Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Harmonia Musical

+18
Henrique Wakeman
Obelix
Diabolus in Musica
Frederico Mercúrio
Incógnito
Art3mis
Trovador
Necromante
Alucard
Tom Severo
Norman, o herege
Alquimista
Siegfried
Cachorrão
sombriobyte
Lilith
Arcano
Masses Crusher
22 participantes

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Frederico Mercúrio 18/12/2019, 13:58


Muito interessante este tópico, que, mesmo sem querer, aborda questões muito debatidas na música de hoje, onde microtonalidade é muito mais examinada do que em outros períodos.
Sem entrar muito no âmbito técnico, sugeriria aos colegas que ouvissem as obras dos compositores franceses do que é chamado Escola Espectral, e que criaram (e ainda criam) obras baseadas em fenômenos acústicos naturais, onde afinação e diferenças tímbricas às vezes governam até a forma final e organização rítmica das obras.
Apesar de soar para muitos como muito matemático, o resultado sonoro é muitíssimo poético em várias ocasiões. Para iniciar-se neste estilo, aconselho ouvirem a música dos dois maiores nomes do movimento espectral: Gérard Grisey (já falecido) e Tristan Murail (ainda vivo e ativo). Vários CDs por aí com a obra destes dois.
A questão da percepção de microtonalidade é ao meu ver a mais interessante no debate aqui. Vários compositores e teóricos já conjecturaram que, ao se falar de percepção microtonal, não se pode debater a percepção de uma só frequência com muita propriedade, e que é mais apropriado debater-se a relação entre duas ou mais frequências. Simplificando: um ré quarto-bemol será mais ou menos óbvio auditivamente falando dependendo do que vem antes e/ou depois dele. A percepção dos intervalos microtonais é, segundo estas investigações, diretamente proporcional à simplicidade do rádio entre estas frequências. Por isto mesmo distanciamentos microtonais do que consideramos uníssonos (mesma frequência), oitavas (1/2 ou o dobro) e quintas (2/3) - as três primeiras parciais de uma série harmônica - são teoricamente mais audíveis em um contexto microtonal que outros intervalos que só ocorreriam posteriormente dentro de uma mesma série harmônica (rádios mais complexos). Isto pode parecer meio complicado no começo, mas, na minha opinião, é tão somente uma continuação mais elaborada dos mesmos aspectos técnicos que nos levaram ao que chamamos comumente de tonalidade.
Frederico Mercúrio
Frederico Mercúrio

Mensagens : 177

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Trovador 18/12/2019, 14:45


Concordo com você! Algum dia o quarto de tom vai ser visto como algo tão natural como o passo da sensível para tônica!
Trovador
Trovador

Mensagens : 195

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 10/6/2021, 15:23

Amigos, quem pode me explicar o que são escalas alteradas?
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Obelix 10/6/2021, 18:02

Olha, até onde sei só existe uma escala alterada, C Db D# E F# G# Bb C, uma escala diatônica (super lócrio - modo lócrio com a quarta bemol), que nessa configuração tem dois segundos graus, b2 e #2, e não tem o sexto grau. É utilizada em acordes com a nona aumentada e a quinta aumentada. As alterações se referem aos graus II, IV e V muito empregados em rearmonizações, principalmente quando se trata do bII7. Alteração típica: IIm7 bII7 (alt) I.
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Masses Crusher 10/6/2021, 18:29

A escala alterada é o sétimo grau da menor melódica.

De uma maneira muito grosseira, a escala é essa:

I - IIb - II# - III - IV# - V# - VII
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Alucard 10/6/2021, 19:22

Concordo com os dois acima, mas o detalhe que é também importante frisar é a aplicação.
Você pode usá-la em um acorde dominante alterado (ex. X7(b5) que vai soar super interessante e a sonoridade é bem "jazzy".
Alucard
Alucard

Mensagens : 215

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 10/6/2021, 19:30

O legal de dizermos como são formadas as escalas é também divulgar como podemos utilizá-las...
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Henrique Wakeman 10/6/2021, 20:00

Super Lócrio ou Escala alterada

Olha só: escala alterada pode ser qualquer escala com alterações como alguém disse aí, mas Escala Alterada é o 7º modo do Sistema Menor Melódico. É também conhecida como modo Super-Lócrio. A nomenclatura super é usada quando coloca-se uma terça maior no lugar da terça menor do modo homônimo.
Por exemplo:
- Super Frígio é o modo Frígio com terça maior:
C, Db, E, F, G, Ab, Bb (que é o 5º modo do Sistema Menor Harmônico).
- Super Eólio é o modo Eólio com uma terça maior:
C, D, E, F, G, Ab, Bb (este é um modo do grupo dos não tão conhecidos Modos Sintéticos).
- Super Dórico seria o Dórico com uma terça maior (que não existe porque já é o modo conhecido como Mixolídio, mas poderia ser também chamado assim).

Existem outros mas não vou me alongar aqui. Agora vamos às exceções. Como sabemos toda regra tem sua exceção! (o que confirma a regra...)
- O Super Lócrio é uma das exceções pois o verdadeiro Super Lócrio seria o Lócrio com a terça maior:
C, Db, E, F, Gb, Ab, Bb (mas essa é na verdade Napolitano Menor 5º modo, outro Modo sintético...)
O Super Lócrio que conhecemos assim, talvez tenha sido consolidado com este nome pela ignorância da existência dessa outra escala não tão usual. Assim como ela parece o Lócrio e tem uma 4b que enarmonicamente é uma terça maior, ficou sendo conhecida como tal.
Assim:
C, Db, Eb, Fbb (=E),Gb, Ab, Bb
é igual a
T, 9b, 9#, 3, 5b (ou 11#), 13b (ou5#), 7b
serve para os famigerados acordes C7alt que querem dizer C7 com qualquer combinação de alteração de 5as e 9as:
C7(b5), C7(#5), C7(b9)(b5), C7(b9)(#5), C7(#9)(b5), C7(#9)(#5), C7(b5)(b9)(b13), C7(b5)(#9)(b13), C7(#5)(b9)(#11), C7(#5)(#9)(#11).
Henrique Wakeman
Henrique Wakeman

Mensagens : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Henrique Wakeman 10/6/2021, 20:05

Continuando...

Isso quer dizer que esta escala pode ser usada sempre que houverem acordes desse tipo: X7alt, que é uma cifra aberta e genérica das alterações de um X7. E não como diz a Harmonia Funcional só para aqueles graus relativos ao VII da Menor Melódica, Dominantes Secundários, etc.

Pintou um X7 alterado? Tasca Super Locrio (ou Escala Alterada) nele!! Não interessa se vai daqui para lá, ou de lá para cá...

Desdobrando mais um pouco:
Esse modo teoricamente não serviria para C7(#9) e C7(b9) porque esses acordes têm quinta justa que não está presente na escala, mas mesmo assim é usado dessa forma pela maioria dos jazzistas. A sensação que isto dá na prática é a da utilização de uma escala octatônica:
o modo Super Locrio mais uma quinta justa! Por isso funciona...
Igual às Blues Notes que são completamente estranhas ao acorde mas são usadas assim mesmo e funcionam! Mas isso fica para um próximo assunto...

Abraços a todos!!! Espero ter contribuído e ajudado...
Em tempo: estarei lançando em breve um trabalho sobre Harmonia Modal que aborda vários assuntos ligados à composição e/ou improvisação. Nele há também um farto dicionário de Modos Sintéticos que recolhi das escolas do mundo afora. São escalas japonesas, chinesas, hindus, iranianas, vietnamitas, napolitanas, bizantinas, húngaras, etc, que são interessantíssimas para serem usadas tanto na composição, quanto na improvisação jazzísticas. Alguns músicos que se servem desse material, de uma forma ou de outra, são por exemplo: John Coltrane, John McLaughlin, Chick Corea, o pessoal da ECM, Trilok Gurtu, Rabih Abou-Kalil, Charlie Mariano, etc.

Há também abordagens de polimodalismo e politonalismo (cromatismos no fraseado) com técnicas como Simetria da Oitava, Pentatônicas In/Out, Compressão Modal e muitas outras.

Quem estiver interessado, por favor mande-me uma MP para que eu o avise.
Henrique Wakeman
Henrique Wakeman

Mensagens : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Moonchild 11/6/2021, 01:26

Uma dica!
A escala alterada no acorde dominante V7 tem exatamente as mesmas notas da escala lídio b7 (ou Mixilídio #4, dá na mesma) no grau bII7, que é a resolução onde o acorde com sétima resolve um semi-tom abaixo - resolução subV7-I ou subV7-Im.
Exemplo: na cadência Db7-C ao usarmos o lídio b7 em ré bemol teremos a mesmas notas da escala alterada em G7 (escalas relativas).
Portanto, ao usarmos a escala alterada numa progressão G7-C, estaremos dando a esta progressão a mesma sensação sonora da resolução Db7-C.
Experimentem isso: ao verem uma progressão onde um acorde com sétima resolve um semi-tom abaixo, substituam esse acorde pelo V7 do acorde de resolução, e usem a escala alterada em cima. O som encaixa como uma luva.
Um abraço!
Moonchild
Moonchild

Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Moonchild 11/6/2021, 01:30

Ops!
Eu me expressei mal, não é que lídio b7 tenha as mesmas notas da escala alterada. A escala alterada no 5º grau tem as mesmas notas que a lídio b7 no segundo bemol. Exemplo: a escala de sol alterada tem as notas G, Ab, Bb, B, Db, Eb e F.
Escala de ré lidio b7:---------------Db, Eb, F, G, Ab, Bb e B.
São as mesmas notas, porém a partir de um grau diferente, pois ambas são graus do campo harmônico menor melódico (no caso, Ab menor melódico). Por isso a sonoridade da resolução V7-I com escala alterada é semelhante à sonoridade da resolução SubV7-I. Desculpem-se se me expressei mal.
Uma dica: As harmonias do Tom Jobim costumam ter muitos dominantes alterados. Analisá-las é um barato!
Moonchild
Moonchild

Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Obelix 11/6/2021, 01:48

Moonchild, mas me parece que uma parada que você disse não é certo de se fazer, veja bem:

Se eu entendi direito, você disse pra quando tiver uma resolução G7 - C7M usar a escala G alterada, ou Ab menor melódico, ou Db lídio b7 (são as mesmas notas).

Mas lembre-se que a harmonia está tocando G7, que são as notas G B D F, e na escala alterada você estará tocando Db, Eb, .... ou seja, você estará tocando 5 e 5b ao mesmo tempo...o que "não convém", certo ?? ...

Pra usar a escala alterada, a harmonia tem que ter o acorde com sétima alterado, pra não dar choque com o seu improviso... (exemplo G7(b5 / 9#) - G7(#5 / b9) - ambos resolvendo em C7M)

Posso estar falando algo errado, mas pelo que eu sei é isso, me corrijam se falei besteira...
Valeu, abraços!
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Moonchild 11/6/2021, 02:34

Obelix...

Sua observações são mais do que válidas. Aí vão algumas dicas:
1. Quando me refiro a uma resolução V7-I não precisa necessariamente ser com G7. Na verdade o acorde em que a escala alterada vai soar "in side" é o acorde alterado Galt, o qual não possui a quinta justa, podendo esta ser aumentada ou diminuta. A Nona, caso a empreguemos, também deverá ser aumentada ou diminuta. Os exemplos mais clássicos são G7/b5 e G7/9#. Este último deixa um pouco de confusão pois dá a entender que a quinta é justa. Mas, no improviso, não a empregamos.
2. O lance da sonoridade tem mais a ver com a intenção. Se você usar uma frase da resolução subV7-I acentuando as notas do acorde substituto, ela pode não funcionar muito bem no V7-I. Mas basta trocar essas acentuações que você vai ver como a frase vai se encaixar. Como reharmonização também é legal. Você pode trocar o SubV7 pelo dominante alterado pra dar um novo "sabor" na harmonia, sem descaracterizá-la, e vice-versa.
3. Agora tem o lance do jazz. A grande maioria dos improvisadores, quando se depara com a resolução G7-C, por exemplo, mesmo o sol não sendo alterado, às vezes utiliza de certas escalas diferentes do Sol mixolídio. É o tal lance do "out side". Quando pegamos um solo de algum standard de jazz e o dissecamos para estudá-lo, nos deparamos com diversos exemplos assim. Só fica estranho, por exemplo, se o sax estiver fazendo uma frase no mixolídio e a guitarra fazendo uma frase na escala alterada ao mesmo tempo. Aí uma se choca com a outra e pode ficar meio anti-musical.
As escalas "alternativas" mais comuns, nesse caso, apesar de ser possível usar várias, é o uso da escala diminuta-dominante (dim-dom) quando o dominante resolve num acorde maior, e a alterada quando resolve em acorde menor.
Como minha praia é a guitarra, recomendo aqui qualquer álbum do Django Rainheart. Ele abusa deses recursos out side nos improvisos, mesmo em harmonias mais simples.
Espero ter ajudado. Um abraço cara. Bons estudos!
Moonchild
Moonchild

Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Moonchild 11/6/2021, 02:35

Só mais um pouquinho...
Se ainda tiverem paciência de ler...
Um exemplo seguindo a mesmo ideia é a resolução Bº-C7M. A escala aqui é a diminuta. A relativa desta escala de Si diminuta a partir de Sol é a escala de Sol diminuta-dominante. Se usarmos, num contexto "out side" esta escala na progressão G7-C7M, estaremos dando a ela um "sabor" de resolução Bº-C7M.
Moonchild
Moonchild

Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Obelix 11/6/2021, 03:56

Moonchild, eu entendi o que você quis dizer com a intenção...

Os improvisos são justamente pra isso, não é? A gente pode, por exemplo, enfatizar uma nota que teoricamente não está de acordo com o que a harmonia TEORICAMENTE pede, mas é a nossa intenção...

Mas realmente é o lance do "outside", e acho que tem gente que se usa desse lance de "tocar outside" como desculpa pra sair fazendo um monte de maluquices, hehehe, e às vezes o cara tá tocando uma escala que não tem nada a ver, com a desculpa de ser "outside", mas não está tocando essa escala de forma "INTENCIONAL", se é que você me entende. Por exemplo, o cara está tocando uma escala "outside" mas às vezes não consegue ouvir ou imaginar antes na cabeça a frase que vai tocar...

Já vi um monte de gente improvisando desta maneira, não falando de outside não, mas de improviso inside, modal... o cara tá tocando e não consegue imaginar uma frase, ele só toca e depois ouve o que tocou, e não o reverso, como deveria ser....e isso não sou eu quem diz, é a maioria dos grandes músicos...

O Frank Gambale, guitarrista que eu admiro muito, fala bastante disso. Ele diz que você tem que saber tudo o que está tocando, tocar de forma consciente. Segundo ele, você sabe que está improvisando bem quando toca uma frase longa, e depois consegue tocar exatamente a mesma frase... ou seja, você teve uma ideia musical e passou pro instrumento, e não o contrário - tocar e ver que som que deu, heheheh....

Mas valeu pela conversa, hehe... Abraços!
Obelix
Obelix

Mensagens : 257

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Masses Crusher 11/6/2021, 04:39

ESCALAS EXÓTICAS - DÚVIDAS

Pessoal, pegando o gancho no assunto, tenho uma dúvida em relação às escalas exóticas.

Vou dar-lhes meu exemplo:

arabian escale:

C, E, F, F#, G#, A#
T, 3, 4J, 4#, 5#, 6#

USO EM DOM, DOM DIM, DIM, ATÉ EM MENORES PARA DAR UM EFEITO BLUE NOTE

EX: C HEXAFONICA:
C, D, E, F#, G#, A# T, 2, 3, 4#, 5#, 6#

COMO A ARABIAN TEM OS INTERVALOS DA EXA, EU USO NESSE CASO A ÚNICA EXCEÇÃO É A 4J DA ARABIAN

ONDE TOCAR EXATAMENTE? SEI LÁ, EU ESTOU USANDO... ESTÁ SOANDO BEM PORÉM QUERO SABER A FUNÇÃO...

SERIA MESMO DOMINANTE...EXPECTATIVA?

SERIAM NOTAS DE PASSAGEM TB?

EM UMA ESCALA MENOR HARMÔNICA: COMO FICARIA JÁ QUE TEMOS DUAS NOTAS QUE PODEM CHOCAR COM A ARABIAN 7+ E A 3m

OUTRO EXEMPLO DA MINHA DÚVIDA:

ORIENTAL

C, C#, E, F, F#, G#, B
T, 2b, 3, 4J, 4#, 5#, 7+

BOM, EU USO ESTA EM SITUAÇÕES DE MENORES HARMÔNICAS...MAS AÍ É QUE ESTA SERIA NA SITUAÇÃO DE UM ACORDE JONIO 5#

T, 2, 3, 4, 5#, 6, 7+
C, D, E, F, G#, A, B

A ÚNICA DIFERENÇA ENTRE ESTA E A ORIENTAL É A

2B E 4J ... SERIA NOTAS DE PASSAGEM?

DA UMA CHINESADA NA MÚSICA ... MAS QUER SABER A FUNÇÃO MESMO

SCRABIN

C, D, F, F#, A

O QUE SER ISSO? UMA PENTATÔNICA COM UMA SEXTA E COM A OMISSÃO DA TERÇA?

PELO QUE POSSO PERCEBER ELA É BEM FLEXÍVEL!!

POIS NÃO CONTÉM NENHUMA TERÇA E ACREDITO EU QUE POSSA SER TOCADA EM DIVERSAS SITUAÇÕES. PRINCIPALMENTE EM DOMINANTES...DIMINUTOS...
POR FAVOR ME DEEM UMA ABORDAGEM MAIS COMPLETA SOBRE ESTAS .

DESDE JÁ FICO GRATO.
Masses Crusher
Masses Crusher

Mensagens : 173

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Henrique Wakeman 11/6/2021, 05:49

Olha, desculpe a intromissão, mas sinto uma confusão no ar: as escalas não tem função harmônica. Os acordes em música tonal tem função harmônica, e você está querendo usar um motivo basicamente modal numa função que não lhe é apropriada. Talvez você consiga alguns efeitos interessantes, mas de um forma geral soará muito artificial, muito recortada sem unidade. Acho que você poderia fazer uma boa pesquisa sonora com esse material, mas não se prender muito a uma harmonia tonal ocidental. Ouça música árabe e oriental não contaminada, música serial, etc... Liberte-se da harmonia tonal, toque sem acompanhamento, somente com percussão...
Henrique Wakeman
Henrique Wakeman

Mensagens : 67

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 11/6/2021, 14:01

E as pentatônicas? Quantos gostam de uma escala pentatônica?
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Chuck 11/6/2021, 14:31

As pentatônicas tem um valor muito grande no contexto improvisacional por serem bastante melódicas e de fácil "encaixe" dentro de uma estrutura harmônica variada....por isso o seu uso é muito difundido na improvisação.
Chuck
Chuck

Mensagens : 108

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Chuck 11/6/2021, 14:32

Existem várias formas de escala pentatônica que não é muito citado, por exemplo: experimente tocar a penta menor6 em cima do IV grau blues... a sexta maior da penta vai "casar" com a terça deste acorde.
Chuck
Chuck

Mensagens : 108

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Chuck 11/6/2021, 14:33

Outro exemplo: toque a penta maior (b7) em um acorde dominante e vc terá uma sonoridade bem "bluezy".
Chuck
Chuck

Mensagens : 108

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Chuck 11/6/2021, 14:34

Mais exemplos: experimente "misturar" a penta menor 6 com a penta blues e vc criará uma sonoridade "dórico".
Chuck
Chuck

Mensagens : 108

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Chuck 11/6/2021, 14:35

Mais:"misture" penta maior (b7), penta menor 6 e a penta blues...que salada...mas o cromatismo gerado pelos intervalos de #4, 4j e 3 e o da b7 com a 6 é super interessante.
Chuck
Chuck

Mensagens : 108

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Diabolus in Musica 11/6/2021, 14:47

Valeu!!!!!

Gostaria que quem tiver alguma dica de improvisação, frase, clichê harmônico, manda pra nós nesse tópico...!!!
Diabolus in Musica
Diabolus in Musica

Mensagens : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Régis Já Deu 11/6/2021, 14:54

C6/9 | A7(b13) | Dm7/9 | G7/13(b9)
jônio alterada dórico dom dim
ou ou
Dm Harm. Alt.
Régis Já Deu
Régis Já Deu

Mensagens : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Harmonia Musical - Página 4 Empty Re: Harmonia Musical

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos