Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitologia Grega

+5
Nostradamus
Legolas
Rei de Ouros
Art3mis
Hermes Trismegistus
9 participantes

Página 38 de 38 Anterior  1 ... 20 ... 36, 37, 38

Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 38 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 22/3/2021, 14:03

Tentando proteger a vida de seu neto, voltou Géa ao lago mágico para descobrir o segredo do futuro. Ao fitar novamente as águas prateadas, percebeu que o futuro estava sempre em movimento e que o gênio que as habitava era uma espécie de conselheiro indicando-lhe as escolhas possíveis. A primeira cena mostrava a morte do pequeno Zeus. Afastou-o das águas, revoltada. Depois, reuniu toda a sua coragem e as observou mais uma vez. A segunda cena refletia sua própria imagem dentro de uma gruta. Foi então que ficou sabendo o que deveria fazer, dizendo à filha:

— Réia, entrega teu bebê para mim imediatamente. Cronos não pode vê-lo.

Chorando, a bela Réia passou-lhe a criança envolta num lindo tecido branco. Géa o abraçou com todo o carinho. Auxiliada pelo esposo Úranos, correu até uma gruta secreta do Egéon, nos montes Dicte, em Creta, na terra dos homens, um lugar escondido no coração da floresta. Lá chegando, escondeu o menino num canto aconchegante. Em seguida, confiou a guarda do menino ao pastor Olimpos, filho do velho rei Crés, que encarregou uma ninfa, Amaltéia, filha de Melisseus (ou Melidasseus), o rei de Lictos, para cuidar da criança, e logo, suas irmãs, Adrastéia e Ida, ajudaram a criar e alimentar o menino, longe dos olhos de Cronos, nutrindo-o com leite de cabra, propriedade de Olimpos. Logo juntaram-se a elas outras Ninfas, Cinossaura, Énoe, Hagno, Neda, Mélite, Idótea, Ega e Hélice.

Ao menino, as Ninfas deram o nome de Zeus, já que era o deus por excelência, o único entre os filhos de Cronos e Réia. Ele foi criado junto com Pan, seu irmão de criação. Pan pertencia à raça dos Sêmones. Diziam ter nascido da união entre Éter e a ninfa ênoe, ou talvez fosse mais um dos filhos de Cronos e Réia, ou então um dos filhos de Úranos e Géa, pertencendo à raça dos Titãs.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 38 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 22/3/2021, 14:04

Em seguida, para guardar o antro, o rei Melisseus pôs à entrada um mastim de ouro com propriedades mágicas. E, para que os gritos de deus-menino não revelassem sua existência e presença a Cronos, a ninfa Amaltéia solicitou aos Curetes (Kurêtes) que dançassem em torno do recém-nascido, entrechocando suas lanças e escudos de bronze. Os Curetes, devido à violência de seu pai, Hecáteros (ou Sócos), que fixara residência na ilha de Eubéia, exilaram-se de lá com sua mãe, a ninfa Combis (filha do rio Ásopos), e passaram a errar pela Terra, até que Réia solicitou sua ajuda. Eram eles Príamos, Ocítous, Damneus, Melisseus, Ideus, Mimas e Ácmon.

Para que Cronos não encontrasse o menino, nem no céu, nem na terra, nem no mar, suspenderam o berço de ouro a uma árvore sagrada e misteriosa da gruta. E, para manter Cronos afastado de qualquer possibilidade de matar sua curiosidade, logo, um grupo de nove Coribantes (Korýbantes), filhos de Córibas e netos de Réia, passou a auxiliar os Curetes no ofício de encobrir o choro revelador de Zeus, encenando um ritual de guerra. Liderados por Célmis, os sacerdotes iniciaram uma dança de forma convulsiva, ao som de flautas, tambores e címbalos, enquanto os Curetes entrechocavam suas espadas e escudos. Diziam os gregos que os Coribantes chegavam a cair em transe e às vezes, no seu furor, mutilavam-se e realizavam cultos orgíacos, apesar de serem eunucos.

Cronos, por sua vez, perdendo qualquer desconfiança sobre os motivos de tanta algazarra, voltou sua atenção à ausência da esposa, que esperava outro filho.

Quando Réia secretamente regressou ao monte Taumásios, no país dos pelasgos, onde Cronos tinha um lugar de repouso, e para lá havia-se transferido, seguido de seus irmãos, Géa encontrou todos em polvorosa. O rei rosnava:

— Onde está meu filho? Onde está meu filho?
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 38 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 22/3/2021, 14:05

Cronos andava de um lado para outro, impaciente. Seu comportamento indicava que estava enlouquecido. Géa correu para Réia, que, temendo a desconfiança de Cronos, pôs-se a gemer fingindo estar sentindo as dores do parto. O terrível esposo acreditou que a criança estava nascendo e, entrando no quarto de Réia, aproveitou-se para repetir à esposa a ordem cruel:

— Acaba logo com isso, mulher, que não aguento ouvir essa barulheira! Entrega-me a criança assim que ela nascer!

Depois de dizer tais palavras, Cronos retirou-se. Assim que o marido virou as costas, Réia, obedecendo ao conselho das águas mágicas do futuro, com a ajuda de Géa, apanhou uma pedra branca — o Abadir — enrolou-a na toalha que usava para cobrir seus filhos recém-nascidos e entregou-a ao marido dizendo ser um menino. Sem ter a menor suspeita nem cerimônia, Cronos transformou-se num gigante imenso e, no mesmo instante, engoliu o pacote inteiro, tamanha era sua gula. E disse, limpando a boca com a parte de trás da mão:

— Este é o último, ou tem mais?

Convencido de que havia destruído o próprio filho, a quem via como um rival, deixou a esposa em prantos — fingidos, certamente, e foi sentar-se em seu trono dourado, alegre e satisfeito, pois ninguém mais o ameaçava, sempre repetindo:

— Bom mesmo é minha voz retumbando: aqui é assim, mando eu e ninguém mais!

E, assim que nasceram mais três crianças, Réia salvou-os da melhor forma possível, substituindo seus filhos. Cronos devorou Héra — ou pelo menos pensava que fosse Héra, já que Océanos e Tétis conseguiram salvá-la — depois foi a vez de Hádes, mas foi substituído por uma menina que nascia em seguida, chamada Glauca, que não conseguiu livrar-se da gula de Cronos. Poseidon foi salvo pela mãe e escondido num estábulo (na terra dos pelasgos), sob a forma de um potro recém-nascido, e em seguida entregue aos cuidados dos Télquines e da ninfa Cáfire, uma das Oceânides, que o criaram numa ilha chamada Telquínia (Rodes).

FIM
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 38 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 29/3/2021, 04:42

AVISO:

Pessoal, disponibilizei um SUMÁRIO que está localizado no primeiro post deste tópico. Assim vocês podem ir diretamente para um mito específico presente neste tópico com apenas um clique.

Boa leitura e um forte abraço!
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 38 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 30/3/2021, 01:27

AVISO:

Pessoal, foi criado este tópico de PERGUNTAS E RESPOSTAS aonde pretendo sanar dúvidas sobre Mitologia Grega.

Vejo vocês lá!
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 38 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 38 de 38 Anterior  1 ... 20 ... 36, 37, 38

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos