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Quem colocou os chifres no diabo?

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Quem colocou os chifres no diabo? Empty Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Terry Silver 13/2/2020, 14:43


Olá!!! É minha primeira participação aqui.

Gostaria de enfocar de onde partiu o arquétipo de chifres e rabo pontudo que é praticamente geral em se tratando da imagem "oficial" ao que chamamos de demônio ou diabo. Alguém pode me ajudar?

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Quem colocou os chifres no diabo? Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Alquimista 13/2/2020, 15:31

Terry Silver escreveu:
Olá!!! É minha primeira participação aqui.

Terry Silver, seja bem-vindo ao fórum!


Gostaria de enfocar de onde partiu o arquétipo de chifres e rabo pontudo que é praticamente geral em se tratando da imagem "oficial" ao que chamamos de demônio ou diabo.

Pode ser.....

Se não me falha a memória, entre os celtas, o gamo fazia parte dos cultos religiosos. Não sou historiador para poder confirmar ou não isso, mas faz sentido para mim.
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Quem colocou os chifres no diabo? Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Imhotep 13/2/2020, 16:10


Dionísio... Sátiros... acho que vem deles...
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Mensagem por Art3mis 13/2/2020, 16:40


Não sou especialista no assunto, mas alguém já pensou que a figura do diabo, com chifres e rabo, pode ser inspirada no Pan da mitologia grega?
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Mensagem por Cachorrão 13/2/2020, 18:09


A figura do demônio sempre esteve em constante mudança, isto é, o diabo foi representado de várias formas ao longo dos séculos até chegar a essa forma mais tradicional que é "os chifres". Não sei quando ele passou a ter essa forma que conhecemos hoje, mas, uma outra forma interessante que esse personagem horripilante tinha no séc XVI era o de uma figura humana de cor negra e que usava um cocar de índio na cabeça, o que ocorreu logo depois dos primeiros contatos dos europeus com os nativos do Novo Mundo, pois causou um espanto, porque era inadmissível aceitar que "aqueles homens andassem nus", praticassem alguns ritos estranhos, mas comer outros homens, estava longe do entendimento dos europeus e criava um enorme pavor quando os viajantes chegavam na Europa e contavam histórias de canibalismo (lembrando que essas histórias eram muitas das vezes distorcidas pelos próprios navegadores). Foi após esses acontecimentos que alguns artistas encontraram inspiração para pintar quadros representando o Diabo, com já disse, com um cocar de índio e de cor negra (pois o racismo já existia naqueles tempos, mesmo que o conceito de raça não).
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Mensagem por Pedroca Reis 13/2/2020, 21:12


Vou tentar explicar de forma clara a origem dos chifres do capeta.

O começo do nosso personagem se remonta ao judaísmo onde sua primeira aparição se faz no livro de Jó, onde ele se apresenta frente a D' us como um dos seus filhos. O livro de Jó se atribue ao patriarca Abraão, logo ele tem algumas aparições esporádicas ao longo dos relatos bíblicos, mas a melhor definição deste personagem a encontramos no livro de ISAÍAS cap.14: 12 - 15, que conta suas origens. Não tenho paciência pra escrever o relato, então se vocês tiverem uma bíblia podem fazer suas leituras. Mas pra adiantar um pouco pro publico leigo, no começo do relato descreve a LÚCIFER como estrela da manhã, filho da alva, no livro de EZEQUIEL 28: 11 - 19 ele o chama de Querubim ungido, sinete da perfeição, cheio de beleza e sabedoria.
Mas a soberba subiu no coração de Lúcifer, onde ele quis ser igual a D' us, e o eterno o lançou fora do céu nos mais profundos abismos. Daí a frase "anjo que caiu do céu" ou DEMÔNIO, que quer dizer: anjo caído. Mas a parte mais importante foi a punição que o altíssimo aplicou no capeta:

''eu, pois, fiz sair um fogo de dentro de ti, que te consumiu, e te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti: vens a ser objeto de ESPANTO e jamais subsistirás.''

Esse é o començo da feiura do capeta, agora a igreja católica lhe atribuiu chifres, presas de vampiro, asas de morcego e tal para assustar as criancinhas e neófitos da igreja. Espero ter ajudado.
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Mensagem por Gigaview 13/2/2020, 22:53


Isso também se deve às crenças pagãs. O chifre do touro é associado a fortuna material, mas também ao egoísmo, a ganância e a opulência. O rabo pontudo representa a glande do pênis, fazendo apologia ao sexo, e ao que seria o lado mais obscuro da alma. Assim, o diabo, sendo símbolo do mal personificado, indicava o que as pessoas não deviam perseguir: a ganância e a sexualidade.
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Mensagem por Baphomet 14/2/2020, 01:48


Existem várias origens iconográficas e mitológicas para a figura do diabo medieval, como vários lembraram neste tópico: o pan e divindades celtas, mas creio que a principal foi o demônio mesopotâmico Nergal, que era originalmente representado com chifres e um cinto com serpentes e detalhe importante: ele habitava os mundos subterrâneos. E não podemos esquecer que foi por lá que surgiu o maniqueísmo, importante precursor das teologias judaica e cristã.
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Mensagem por Cachorrão 14/2/2020, 02:24


Uma correção em meu último post: "racismo" deveria ter sido escrito com aspas. Na verdade, foi a palavra que veio na minha cabeça no momento, mas espero que tenham entendido o que eu quis dizer, pois minha preocupação era que os leitores entendessem. O racismo surgiu somente no século XIX, após a publicação de "A Origem das Espécies" de Charles Darwin. Esse trabalho foi realizado para provar a tese defendida por esse autor que consistia na ideia de que todo ser vivo é dotado de capacidades "evolutivas". Alguns pensadores acabaram distorcendo as ideias de Darwin e aplicaram-nas no gênero humano. "Surgiu então o conceito de raça humana", o que não quer dizer que o preconceito, o julgamento e a aversão com relação ao "outro" não existisse. Enfim, eu acabei me contradizendo e fui infeliz na minha colocação. Talvez a palavra mais adequada fosse etnocentrismo, mas aproveito agora para corrigir o que havia dito, assim eu posso ficar mais atento ao expor minhas ideias.
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Mensagem por Cachorrão 14/2/2020, 02:28


Um antropólogo chamado Claude Lévi-Strauss afirmava existir "categorias de apreensão do mundo apriorísticas ou inconscientes", o que quer dizer, de uma forma bem resumida, que sociedades diferentes e que nunca tenham entrado em contato, desenvolvam formas de pensar e dar significado ao mundo de forma bastante semelhante. O uso de "chifres" em criaturas infernais foi utilizado em diversas sociedades e há milênios. Essas criaturas normalmente eram criadas zoomorficamente, ou seja, às vezes apresentavam formas humanas com alguns traços de animas selvagens e outras tomavam formas de criaturas bestiais. Se você observar as obras de arte produzidas na "Idade Média", poderá encontrar esses traços e verá que há a predominância de formas humanas incrementadas às vezes com chifres e cauda e outras vezes, semelhantes aos "sátiros gregos".
Enfim, o Ocidente é herdeiro do pensamento greco-romano e na mitologia da Grécia Antiga já encontramos representações de criaturas bastante semelhantes ao Diabo hoje, como por exemplo os centauros e até mesmo os sátiros. É possível que essas criaturas tenham influenciado incitando a imaginação dos medievos. Talvez vocês não encontrem "a pessoa que colocou chifres no Diabo", mas provavelmente esse personagem seja fruto "das pessoas", ou seja, dos artistas medievos que com uma imaginação fértil e com algumas influências tenham caracterizado essa figura que temos hoje em nossa imaginação.
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Mensagem por Nostradamus 14/2/2020, 02:42


Hum... A Igreja Católica Apostólica Romana com o objetivo de ganhar mais fiéis e dinheiro...

Os Chifres significavam em algumas culturas virilidade, em outras fertilidade, enfim... e como eram culturas "pagãs" e a Igreja tinha que ganhar mais dinheiro, simplesmente "demonizaram" os chifres.
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Mensagem por Lilith 14/2/2020, 14:09


É sabido que no imaginário medieval a figura do diabo estava pouco a pouco ligada a figura da mulher, seja em Eva, seja nas figuras terrenas (o dragão, a serpente, o bode), nos símbolos da fertilidade sensual (os seios) que são opostos à figura casta de Maria, numa misoginia que se desenhava a partir do sec 11.
Por isso, já no cancioneiro e no teatro a figura dos demônios apareciam com alguma recorrência - com desenhos. Esses séculos discutiram com muita paixão a existência do diabo, mas sua figura ainda era uma dúvida.

A imagem de Baphomet foi uma das figuras-base para a descrição do diabo. Essa figura era a própria descrição do poder terreno da fertilidade e do matriarcado.
Enfim, estudar historicamente a figura do diabo é estudar a misoginia medieval.
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Mensagem por Norman, o herege 14/2/2020, 14:41


Esse Baphomet que você nada é mais moderno - trata-se de uma figura estudada pelos ocultistas do século XIX. Nada tem a ver com a lenda medieval de que os Templários adoravam um ídolo chamado Baphomet.
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 14/2/2020, 15:00


A resposta podemos buscar na iconografia.

Se observarmos desenhos antigos, entre os séculos V e XVI, veremos que os demônios eram representados de formas variadas, sempre monstruosas, mas sem uma regra de como eles seriam.
Aparentemente, cada desenhista pintava com o máximo possível de elementos grotescos (como o pé com garras, narizes pontudos, asas de morcegos, escamas de peixe ou bicos de pássaro), mas sempre diferentes entre si, como se pode ver na tentação de Santo Antão.

É óbvio que não se tratavam de deuses gregos...

Não podemos esquecer que outras culturas, como os romanos e os assírios, também tinham demônios, que eram gênios do mal.
Eles não são uma invenção cristã.

Mas verifiquei, nessas representações, que os demônios desenhados nesses séculos raramente aparecem com chifres, que há muito eram associados à fertilidade e à sabedoria. Até Moisés (que nada tinha de demônio) já foi representado com cornos, por causa de uma má tradução da Bíblia hebraica.

Temos que saber que a atitude comum dos missionários cristãos diante de religiões de povos conquistados não era sempre de demonizar seus deuses ou sua religião, mas infiltrar-se nela, afirmar que o deus superior destes era Deus, e que vinha combater os demônios que essas culturas já conheciam.
Assim, eu não vejo como identificar a figura dos demônios com Pã ou Cernunnos, até porque quando a iconografia cristã começou a colocar chifres no diabo, essas religiões pagãs estavam há muito esquecidas...
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Mensagem por Conde de Monte Cristo 14/2/2020, 15:05


O Norman esclareceu muito em separar bem a questão do Bafomet medieval, e do Bafomet do século XIX (o "bode de Mendes"), adotado tanto pela franco-maçonaria (como símbolo da sabedoria) quanto pelos satanistas (como Satanás mesmo).

Acho que a tese da identificação com Bafomet é meio forçada, apesar de ser uma tese muito vulgarizada (já que seria natural que o povo, após a condenação dos Templários, considerasse seus ritos e símbolos como demoníacos).
Por algum outro motivo, os chifres começaram a se tornar cada vez mais comuns na representação dos demônios ainda antes do século XVI.

Todas essas associações foram muito lentas.
Ainda antes de Eliphas Levi desenhar o seu Bafomet clássico (incorporando uma série de simbologias), Goya já fazia esplêndidas figuras dos sabás de feiticeiras, em torno de um minotauro com cabeça de bode.
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Mensagem por Terry Silver 14/2/2020, 16:22


Está ficando cada vez melhor!!!

Vocês estão me ajudando muito mesmo... Consegui alguns dados bem interessantes por minha conta, mas confesso que a diversidade de pontos de vista que encontrei neste tópico é que deixará minha pesquisa suficientemente rica. É justamente o que procuro: abranger vários aspectos de pesquisa, levando em conta as possíveis discussões sobre o tema. Gostaria de esclarescer ao Cachorrão que, diga-se de passagem, engrandesceu nosso tópico com seus comentários, que não procuro "uma pessoa que pôs os chifres no Diabo", essa colocação foi a maneira que encontrei de polemizar o tema. Felizmente, cada resposta projeta uma direção nova que é o que eu preciso nesse momento inicial da minha pesquisa.
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Mensagem por Terry Silver 14/2/2020, 16:26


Peço-lhes apenas que escrevam uma citação que lhes convier e adicionem a fonte bibliográfica após. Desta forma:

...Exemplo de debate de citações...

..."A religião é em toda parte, a expressão sob uma forma ou outra, de um sentimento de dependência em face de um poder exterior a nós mesmos, poder esse cuja natureza podemos qualificar como espiritual ou moral."

BURNS, Edward McNall, História da Civilização Ocidental, 44º edição, São Paulo, Globo, 2005

O homem na antiguidade já dependia da realização de ritos, esperando que a natureza lhes aprouvesse de suprimentos para sua sobrevivência. Não obstante, criou representações para suas divindades tal como Gaia, Pã, Cernunos, etc. representações estas que possivelmente foram adaptadas pela Igreja.


..."A criação de novos ideais conduziu à aparente destruição dos velhos templos e dos velhos ídolos, em realidade o que se deu foi a reconstrução desses templos com a ajuda dos velhos materiais e a reabilitação dos mesmos ídolos."

BLAVATSKY, Helena Petrovna, As Origens do Ritual na Igreja e na Maçonaria.
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Mensagem por Homem Vitruviano 14/2/2020, 16:47


Seguinte:

Essa representação veio dos celtas. Já existiam representações deste tipo em outros povos (asiáticos, africanos e judeus), porém a igreja romana o adotou mais ou menos em 700 d. C. no bestiário de um bispo germânico.
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Quem colocou os chifres no diabo? Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Flautista de Hamelin 14/2/2020, 16:56


E eu que julgava que quem tinha colocado os chifres no Diabo foi a Diaba...
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Quem colocou os chifres no diabo? Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Imhotep 14/2/2020, 17:10


Alguém já leu o livro ''Diabo no Imaginário Cristão'' do historiador Carlos Roberto Nogueira?
Indicam? O conteúdo é realmente interessante?
Sempre me interessei pelo processo de transição das seitas pagãs para a comunidade cristã.
A figura do Diabo foi um símbolo bastante utilizado para converter os adeptos de religiões politeístas ou matriarcais. Acredito que este livro faça uma boa abordagem sobre o tema.
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Mensagem por Norman, o herege 14/2/2020, 17:45


O livro do Nogueira é muito bom, mas não é o melhor. Você pode ler um livro chamado "Uma história do Diabo" do historiador francês Robert Muchembled, ou pode procurar pelo melhor de todos, "Lúcifer, o Diabo na Idade Média", do historiador americano Jeffrey Burton Russel. O único problema com esse último é que a tradução está um lixo, muito trucada e com erros básicos, mas se você tem um pouco de experiência com Idade Média, não tem tanto problema.

Segue uma bibliografia básica:

LURKER, Manfred. Dicionário de deuses e demônios. São Paulo: Martins Fontes. 1993.

MINOIS, Georges. História dos Infernos. Lisboa: Editora Teorema. 1991.

MUCHEMBLED, Robert. Uma História do Diabo. Rio de janeiro: Bom Texto. 2001.

RUSSEL, Jeffrey Burton. Lúcifer, o Diabo na Idade Média.São Paulo: Madras. 2003.

LE GOFF, Jacques. O Nascimento do Purgatório. Lisboa: Editorial Estampa. 1993.

DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras. 2001. (esse é fantástico!!!)
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Mensagem por Nostradamus 14/2/2020, 18:40


Li esse livro do Nogueira e gostei, ele dá uma boa introdução da apropriação feita pelo cristianismo, e como o diabo e sua corte foram ganhando importância.
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Quem colocou os chifres no diabo? Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Baphomet 14/2/2020, 19:32


Quando fiz um trabalho que trata o Diabo como um instrumento de dominação um dos livros que consultei foi esse do Nogueira que é muito bom. Ele começa por um panorama geral do diabo na antiguidade e passa pela Idade Média. É um livro bom para dar uma situada naqueles que ainda não tem uma certa intimidade com o assunto.
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Quem colocou os chifres no diabo? Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Legolas 15/2/2020, 02:30

Homem Vitruviano escreveu:
Essa representação veio dos celtas. Já existiam representações deste tipo em outros povos (asiáticos, africanos e judeus), porém a igreja romana o adotou mais ou menos em 700 d. C. no bestiário de um bispo germânico.
Eu gostaria de saber mais a respeito dos tais bestiários medievais. Sei que nesses bestiários o tigre geralmente era representado sem listras e com uma garra no focinho.
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Mensagem por Norman, o herege 15/2/2020, 02:45

Legolas escreveu:
Homem Vitruviano escreveu:
Essa representação veio dos celtas. Já existiam representações deste tipo em outros povos (asiáticos, africanos e judeus), porém a igreja romana o adotou mais ou menos em 700 d. C. no bestiário de um bispo germânico.
Eu gostaria de saber mais a respeito dos tais bestiários medievais. Sei que nesses bestiários o tigre geralmente era representado sem listras e com uma garra no focinho.
Bestiários eram livros que falavam dos animais como símbolos de virtudes ou vícios. Seguem a tradição de interpretar simbólica e alegoricamente a natureza de vários animais.
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