, se utilizada antes do declinio do 3º Reich. mas tudo isso não desmeresse o bombardeiro mais rápido da segunda guerra mundial.
Seguem as especificações sobre a velocidade, deste maravilhoso jato:

Vel. cruzeiro:......................................
Vel. máxima:...................................... 850 km/h
742 km/h a 6.000 metros
692 km/h a 6.000 metros (com bomba de 500 kg )
Vel. ascensão:....................................
Autonomia:......................................... 1.630 km (c/ combustível interno)
1.100 km (carregado)
Teto serviço:...................................... 10.000 m
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Mensagem por 007 9/11/2019, 01:07


HE 162 - Volksjäger

O que mais impressiona no HE 162, não é a sua velocidade de 800 Kp, ou seus 2 canhões Mauser MG151/20 de 20mm, o que mais impressiona no HE 162 é o fato de ter sido planejado e construído em menos de 4 meses. O He 162 foi idealizado em outubro de 1944 e entrou em serviço em meados de janeiro de 1945, ao Volksjäger, foram apenas creditadas uma vitória e 3 prováveis. Mas não é por isso que ele têm um papel de destaque neste tópico, é pelo fato de ser um dos, e por que não dizer, o único avíão a jato concebido e colocado em operação num período de 4 meses. No final do conflito haviam sido construídos mais de 300 HE 162 Volksjäger, o que não só demonstra o pionerismo da indústria aeronáutica Alemã, mas como também demonstra toda a sua genialidade.
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Mensagem por Geômetra 9/11/2019, 01:21

007 escreveu:
HE-280 versus a Soberba da Luftwaffe

O maior exemplo da soberba da Luftwaffe foi o HE 280, o primeiro protótipo a jato da Luftwaffe, decolou pela primeira vez em 1941.

"O He 280 foi o primeiro avião a reação com duas turbinas e o primeiro avião a reação a concluir os ensaios como protótipo. O He 280 V1 era um aparelho revolucionário, mas seria precisamente essa sua vantagem a causa do fracasso de todo o projeto. Quando os aparelhos realizaram seus primeiros voos a Blitzkrieg avançava a pleno "vapor" e os aviões convencionais da Luftwaffe eram o suficiente para assegurar a superioridade aérea contra seus adversários. Caso contrario, se o projeto fosse levado a diante..."

Vaidades fúteis, esse projeto não foi pra frente assim como muitos.
E esses e outros motivos levaram ao fim do III Reich, e a morte de muitos soldados por essas idiotices do Oberkommando.
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Mensagem por Geômetra 9/11/2019, 01:23

007 escreveu:
Arado Ar 234 - O bombardeiro a Jato

O segundo avião a jato da história, poderia ser da mesma maneira que o ME 262 um trunfo da luftwaffe, se utilizada antes do declinio do 3º Reich. mas tudo isso não desmeresse o bombardeiro mais rápido da segunda guerra mundial.

Relatos dizem que em linha reta ou em mergulho não existia nenhum caça a pistão capaz de alcançar o AR 234.
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Mensagem por Geômetra 9/11/2019, 01:25

007 escreveu:
HE 162 - Volksjäger

O que mais impressiona no HE 162, não é a sua velocidade de 800 Kp, ou seus 2 canhões Mauser MG151/20 de 20mm, o que mais impressiona no HE 162 é o fato de ter sido planejado e construído em menos de 4 meses. O He 162 foi idealizado em outubro de 1944 e entrou em serviço em meados de janeiro de 1945, ao Volksjäger, foram apenas creditadas uma vitória e 3 prováveis. Mas não é por isso que ele têm um papel de destaque neste tópico, é pelo fato de ser um dos, e por que não dizer, o único avíão a jato concebido e colocado em operação num período de 4 meses. No final do conflito haviam sido construídos mais de 300 HE 162 Volksjäger, o que não só demonstra o pionerismo da indústria aeronáutica Alemã, mas como também demonstra toda a sua genialidade.

Sem contar que era um avião dócil e fácil de pilotar, ao contrário dos caças aliados, como P-51 e P-47.
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Mensagem por 007 9/11/2019, 01:43

Geômetra escreveu:
Sem contar que era um avião dócil e fácil de pilotar...
Eram os caças que a juventude hitlerista pilotava. Muitos foram usados como kamikazes, para abalroar bombardeiros americanos!

ao contrário dos caças aliados, como P-51 e P-47.
Sim, o P51 "Mustang" e o P47 "Thunderbolt".
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Mensagem por 007 9/11/2019, 01:45


Soube dessa história, se não me engano Adolf Galland disse que:
"Aqueles jovens voavam rumo à morte certa" devido a falta de treinamento em combate, e principalmente sem experiência de voo, eram massacrados pelo imenso número de pilotos aliados!
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