Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Harmonia Musical

+18
Henrique Wakeman
Obelix
Diabolus in Musica
Frederico Mercúrio
Incógnito
Art3mis
Trovador
Necromante
Alucard
Tom Severo
Norman, o herege
Alquimista
Siegfried
Cachorrão
sombriobyte
Lilith
Arcano
Masses Crusher
22 participantes

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Henrique Wakeman 11/6/2021, 15:12

Pegue esta - toque em colcheias:
la si do la mi re si la sol... para usar numa sequência Dm7 G7 resolvendo em C...
Simples, e bacana. Autor: Mr John Coltrane, vide Giante Steps, usa adoidado.
Henrique Wakeman
Henrique Wakeman

Mensagens : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 11/6/2021, 15:26

Valeu!!!!

Please... Leiam e opinem sobre esta situação harmônica:
Numa melodia que vai resolver em dó maior que tem como acorde básico F... substitui por fm/ab, sendo que a linha melódica sai da nota lá (agudo), sendo isso um lá menor eólio. Fui repreendido por um estudante de harmonia... Mas ao meu ver nada tava resolvido... Quem concorda comigo?
Grato novamente pela atenção.
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Henrique Wakeman 11/6/2021, 17:54

Está confuso, não consigo entender. Pelo que entendi você tem uma cadência Fm/Ab C.
É isso? Sendo assim, por que falou do F?
Dentro do acorde Fm, você começa com um lá natural (e também não entendi onde concluiu que é um A eólio), não há problema com esse lá se você resolvê-lo dentro do acorde de Fm ainda num láb por exemplo. Essa situação é contestada por alguns autores, mas para outros não. Hal Crook chama isso de NHT (notas não harmônicas, notas que não soam bem no acorde e devem ser tratadas dessa forma). Uma outra situação é você fazer um bloco de notas fora (out-side) e resolver numa nota inside. Portanto, fica difícil entender o que você quer. Dentro de um pensamento linear (basicamente escalas) ficará difícil explicar algumas situações como coloquei.
Henrique Wakeman
Henrique Wakeman

Mensagens : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 11/6/2021, 18:10

O acorde de fá é o acorde que cadencia p/ dó. Este eu substitui pelo fm/ab...
A contestação é que nesse momento em que eu toco o fm/ab a linha melódica que sai de lá eólio resolve em dó igualmente com a harmonia. O contestador diz haver um choque do fm/ab com o lá da melodia, entende? Minha substituição está baseada no critério de que F pode ser alterado para fm criando este "fm" um preparatório para C. Só que o fm está com baixo em ab, aí o problema que ele diz é que existe aí uma aproximação cromática mal distoante. O que vc me diz?
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Henrique Wakeman 11/6/2021, 18:27

Continua confuso:

Você substituiu um acorde de F por Fm, até aí tudo bem. O problema é que você tinha, pelo que entendi, uma nota lá natural na melodia, aí realmente não dá, é choque na cabeça.

Diabolus in Musica escreveu:Minha substituição está baseada no critério de que F pode ser alterado para fm criando este "fm" um preparatório para C.
... Se pensar na harmonia isoladamente, tudo bem, você pode fazer isso, mas se tem uma nota na melodia que impede isso, não dará certo. E o seu ouvido? O que diz?

E o fato de o Fm estar com o baixo em Lab não altera em nada a situação, o que interessa é como você vai resolver esse lá da melodia.

Uma opção que me parece boa e que é muito usada é fazer a seguinte cadência: F Fm C... mesmo assim, ainda continuo sem entender o que você quer. Colocar uma terça maior na melodia enquanto a terça do acorde é menor é um erro crasso. Não tem como.
Henrique Wakeman
Henrique Wakeman

Mensagens : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 11/6/2021, 18:50

No momento em que o acorde de fm/ab é tocado a melodia que resolverá no acorde de dó começa em lá. Ele diz que o choque está aí. Meu ouvido diz outra coisa...
Hendrix usa aquele acorde de E7/9b e ninguém nunca disse nada. Esse lá está agudo, não é um lá grave até porque é uma melodia. E pra mim o que vale é o resultado que vc obtem; De qualquer forma quero te agradecer por se esforçar em entender e expor a tua opinião...valeu mesmo.
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 11/6/2021, 18:53

Quanto ao acorde de Hendrix... este foi citado porque tudo é como uma pilha de notas... o que é melodia quando se funde ao acorde vira uma malha da mesma forma... e tem uma questão, a sonoridade? Esta me agradou por isso que acho que não devemos "absolutizar" a teoria musical. Se todo mundo falasse a mesma coisa eu ficava calado, mas até um amigo meu que estuda harmonia com um cara graduado no Git EUA me disse que eu tava correto... Aí, velho, o que eu tenho a te dizer é que isso tudo é muito subjetivo. De qualquer forma muito obrigado.
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 11/6/2021, 18:54

Amigo... Aprecio o seu conhecimento e saiba que também estudo muito, não pra "inflar" de conhecimento e achar que com isso sou músico, mas com o simples propósito de "fazer música" pois meu maior interesse sempre foi "fazer música". Cada músico tem sua vivência e também sua limitação. Uns são limitados tecnicamente, outros são limitados de entendimento e outros querem se limitar às regras. Vc falou muito mas não levou em conta o principal...o som que me agradou. E agora? A super teoria e que vc chama de fechado, perdem o valor quando uma regra é quebrada dando bom resultado. Mas continuo apreciando sua disposição.
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 11/6/2021, 18:56

Bom. Se eu parasse no lá no momento em que acontece o acorde de fm/ab aí não diria nada. Mas a frase resolve em G que é a quinta de C7M certo. Acho que pode tá havendo uma confusão nisso. Espero ter sido mais claro, de qualquer forma valeu!
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 11/6/2021, 18:58

Afinal de contas música é liberdade harmônica em prol de uma qualidade satisfatória aos ouvidos. Regras são a porta o caminho mas é a gente quem faz! Valeu meu chapa...
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Masses Crusher 11/6/2021, 19:11

Simples, experimenta a escala de Fm melódico.
Eis os intervalos:

F(T) G(2M) Ab(b3) Bb(4j) C(5j) D(6M) E(7M)

Vc vai ter a b3 (característica do acorde de Fm) e os demais intervalos da esc. de C (exceto o Bb 4j de Fm melódico).
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Moonchild 11/6/2021, 19:24

Fala galera!

Puxa, eu concordo que o Fá menor utilizado na substituição do subdominante fá (no campo harmônico de dó maior) é bastante conhecido. Pode ser encarado como um empréstimo modal e a menor melódica realmente cai muito bem nesta situação. O acorde por sinal pode levar a sexta maior (efeito que a própria improvisação na menor melódica pode criar).
Até aí tudo normal.
Mas existe um choque de segunda menor entre o terceiro grau deste acorde (lá bemol) e a nota lá da melodia.
Em se tratando de uma região subdominante, este tipo de choque é super evitado, para não dizer proibido em uma análise mais conservadora.

Mas uma coisa é certa!
Música é acima de tudo Arte! É um poderoso instrumento de expressão e comunicação.

Portanto, não se prenda aos paradigmas. Se a sua intenção é realmente criar esta carga de tensão ou esta sonoridade pouco comum e tensa neste momento da música, vá em frente!

Mas é importante entender o que você está fazendo e saber por antecipação que não agradará aos ouvidos treinados do nosso ocidente.
Espero que tenha ajudado!

Um grande abraço!
Moonchild
Moonchild

Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 11/6/2021, 19:53

Muito boa a sua opinião... A polêmica é justamente este choque Ab, A que nos remete àquele acorde que Hendrix usou E7/9#. Afinal de contas, tudo vira uma malha em se tratando de harm/melodia. O que muita gente não levou em consideração foram duas coisas:
A primeira é que a nota lá não ficou estática ao acorde de fm/ab, resolvendo a frase na nota sol sobre o acorde de C7M.
E a segunda é que como vc bem falou "e o resultado, será que não conta"? Será que Hendrix pensou no choque das terças naquele belo acorde? Acho que vc sacou bem, velho. Regras não são apenas caminhos, mas atalhos pra se chegar onde quer. E pode crer que vc arrebentou!!! Um grande abraço.
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 11/6/2021, 19:54

E esqueci de falar que esse fm/ab funciona como preparatório, independente da sua função harmônica. Se todos pudessem escutar talvez o resultado das opiniões fossem bem diferente. De qualquer forma todo mundo tem o direito de "pensar música" como achar melhor.
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Moonchild 11/6/2021, 20:42

Puxa cara, obrigado pelo elogio! Realmente, se a nota lá está de passagem, não há problema algum, mesmo analisando pelas regras da harmonia atual! E você tem razão quanto ao fato da sensação de preparação! Primeiro pelo movimento melódico do baixo, lembrando a sonoridade do movimento característico de um dominante substituto e depois se usarmos o Fm7/Ab, teremos 3 notas em comum com este mesmo Sub V7/V (o que deve lembrar a sonoridade apesar de não termos o trítono característico).

Um grande abraço!
Moonchild
Moonchild

Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 12/6/2021, 01:38

É isso aí cara, às vezes muita teoria é como transar de camisinha. Fica um negócio meio "artificial". O negócio é tocar meu velho, deixa a teoria pra quem quer fundir-se nela...valeu seu depoimento...
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Chuck 12/6/2021, 02:16

Não entendi...
Conhecer todo o processo harmônico e melódico é de vital importância para quem quer se aprofundar nos estudos da improvisação.
Dizer que "muita teoria" não tem importância...(?!?)
Pra mim isso tá cheirando a preguiça de estudar ou estou errado???
Chuck
Chuck

Mensagens : 108

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 12/6/2021, 03:37

Estudar sim...se travar na teoria não.
Devemos estudar sim, o máximo que pudermos para conhecer música em essência, não pra "inflar" como já falei anteriormente. O negócio é que na hora de fazer música, teoria de mais como fonte de inspiração pode não dar um bom resultado. Academicismo não é música e não preciso citar aqui exemplos disso, né amigo... Quem compõe sabe o que eu quis dizer...
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 12/6/2021, 03:39

A nota "errada" não fica estática ao acorde. A frase resolve na nota sol 5 justa de C7M. A frase não é uma nota apenas mas um contexto e isso não foge a nenhuma regra sendo tonal ou atonal a música, tudo é o que nosso ouvido capta como bom.
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 12/6/2021, 03:41

A questão não é o que vou colocar sobre a harmonia, mas uma frase que se resolve naturalmente...nas notas do acorde, mas inicia-se em lá quando o acorde é um preparatório fm/ab substituindo um fá maior propositalmente, entende? Como o acorde pede resolução não há lei pra isso, pois não tem nada resolvido. E o resultado sonoro é legal, mesmo que pra alguns isto implique em quebra da regra...
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 12/6/2021, 03:50

Sua arte é algo que vem de você ...
Regras são caminhos...ousadia pede bom senso e o resultado sempre é satisfatório.
O que importa é teu modo de conceber música, coisa que o "pedantismo acadêmico" (expressão muito apropriada para alguns, dita por um primo meu em uma crônica), deixa de lado para se prender à super teoria...
Música é inexplicável do ponto de vista da sensibilidade. O sentir quebra toda regra. Muita regra pode gerar frustração. Um grande abraço.
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Euterpe 12/6/2021, 05:00

Ai meu Deus... ninguém merece...
Euterpe
Euterpe

Mensagens : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Henrique Wakeman 12/6/2021, 05:30

Sobre o assunto: a grande vantagem da improvisação musical é justamente a de utilizar a intuição para o bem da música. Assim, vão se rompendo regras que eram tidas como "estáveis", certas, etc. Não há porque levar para o lado pessoal posições que se baseiam em regras consagradas por uma tradição. É preciso ter humildade acima de tudo e ninguém é dono da verdade.

Este assunto gerou toda essa discussão justamente porque a questão foi mal formulada. Vamos mudar o enfoque e aí se vê como tudo se resolve bem: o "erro" provindo de uma intuição deve ser reparado? Proponho abrir um novo debate para essa questão e que deixemos esta como está. Tenho dito, abraços a todos...
Henrique Wakeman
Henrique Wakeman

Mensagens : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Régis Já Deu 12/6/2021, 07:23

Achei interessante a proposta.

Entendo que se a pessoa realmente queira se expressar através daquela sonoridade, mesmo não sendo "correta" pelas regras musicais vigentes, se ela realmente gostou do resultado e acha que o que está soando é o que ela quer mostrar, entendo que não deve ser "reparado".
Quem sabe até, através destas inovações, não surjam futuramente novas "regras".

É isso aí!
Régis Já Deu
Régis Já Deu

Mensagens : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Henrique Wakeman 12/6/2021, 13:55

Deixei a coisa aberta com esse intuito mesmo (provocar no bom sentido, ou seja fazer pensar, filosofar...)
Hoje estive pensando em discutimos justamente isso:
O território, o idioma, ...
algo como falar português errado, numa situação onde se estaria criando (maquinando) uma nova utilidade para essa palavra "erro". E sim, depende do contexto...
Outro exemplo: um jogo de futebol, você tem de seguir as regras, não pode pegar a bola com a mão por exemplo (excetuo o goleiro, etc..), seria como "tocar" uma terça maior num acorde maior, está fora das regras (desse jogo, desse idioma...). Improvisar seria o que fez Pelé na copa de 70, naquela jogada que ele deixa a bola passar para enganar o goleiro e vai buscá-la depois, perdendo o gol (erro)... ele fez algo inusitado, o virtual...
Espero que entendam o que é considerado erro (dentro de um idioma, aqui entendido como sistema musical (contexto) e o que não é.
Henrique Wakeman
Henrique Wakeman

Mensagens : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 5 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos