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Harmonia Musical

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Mensagem por Henrique Wakeman 13/6/2021, 18:06

2
Continuando...
esses mesmos arquétipos podem ser utilizados em todos os modos que tem a armadura de clave semelhante a citada acima (C jônio, D dórico, E frígio, etc), bastando para isso mudar apenas o baixo (pedal)... logo, se você quer um E frígio, tente por exemplo os acordes (quarta e sétima): B, D E G e A (todos com baixo pedal em E)... Se quer ouvir isso num F lídio, mude para o baixo pedal em F. etc...
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Mensagem por Henrique Wakeman 13/6/2021, 18:06

Outra aplicação:

O acorde de quarta suspensa é muito utilizado na música tonal, e tem origens na polifonia. Ele aparece muitas vezes como uma subdominate com o baixo da dominante causando um efeito retardado de resolução, por isso o nome sus (suspensão). Assim, um Gsus47 pode ser pensado como um F/G ou ainda um Dm7/G. Quanto ao modo a ser utilizado pode-se pensar no mixolídio em relação ao baixo (G aqui).
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Mensagem por Diabolus in Musica 13/6/2021, 19:39

A pergunta parece idiota, mas não entendo o pq. em um blues A7 / D7 / E7 porque se define como tom Am, sendo eles acordes dominantes, não consigo compreender, pois tocando em Am fica uma sonoridade super agradável, e tentando improvisar em blocos no sistema modal, fica também legal, mas a sonoridade não fica tão legal quando usado somente o campo de Am.
Aproveitando o tópico gostaria de saber o que é e onde se usa chord melody.
Minhas principais influências vem do rock, mas ultimamente tenho me interessado pelo fusion, gostaria de aprender o estilo, não o jazz puro mas a mistura dele com o rock e o blues, o que caracteriza o fusion.
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Mensagem por Moonchild 13/6/2021, 19:53

Não sou especialista em blues, longe disso, mas espero estar contribuindo.
Existe um diferença entre blues com acordes dominantes e o blues menor propriamente dito, onde a progressão mais tradicional seria:
Am7 / % / Dm7 / % / Am7 / % / E7 / Dm7 / Am7 / E7 e sua variações.
Agora, na progressão que vc mencionou, devemos lembrar que o blues é essencialmente modal, e que a terça menor num acorde maior cai muito bem aqui! É, por exemplo, o caso da pentatônica menor ou a própria escala de blues de lá menor sobre o acorde A7. Mas o tom continua sendo A, e não Am.
O campo harmônico menor, caso esteja se referindo à escala menor propriamente dita, eu nunca vi sendo usada. Já vi muito usar o modo dórico, que também tem a terça menor.
Agora, quem manda bem no blues geralmente mistura escala de blues, pentatônicas maior e menor, arpejos dos acordes, modos dórico e mixolídio, etc. Mas acredito que poucos pensem nesses nomes todos quando improvisam, usando mais a intuição.
Qualquer besteira que eu estiver falando, por favor me corrijam. Um abraço!
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Mensagem por Diabolus in Musica 13/6/2021, 23:00

Então, o que se usa nessa progressão que eu mencionei é o Am, pois cai muito bem e tal, também é usado a escala de A, e outros modos como você mencionou, mas o centro de gravidade seria o Am, onde dá estabilidade no improviso. Uma vez perguntei pro meu ex prof e ele simplesmente disse: "bom cara, o blues foi um estilo criado por negros ex-escravos norte americanos, se eles não sabiam nem ler, é provável que não sabiam também sobre teoria musical, e a criação do estilo tem mais a ver com a expressão dos sentimentos, e a dor de viver em uma vida precária e etc." Até nesse ponto ele tem razão porque o blues é um estilo essencialmente de expressão dos sentimentos, da dores, mágoas e tal. Mas eu queria uma explicação mais "científica" do assunto, eu não consigo compreender porque a escala de Am dá essa estabilidade e tal, sendo que são usados esses acordes dominantes, ou seja, teoricamente o improviso teria que ser modal. Bom espero não estar falando besteira aqui, quem puder sanar essa dúvida agradeço.
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Mensagem por Régis Já Deu 14/6/2021, 01:48

Primeiramente gostaria de uma informação:
Essa escala de Am que você mencionou é Am relativa de Dó ou Am dórico? Am melódica ou harmônica?
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Mensagem por Alucard 14/6/2021, 02:00

Olha cara, a explicação que eu acho plausível é o lance das sensíveis. Lá dominante tem a terça maior e sétima menor, logo, penta maior (3M) ou penta menor (7m) encaixariam.
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Mensagem por Alucard 14/6/2021, 02:01

Chord melody no meu entender é mais pra jazz bossa e afins mesmo.
Joe Pass é o maior exemplo de tal, creio eu.
Contudo, ainda não tô muito maduro pra entender o que ele queria dizer; só pegar umas frases mesmo. sorriso
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Mensagem por Diabolus in Musica 14/6/2021, 02:39

Régis Já Deu escreveu:Primeiramente gostaria de uma informação:
Essa escala de Am que você mencionou é Am relativa de Dó ou Am dórico? Am melódica ou harmônica?
É a escala de Am relativa a C maior.
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Mensagem por Régis Já Deu 14/6/2021, 03:53

Espero não complicar, mas vamos lá!

A Escala de Am
Lá - Si - Do - Ré – Mi – Fá – Sol

A 3º da escala de A7 é C# ,então você estaria tocando na escala de Am um C natural que soaria como uma nota da Escala Blues que é a 3º menor.

A Escala de A7
Lá - Si – Do# - Ré – Mi – Fá# – Sol
e o restante das notas são muito em comum com a escala de Am...

A escala de D7 tem como a 5º e 7º o Lá e o Dó natural que são a Tônica e a 3º da escala de Am, mas já no caso de usar o Fá natural poderia soar do mesmo jeito mas como nota de passagem.

A Escala de D7
Ré – Mi – Fá# -Sol – Lá – Si – Dó

A Escala de E7
Mi – Fá# – Sol# - Lá – Si – Do# - Ré

Na escala de E7 a Tônica de Mi seria a 7º de Am, o Sol natural de Am seria uma
terça menor como no caso acima de A7 soaria como uma nota da escala blues.

Resumindo: dá pra fazer bastante coisa legal com as notas em comum, dará uma sonoridade legal pois você está tocando algumas notas de Am que soarão como notas blues 3º e 7º menores. Mas cuidado, não são todas notas que ficarão legal nas progressões citadas.
Espero ter colaborado sem complicar.
Abraços!
Régis Já Deu
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Mensagem por Diabolus in Musica 14/6/2021, 04:52

Pô... saquei aqui, compreendi esse lance aí, tentei usar a escala de Am melódica e fica legal também.
Cara, se alguém puder me dar exemplo de algumas progressões jazzísticas com acordes dissonantes e tal, e as escalas que cairiam bem no improviso, por favor, me orientem aí, como disse tô começando a aprender um pouco jazz e a ajuda aí da galera vale muito.
Abraço!!
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Mensagem por Masses Crusher 14/6/2021, 05:17

Se vc vai ficar pensando em escalas dê preferencia às pentatônicas ou então ao modo dórico.

Agora pra tocar bem característico um blues precisa mais é de bons clichês.

Estude o máximo que vc puder, guitaristas como Eric Clapton, BB King, Albert King, Albert Collins, Steve Ray Vaughn, Scott Henderson, etc...
Citei estes últimos pois vc diz gostar de Fusion.

Cada um vai lhe proporcionar uma pegada diferente, mais "moderna" ou não.
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Mensagem por Henrique Wakeman 14/6/2021, 07:01

Cada vez mais venho tendo aversão a essa simplificação que os músicos que improvisam procuram dar às situações. Aplicar uma escala de lá menor na progressão citada é uma dessas simplificações. Trata-se apenas de uma das diversas possibilidades. O que ninguém conseguiu explicar aqui é que, em se tratando de Blues, é quase que obrigatória a utilização das blue notes (b3, b5 e b7), aí estaria a explicação, e utilizar uma escala menor ou uma penta menor passa obrigatoriamente por essas notas, mas abdica das notas do acorde limitando tremendamente as possibilidades. Para se ter uma ideia, veja se Coltrane por exemplo faz um tipo de simplificação dessas. Ninguém aguentaria ouvir, é muito chato porque é muito simplório. Imagine entrar num boteco com música ao vivo e ter de ouvir um cara tocando uns 5 chorus de "subindo e descendo escala". Improvisar em cima de uma estrutura harmônica é muito mais que isso. Só para citar um exemplo, tente tocar, e depois explicar numa ótica escalística (linear) a seguinte frase manjada: acorde de A7 (blues) A D#E C C# A E(grave) G A ... que escala é essa? Para responder vais ter de escrever um livro, e a explicação é outra, trata-se de aproximações cromáticas, passando pelas blue notes, enfatizando as notas chave do acorde. Esse tipo de pensamento, muito presente nos solos, nunca recebe a devida atenção, só se pensa em escalas simplificadoras.
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Mensagem por Henrique Wakeman 14/6/2021, 07:06

Mudando de assunto...

Eu proponho a vocês uma nova maneira de encarar os modos. Isso não muda nada, é apenas uma outra abordagem que considero mais simples, mas que as pessoas não usam. Antes de mais nada, esqueça a relação dos graus da escala maior. Pense comigo: o modo mixolídio é semelhante ao modo jônio, mas tem a sétima menor. Assim, o modo de Sol mixo ficaria: G A B C D E F G. Veja: fá natural. Pense agora em lá: A B C# D E F# e incrível: G natural. O Lídio é como o Jônio, mas tem a quarta aumentada. Em dó seria: C D E F# G A B C. Sacou? Procure tocar todos os modos em dó: do mais aberto ao mais fechado: C Lídio, C Jônio, C Mixo, C dórico, C eólio, C frígio e C lócreo. É bonito, divertido e prático.
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Mensagem por Moonchild 14/6/2021, 07:20

Mais uma dica pensando de forma simples em relação ao assunto: o modo lídio é uma escala menor natural começando a partir da terça maior do acorde em que se está tocando. Ex: no acorde Bbmaj7(#11) toca-se Bb lídio ou Dm natural... no acorde Gmaj7(#11) toca-se G lídio ou Bm natural. As notas são as mesmas, porém tem que se ter atenção e tocar a escala em função da nota tônica do acorde. Esse toque é só para uma assimilação rápida do modo pensando em uma escala menor.
Abraços!
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Mensagem por Obelix 14/6/2021, 14:35

Acho essa abordagem interessante e estou sempre visualizando os modos por função tipo dominantes, maiores e menores.
Quando penso em dominantes por exemplo enxergo e ouço o mixolídio b9 b13 como uma escala dominante com alterações (não confundir com escala alterada) e nunca como a escala menor harmônica começando do quinto grau pois acho esses caminhos muito confusos e trabalhosos, mais ou menos como ir da Barra Funda até Perdizes antes passando pela Mooca e pela Penha!! Rssss
Pelo que sei essa era a abordagem do Joe Pass também e acho mais inteligente, mas cada um deve observar como lhe for mais prático.
O material do guitarrista Pollaco andei dando uma observada e é muito interessante e funcional para estudar modos, o mesmo vale para o Adavancing guitarrist do Mick Goodrich onde ele propõe algo parecido mas em uma corda só.
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