Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quem colocou os chifres no diabo?

+22
Seu Belzebu, o Chulapeta
Martinho Lutero
Illuminatus
Aleister Crowley
Monalisa
FIAT LUX
João13Voltas
Legolas
Flautista de Hamelin
Homem Vitruviano
Conde de Monte Cristo
Norman, o herege
Lilith
Nostradamus
Baphomet
Gigaview
Pedroca Reis
Cachorrão
Art3mis
Imhotep
Alquimista
Terry Silver
26 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Cachorrão 22/5/2020, 14:12

A história do "Arcanjo Lúcifer" é uma das piores e mal fundadas fábulas da Bíblia. E por isso retirada do antigo testamento na idade média...

Não existe associação alguma de batismo com o "anjo mau". E me perdoe mas o pastor que te contou isso nem a Bíblia deve ter lido...

A possível origem dele e do mal encontrava-se dentro da "genesis". E falava sobre a origem do inferno. Algo do tipo:
"O mais belo anjo tomado pelo orgulho e fanatismo dos demais que a este veneravam, desafiou o conhecimento divino, perdendo sua beleza interior, e posteriormente sendo condenado a vagar sobre as terras sombrias de Belzebu e alimentar-se da morte, e perdendo sua beleza para todo o sempre.
Gerando assim sua sede vigança sobre a criação"

Estas são minhas palavras, eu não me recordo exatamente os termos, e a verdade sobre ele é apenas um mito. Já que o livro que o narrava não existe mais. Se ele existir ainda, seja aonde for, me diga e eu irei ler ele.
Cachorrão
Cachorrão

Mensagens : 145

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Seu Belzebu, o Chulapeta 22/5/2020, 15:03

Belzebu? Cramunhão? Capeta?

Bel-ze-bu
Baal Ze Bud
Senhor Das Moscas

Isso é aramaico.

Sa-tan-Has não existe, nem em fenício, nem em hebraico, nem em ugarítico, nem em qualquer língua semítica (essa é a mais antiga). Mas posso estar (na verdade tenho quase certeza que estou) redondamente enganado, não sou nenhum linguista.
Tem Shaitan (hebraico/aramaico/fenício) que quer dizer inimigo e era usado pelos judeus para todos, todos os deuses que não Yawé pertencentes ao grande fértil e outras terras por aí afora.
É que sabe, quando se fica exilado e é quase escravizado em um lugar como a Babilônia se vira um pouco paranóico, neurótico e xenofóbico. Principalmente se tratando de deísmo.

Satan não é nada mais Shaitan em línguas como inglês, português. Diabo vem de Daimon, e para eu não ficar um ano escrevendo: Daimons é uma palavra grega para coisa parecida com anjos.
Ou seja: Diabo não existe no judaísmo, nem nunca vai existir.

Separar Lúcifer de qualquer conceito de Diabo foi algo que o cristianismo teve a enorme sabedoria de fazer.
E (acho que) Luxferre é um pouco mais velho que o cristianismo (Roma com gnósticos, gnósticos com Roma).
Samael significa em hebraico Veneno de deus. El é um deus (sumério, seja lá o que for) que cumpre o papel de absoluto, imanifesto e inalcançável (tipo Olorun, Olodumáre, ou até o Chaos). Baal quer dizer senhor em no mínimo quatro línguas e é principalmente um deus de morte, "renascimento" e reinado tipo Osíris e, como Luxferre, é o filho "mais puro" de Deus (El).
Luxferre é Samael. E tem aquele papo já dito mas que ninguém lê do Heliel Ben Shacar (ou Shachar).
Seu Belzebu, o Chulapeta
Seu Belzebu, o Chulapeta

Mensagens : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por kbr 22/5/2020, 17:38

Calma aew tchurma !!!

O cristianismo criou a moral conhecida hoje, essa visão maluca do Bem e do Mal…

A crença do cristianismo prega o triunfo do mal (a existência de uma pena eterna é a prova de que o mal irá vencer, pense nisso… pelo menos pra pessoa condenada, não seria ???). Outros dogmas, mais antigos que o cristianismo, não admitem a origem divina do mal e portanto não aceitam a possibilidade de um castigo eterno… aceitar ou crer em um castigo eterno é CLARAMENTE a prova de que as crenças cristãs acreditam na origem divina do mal, mas como poderia o mal ser eterno se as divindades não o permitissem??? Se o castigo é eterno, entendemos que o mal se ostenta em sinais de algo divino e acreditar nisso já é um insulto contra o Deus cristão (opa, criei uma incógnita… rs)…

Lucifer na minha opinião é apenas mais uma das muitas ''imagens'' IMPOSTAS em nossos valores ao longo dos séculos pela ICAR…
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Lilith 22/5/2020, 19:30

Lúcifer, até onde sei, é Lux Pheros, portador da luz e é análogo ao Prometeus grego, alguma entidade (deva/alien/qualquer coisa diferente) que ao trazer o fogo (também visto como Lux) do céu ao conhecimento do homem sofreu por isso.

Daí muita gente distorcer e confundir o Rex Mundi com o demônio ou diabo. Pois muitos acreditam que o Rex Mundi seja Lúcifer.
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Lilith 22/5/2020, 19:33

El e Baal - el é uma designação, não de um nome mas de um título tal como alguns chamam a deus Senhor.

El significa esse título.

El esta ligado a mônada, ao absoluto.

Não é por mera coincidência que em árabe El signifique O (artigo).

Baal significa senhor, mas não como El, significa aquele que governa, e esse nome é fenício.

Assim, Baal ze Bub (belzebu)
e Yet-Baal (um rei tiro fenício que alguns acreditam que esteve no Brasil antes de Cabral, de acordo com as inscrições da Pedra da Gávea).
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Lilith 22/5/2020, 19:37

Demônio ou Daimones é grego, tem diversas acepções, e comumente designa espíritos em geral, os gregos principalmente tinham muito respeito aos mortos, culto aos antepassados. Acreditavam que no submundo, abaixo da terra, viviam as almas dos que já foram vivos (quando por algum problema eles voltaram, costumavam apavorar as pessoas porque elas prezavam o descanso eterno).

Claro que a santa madre igreja não ia deixar esse lance de culto ao fogo e culto aos antepassados ficar tranquilinho né? Então o fogo é que tá no centro da terra, junto com os Demônios e junto com Lúcifer, o capeta (afinal Lúcifer carregava luz ou fogo tal como Prometeus, que tinha que sumir).

Tudo pra suprimir cultos locais!
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Seu Belzebu, o Chulapeta 23/5/2020, 01:20

Tinha me lembrado também que Baal era usado em sentido pejorativo ou xenofóbico pelos judeus.
Seu Belzebu, o Chulapeta
Seu Belzebu, o Chulapeta

Mensagens : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Seu Belzebu, o Chulapeta 23/5/2020, 01:22

Baal não quer dizer senhor somente (na verdade nunca). Ele é o nome específico de uma deidade fenícia (que em sumério se chama Hadad) de morte-renascimento e agricultura (parecido com Osíris em relação a cheia do Nilo, quando morre e enegrece).
Ele ter uma denotação maligna para os judeus possivelmente parte do fato de que o assassino (e depois vingado) de Hadad se chama Yahw (Yod-Hei-Waw), uma deidade bem obscura eleitora de um povo no épica Enuma Elish.

Alguns cabalistas assumiram o nome com o sentido literal de senhor (como Baal Shem Tov) e só.
Seu Belzebu, o Chulapeta
Seu Belzebu, o Chulapeta

Mensagens : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Lilith 23/5/2020, 01:44

Lux Phaoros, o portador da luz, tal como Prometeus o portador do fogo. (fogo é luz)

E tal como Prometeus, Lúcifer teria roubado o fogo divino e ensinado coisas aos homens, por isso muitos associam Lúcifer com o Rex Mundi.

Lúcifer tem ligação com a árvore do conhecimento, pois a partir dele há o juízo de valor, o conhecimento do que seja bem e mal.

Também há ligação com Vênus, pois os antigos já sabiam não se tratar de uma estrela propriamente, mas de um planeta que portava a luz, e quando Vênus aparece parcialmente encoberta parece um "olho de deus" ou "olho perverso" conforme o formato.

E por último e não menos importante, Lux Phaoros, o portador da luz tem relação com o Sol, com o culto de Apolo e também com Cristo.

No nascimento de cristo lembram-se da estrela de Bethelem? A estrela que guiou os reis magos?

Lúcifer é mais um título do que um nome mesmo. É como El ou Baal, um título.
Lilith
Lilith

Mensagens : 217

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Seu Belzebu, o Chulapeta 23/5/2020, 01:57

As desculpas para a questão de Vênus, que por incrível que pareça (a astrologia), não chegou a tocar o proto-gnosticismo em processo de origem em Roma (Eósforo ilustra isso).

- Vênus como um sentido de orgulho, luxúria, imposição da natureza interior a realidade exterior e talvez até uma queda "mercurial".
E que graças ao senhor o simbolismo de Vênus é igual em todo o lugar (independe de ser caldéia, pré-taoísta, aborígene, egípcia ou canismajoriana).

- Vênus como sexo. E assim toda relação dos anjos no livro de Enoch (Grigori) com estrelas (principalmente do amanhecer) serem retratados com uma "queda" em razão do sexo. Da atração pelas filhas do homem.
Sexo, sexo, sexo. Libido. Vênus.

- Vai na cova do Rabi Isaac Lúria e pergunta. (Aliás, foi ele que proibiu de falar o nome de Samael, só permitindo a pronúncia de Sameck Mem)
Pelo menos me parece que o folclore-tradição-cabala judaico consideram assim. Mas já são coisas muito obscuras que nem "provam" muita coisa se certas de si mesmas.
Seu Belzebu, o Chulapeta
Seu Belzebu, o Chulapeta

Mensagens : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Seu Belzebu, o Chulapeta 23/5/2020, 01:59

Independente de qualquer atribuição astrológica a Vênus, esse astro é a estrela da manhã.
Só de se olhar o céu, se vê a primeira estrela no céu.
Seu Belzebu, o Chulapeta
Seu Belzebu, o Chulapeta

Mensagens : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Seu Belzebu, o Chulapeta 23/5/2020, 02:00

É interessante que no panteão Ugarítico, há uma deidade da aurora e "da vinda da luz" chamada Shachar, que passa pelo processo de morte-renascimento e está ligada ao reino dos mortos, e também a um corpo celeste.

Porém não tem muito sentido ficar misturando todas as mitologias se tem a queda do Livro de Enoch, do Corão, do zoroastrismo, da tradição da cabala, do Sufismo (aquela em que Luxferre não quer se ajoelhar ao homem porque ele ama mais o demiurgo é da tradição Sufi), Gnose e muitas outras; que falam diretamente de um anjo que caiu e não de uma relação superficial entre culturas e símbolos.

Bem, também tem Indra-Rudra-Shiva e os Devas (ei! Um nome de Shiva é Mahadeva)...

E a única parte em que Hermes aparece nessa brincadeira toda, é no fato que Lvxferre é mercurial-prometéico e apolíneo em todos os aspectos.
Seu Belzebu, o Chulapeta
Seu Belzebu, o Chulapeta

Mensagens : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Illuminatus 23/5/2020, 02:52

Acho que falo por muitos quando digo que realmente a discussão é puramente diletante, ou seja, estamos falando sobre isso porque o assunto nos interessa.

Eu acredito que cada um deve escrever seu próprio livro de mentiras para saber as verdades que cada um planta em sua própria mente, e como consequência tem que colher os pensamentos gerados.

Ninguém pode viver sem uma verdade, pois o vazio é divino, porém leva à loucura (humanos são demasiadamente fracos a experimentar o poder da liberdade de não haver uma verdade absoluta).

Assim, se é para ter um conjunto de crenças e valores que manteram minha vida (e sanidade), pelo menos eu quero o direito de poder escolher em meio a diversidade (como em um supermercado).
Illuminatus
Illuminatus

Mensagens : 119

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Marco Polo 28/6/2021, 20:03

Segundo um livro da década de 90, cujo autor infelizmente eu esqueci, o visual do anti-deus foi construído aos poucos pela Igreja após Nicéia. Inicialmente era uma criatura semelhante aos deuses gregos (branco loiro com olhos claros e cabelos encaracolados "angelicais" com uns chifrinhos e quarto traseiro de cabra ou touro, similar aos faunos e sátiros).
Segundo o autor este visual enfatizava o caráter lascivo e a lembrança do principal RIVAL da religião na época - os deuses olímpicos. Ele só ganharia o cabelo preto, a tez marrom ou avermelhada e o cavanhaque pontudo, lembrando um habitante do deserto afro-arábico, quando o Islã se tornou o principal RIVAL do cristianismo.
Faço vários comentários à ideia: o principal rival do cristianismo foi o mitraísmo, depois o neoplatonismo, e muito depois o Islã. Não podemos descartar as forças da religião druídica na Irlanda (e apesar da perseguição romana na Britânia) e da religião egípcia na sua forma semihelenizada nos séculos IV e V dC, nos seus respectivos territórios, logo o aspecto do diabo pode ter herdado algo do Cernuno celta, de Mitra e do Senhor Carneiro de Smendes (Delta do Nilo). O que os amigos poderiam comentar?
Além do visual, discutir a etimologia do nome do anti-deus também renderia bons frutos, não?
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por William de Baskerville 28/6/2021, 22:57

Marco Polo escreveu:a etimologia do nome do anti-deus
Qual nome? Satã vem do hebraico e significa, literalmente, "acusador"; Diabo é uma tradução para o grego que significa "difamador".
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Marco Polo 29/6/2021, 01:29

Diábolo não era apenas a palavra grega para "opositor ou adversário", assim se eu jogo xadrez contigo, tu não és meu diábolo?
E Lucíforo/Eosforo (o que porta a luz?!)? Isto tem pouco a ver com o papel atual, não?
E Baalzebu?
E o visual?
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 02:20

Acho que as representações mais antigas do Satã cristão são como dragão ou serpente, baseadas nas bestas do apocalipse. Na Idade Média, a representação mais frequente do diabo é como algum animal monstruoso, às vezes vagamente humanoide, às vezes não. A representação mais humanizada provavelmente surgiu com a popularização dos autos (representações teatrais), no final da Idade Média (daí, por exemplo, a palavra "capeta" - pois os atores que representavam o diabo usavam uma capa).
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 02:22

Beelzebub ou Belzebu deriva do hebraico Ba'al Zebub, citado pela Bíblia como o nome de um deus cananeu da cidade de Acaron ou Ekron. O rei Ocozias (2º livro dos reis) o consultou para saber se conseguiria se curar de uma doença e foi, por isso, condenado pelo profeta Elias e punido com a morte por Javé. No Evangelho, esse nome é usado como sinônimo de Satã.

Ba'al significa "senhor" e Zebub pode significar "mosca", pode ser o nome de um lugar ou pode ser um trocadilho hebreu para zombar de um deus cujo verdadeiro nome pode ter sido Ba'al Zebul, "senhor da casa" (ou do templo), fazendo dele um mero "senhor das moscas". Mas pode ser que esse fosse o verdadeiro nome e que esse deus fosse invocado para espantar moscas - como o Zeus Apomyios dos gregos.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 02:24

Lúcifer ou Eósforo vem de uma interpretação forçada do livro de Isaías (14:12-17) por São Jerônimo:

12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
15 E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?
17 Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?


Tudo indica que a metáfora do livro de Isaías se referia à queda do rei da Babilônia (vencido por Ciro), mas Jerônimo interpretou a passagem como se referindo a uma revolta dos anjos (liderada por um anjo chamado Lúcifer, ou seja, "estrela da manhã") contra Deus.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Marco Polo 29/6/2021, 03:54

Uhhh

Que meda! Mas pensando bem, a explicação das moscas na carcaça é a melhor mesmo. Os sacerdotes de Belzebu deveriam ficar doentes com mais frequência.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Marco Polo 29/6/2021, 03:57

E Lilith? Representava qual evento natural?
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Marco Polo 29/6/2021, 03:58

Se não me engano estes demônios eram meio estúpidos e, com alguma sorte, poderiam ser chamados para ocuparem o corpo de uma cabra ou outro animal que, depois, seria sacrificada.
Marco Polo
Marco Polo

Mensagens : 398

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 05:07

Marco Polo escreveu:Que meda! Mas pensando bem, a explicação das moscas na carcaça é a melhor mesmo. Os sacerdotes de Belzebu deveriam ficar doentes com mais frequência.
O problema é que, nesse caso, qualquer deus do mundo antigo seria "senhor das moscas", inclusive Javé... Também o deus dos judeus recebia sacrifícios de sangue, de cordeiros, pombos e outros animais.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 05:08

Marco Polo escreveu:E Lilith? Representava qual evento natural?
Não se deve esperar uma correspondência biunívoca entre cada deus ou demônio e um fenômeno natural: a lógica dos antigos não seguia necessariamente esse caminho. A concepção original dos lilu (machos) e lilitu (fêmeas) da mitologia mesopotâmica é de demônios sugadores de sangue que matam bebês recém-nascidos e mulheres grávidas durante a noite. Podem ser vistos como uma personificação genérica de todo tipo de males e riscos que ameaçam mães e bebês, assim como as bruxas na Idade Média ou o "mau-olhado" em muitas culturas.
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 05:09

Marco Polo escreveu:Se não me engano estes demônios eram meio estúpidos e, com alguma sorte, poderiam ser chamados para ocuparem o corpo de uma cabra ou outro animal que, depois, seria sacrificada.
O próprio Jesus fez isso, segundo o Evangelho, em grande estilo. Retirou o demônio "Legião" do corpo de um "endemoninhado" para ocupar uma vara de dois mil porcos que se jogou no lago (capítulo 5 do Evangelho de Marcos e 8 dos de Lucas de Mateus). Os porqueiros de Gerasa (uma comunidade pagã - os judeus não criavam porcos) ficaram muito zangados: "Os porqueiros fugiram para a cidade mais próxima, contando o sucedido, e toda a gente veio ver quem era Jesus, chegando até a pedir-lhe que se fosse embora e os deixasse em paz." (Mateus 8:33-34).
William de Baskerville
William de Baskerville

Mensagens : 397

Ir para o topo Ir para baixo

Quem colocou os chifres no diabo? - Página 3 Empty Re: Quem colocou os chifres no diabo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos