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Harmonia Musical

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Mensagem por Henrique Wakeman 12/6/2021, 13:57

Sim, eu me referia a uma terça maior sobre um acorde menor.

Digo neste caso, tocar a tal terça e abandoná-la, segundo as regras da tradição da musica tonal, ou seja, tocá-la ou escreve-la no final da frase dentro ainda do período do acorde em questão.

Um erro? Volto ao jogo de futebol, um jogador que não o goleiro pegar a bola com a mão.
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Mensagem por Henrique Wakeman 12/6/2021, 13:58

Completando...
Dentro desse idioma (musica tonal) ao tocar uma terça maior num acorde menor, procurar resolve-la na terça menor (via cromatismo) ou qualquer outra solução da tradição. Isso seria uma mudança na direção da intuição, uma correção e aí a intuição estaria errada evidentemente.
Ou ainda, inventar uma saída engenhosa, criativa, nova e original para o problema. Mas o que não dá é parar na tal terça, a não ser em uma condição excepcional que eu não consigo imaginar agora.
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Mensagem por Henrique Wakeman 12/6/2021, 13:59

Deixo claro antes de tudo que não sou um músico limitado ao tonalismo. Eu apenas coloquei que se alguém está tocando dentro de uma abordagem, é preciso ter cuidado para não fugir do contexto em que o som se propõe, por isso coloquei essa questão do jogo e suas regras.

Por outro lado, o jazz contribui enormemente ao permitir uma interação com outros tipos de música, criando uma dialética que contribui no vai e no vem (Influi e deixa ser influenciado). E a improvisação, que não é exclusiva do jazz, abre grandes possibilidades de pesquisas sonoras.
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Mensagem por Henrique Wakeman 12/6/2021, 14:02

Agora vamos aos principais pontos:

1- É possível utilizar (abordar) a politonalidade dentro da tonalidade?

2- O serialismo é de fato uma possibilidade de utilização na improvisação, ou é apenas uma possibilidade burocrática que deve ser escrita, etc...

3- O que é nota de passagem????? Haveria um limite em milisegundos para que uma "passagem" deixa-se de ser sentida como tal? Se há esse limite, o que se tornaria então esse recurso num novo contexto?

Acho que o tratado dos objetos sonoros pode responder questão abaixo:

Como considerar ser ou não nota de passagem desprezando dimensões não explícitas - ao menos em uma partitura simples e convencional - como volume, timbre, ataque, modulação, vibrato.

Não estamos declarando guerra em favor ou não do tonalismo, estamos discutindo que jogo estamos jogando. Portando, quais são as regras desse jogo, e partindo delas faremos nosso jogo (nosso solo). Assim, uma terça maior agregada a um acorde menor num contexto tonal é erro. Em outro contexto esse conceito pode mudar totalmente. Numa música serial, politonal, etc essas regras caem, não fazem sentido. Por outro lado, uma outra coisa me vem em mente, suponha que essa situação (terça maior sobre um acorde menor) surgisse em uma música atonal. Ela não poderia de forma alguma ser ANALISADA segundo as regras da música tonal. Novamente as regras do jogo.
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Mensagem por Régis Já Deu 12/6/2021, 14:34

O erro, enfim.

Se a música é ilimitada, e se a criação das "diretrizes" nada mais é do que uma estratégia para guiar a composição (ou improvisação), qual seria o espaço do Erro nisso tudo?

Como poderia, então, alguém errar ao compor (ou improvisar)? O que diferenciaria Errar de ter uma, digamos, uma "diretriz esquisita"?

O improviso não parece poder ser 100% espontâneo, porém não é (ou não deveria ser) 100% baseado em diretrizes.

Nunca alguém aqui colocou aquela nota "errada" no lugar "errado" e no momento "errado" e o resultado final foi um improviso tão "certo", que aquele erro passa de repente a fazer parte da minha involuntária diretriz?

Ou ainda, não querer ter nenhuma diretriz seria a Grande Diretriz??

Abraço!
Régis Já Deu
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Mensagem por Diabolus in Musica 12/6/2021, 21:17

Que solução vc daria pra improvisar esse II-V-I?
Dê sua sugestão de escala, harpejo, pentas, inside/outside, alteradas, dom dim...
Vamos pensar um

Dm - G7 - C7M
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Mensagem por Obelix 12/6/2021, 22:11

Uma sugestão simples...
Modos:

D dórico

G mixolídio

C jônio
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Mensagem por Obelix 12/6/2021, 22:12

Uma sugestão pra incrementar....
Dm7 (arpejo Dm7)

G7 (Escala alterada de G [Dom. Alt.])

C7M (pentatônica de Em)
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Mensagem por Henrique Wakeman 13/6/2021, 01:28

Existem centenas de frases que já estão em domínio público, no Aebersold volume 2 tem algumas delas, no livro David Baker também, e tem um maluco que tirou frases que o Sr Coltrane usava, isso sim é pesquisa e trabalho, o legal é que isso tudo está na rede. Quer solução melhor que essas?
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Mensagem por Henrique Wakeman 13/6/2021, 01:30

Dependendo do que você estiver fazendo, é legal você usar uma escala Bebop... Procura na internet algumas frases p/ progressões II-V-I que pode te ajudar...
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Mensagem por Moonchild 13/6/2021, 02:35

Acredito que uma opção muito legal e com boa sonoridade seria usar as pentatônicas.
Elas são de fácil execução e soam como extensão de um arpejo de tétrade. Por exemplo: Se vc usa Dm7 arpejo sobre Dm, vc tem como resultado 1 b3 5 b7. Se vc usar a penta de Dm vc terá: 1 b3 4(11) 5 e b7. Vc terá o acréscimo da 11ª!!! Isso é bem legal e é melhor do q vc tocar (na maioria das vezes) as sete notas do modo Dórico pra cima e pra baixo, por exemplo.
Principalmente se vc ficar tocando a 6ª do D (que é a nota B), gerando a antecipação do acorde Dominante por causa do trítono!!!

Dm = usar pentas de Dm de Am misturadas. A penta de Am vai gerar: 5 b7 1 9 11!!!

G7 = se estiver tocando G9 ou G13 a melhor é a de Em (vai gerar: 13 1 9 3 5), se estiver tocando G9sus4 pode usar as de Dm (5 b7 1 9 4)ou Am (9 4 5 13 1). Agora, se quiser uma sonoridade "alterada", use a penta de Bbm, que vai gerar: #9 b5 #5 b7 b9 (Scott Henderson usa e abusa dessa!!)

C7M = use a penta de Em se quiser uma sonoridade Jônio e a de Bm de quiser intenção Lídio!! Em penta sobre C7M vai gerar: 3 5 6 7 9 . Excelente opção, soa muito bem!!! Bm vai gerar: 7 9 3 #11 6. Sonoridade Lídio bem rica e interessante!!

É isso aí moçada, espero ter contribuído de alguma forma!!
Essas são, vamos dizer, uma 1ª opção. Podemos e devemos explorar a sonoridade das tríades, pensar em tons guias, superposição de arpejos...devemos nos preocupar com a articulação das notas, pensar e motivos rítmicos e motivos melódicos...o assunto é muito vasto!!
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Mensagem por Diabolus in Musica 13/6/2021, 03:11

Às vezes é legal esquecer um pouco os lances das escalas e pensar mais em notas alvos e cromatismo, pois as escalas geralmente nos fazem pensar muito "certinho" (escala X para acorde X), isso acaba fazendo o som ficar muito "quadrado", é bom dar uma pesquisada no material do Mick Goodrich - Advanced guitarrist, que trata bem desse assunto.
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Mensagem por Diabolus in Musica 13/6/2021, 03:13

"Libertem-se dos modos, desenvolvam a intuição."
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Mensagem por Chuck 13/6/2021, 03:42

Por que esse trouxas ficam falando em modos se a escala resolve?? Vocês não viram que é II-V-I?? Aplicar os modos resulta na escala maior de Sol... Vocês são muito trouxas... Pensem um pouco mais...
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Mensagem por Moonchild 13/6/2021, 04:04

Concordar com o quê?
Não entendi a sua resposta!

O que você quer dizer?

O que você usaria sobre um Dm7 Db9(#11) C7M?

Ou ainda, o que você usaria sobre Bm7(b5) E7(b9) Am7 também, por exemplo?
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Mensagem por Obelix 13/6/2021, 14:06

Colorindo um acorde:

Mesmo em um acorde simples como C (tríade) podemos "colorir" o acorde com algumas extensões na hora do improviso ou melodia.
Por ex:
C7(9)(dominante) as notas do acorde (C;E;Bb;D)
Aqui poderíamos aplicar várias escalas como um mixolídio - lydio B7 - alterada - etc... mas sem pensar em escalas poderíamos tratar com tríades da seguinte forma:
Bb(5#)(Bb;D;F#) sobre C7(9) resultaria em um C7(9)(b5) e ainda:
Db7Maij (Db;F;G#) resultaria em um CSUS(#5) e assim vai... Pra mim é o top da improvisação jazz (ouçam os improvisos do Pat Metheny).
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Mensagem por Diabolus in Musica 13/6/2021, 14:22

Caramba velho, são tantas possibilidades que às vezes acho que só em pensar nelas já deixo de lado o lado intuitivo do improviso. Mas é legal quebrar a rotina pois como já disse Pat Martino "odeio quando uso as mesmas coisas". O que pensar sobre um acorde...Posso pensar numa paisagem ou me dirigir ao passado, aí a música acontece. Pra mim funciona assim... Mas vou salvar sua postagem e beber dessa fonte. Um abraço.
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Mensagem por Obelix 13/6/2021, 14:31

Concordo!
O que você escreveu é real mesmo. Não dá pra pensar muito no conhecimento e sim soltar a emoção na hora de um bom improviso. Minha intenção não é ser metódico apenas estudando. Valeu! Ótimos sons pra você!
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Mensagem por Diabolus in Musica 13/6/2021, 14:44

CONHECIMENTO GERA ARGUMENTO...
Ser metódico em pesquisar não é ser artificial, mas buscar novos caminhos...
Há prazer em descobrir. Aquilo que ninguém te ensinou você foi lá e pescou.
Por isso acho que devemos pesquisar sempre. Isso que você tem é uma virtude...
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Mensagem por Moonchild 13/6/2021, 14:52

Acho que a escala alterada não é uma boa em C7(9). Pois a escala tem a 9b e 9aum. Elas entre si são intercambiáveis, mas não batem com a 9 maior.
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Mensagem por Obelix 13/6/2021, 15:12

Minha intenção era mais discutir o uso daquelas tríades que coloquei do que o das escalas, mas eu até que gosto de usar a alterada mesmo em uma dominante com nona maior. Mas depende muito da aplicação prática mesmo.
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Mensagem por Diabolus in Musica 13/6/2021, 15:22

Acordes quartais???!!!
Alguém tem alguma dica de como são formados? Como podemos utilizá-los etc....?
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Mensagem por Diabolus in Musica 13/6/2021, 15:23

No caso de um campo harmônico, exemplo o de C, se eu quiser substituir os acordes diatônicos por acordes quartais, qual o procedimento? Ou até mesmo em cadência II V I (dm - g7 - c), como ficaria?
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Mensagem por Henrique Wakeman 13/6/2021, 18:03

Olha, tem um autor que escreveu sobre as quartas e as pentatônicas, Ramon Ritter, tem uma boa base teórica e exercícios. Você pode utilizar isso em harmonia modal inclusive para começar a praticar. Pode também utilizar esse material melodicamente. Vou colocar um exemplo aqui, mas será punk, vai dar nó na cabeça de muita gente, mas mesmo assim vale a pena tentar, o tempo e o estudo ajudarão na absorção... segue:
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Mensagem por Henrique Wakeman 13/6/2021, 18:05

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Pensando modalmente, escolha um modo, vamos pegar um D dórico: se houvesse uma armadura de clave aqui seria a de Dó Maior (sem acidentes, por favor, não confundam com musica tonal, é apenas um atalho...). Partindo do sétimo grau dessa "escala dada pela armadura", construa um ciclo de quartas: B E A D G D F (as sete notas da escala partindo do sétimo grau... ). Observe que você tem 5 acordes de quartas justas possíveis: B E A; E A D; A D G; D G C; e G C F. Esses são os acordes inside... o mesmo se poderia utilizar para pensar em 3 pentatônicas possíveis (partindo do IV, do I e do V graus: penta de F de C e G ... pentas inside, que na verdade utilizam as mesmas notas dos acordes de quarta acima... é a mesma base harmônica... espero não ter confundido demais... bem, isso é apenas mais uma das aplicações dessas belezuras...
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