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Quem colocou os chifres no diabo?

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Mensagem por Marco Polo 29/6/2021, 06:06

William, essa cidade Ekron era filistéia originalmente, e cultuava um deus cananeu Zabub porque os antigos não eram tão exclusivistas com suas religião (exceto os judeus que tem uma religião mais etnocêntrica)? Ou a cidade era originalmente cananéia adorava este deus cananeu e depois vieram os filisteus pelo mar em torno do século X aC, tomaram a cidade e adotaram o deus local?
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Mensagem por Marco Polo 29/6/2021, 06:07

O Pazuzu é muito semelhante a um serafim, ou o oposto, é claro, já que os sumérios são mais antigos.
O Typhon também me lembra o anguípede (pés de serpente) do judaísmo helenizado (séc II e I aC) que alguns estudiosos (J Campbell) afirmam ser representações visuais (heréticas) de Javé. O Yavé estaria muito próximo do antideus? Isso estaria no contexto gnóstico de que o deus criador da matéria é o mau?
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Mensagem por Legolas 29/6/2021, 06:38

Marco Polo escreveu:Se não me engano estes demônios eram meio estúpidos e, com alguma sorte, poderiam ser chamados para ocuparem o corpo de uma cabra ou outro animal que, depois, seria sacrificada.
A ideia era que, após os devidos rituais, a pessoa dormisse abraçada a um animal - em geral, uma cabra - o que faria o espírito do demônio se confundir e sair do corpo do doente durante a noite indo para o do animal. Na manhã seguinte, este era sacrificado e a doença esconjurada junto com o espírito.
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 13:19

Eis uma dessas representações de Javé (II século a.C.), com cabeça de galo, pernas de serpente (uma diferente da outra - talvez cobra e enguia), escudo e chicote:

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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 13:23

A mim, a semelhança com Tífon parece casual - o simbolismo da imagem "anguípede e alectorocéfala" deve ser, aparentemente, mais recente, sincrético e complicado do que isso.

Há amuletos pagãos ou gnósticos a partir da mesma época que mostram a mesma imagem com o nome Iao (transcrição grega de Javé), Abraxas, Abrasax ou Abracax. Aparece às vezes com cabeça de galo (Toth?), outras com cabeça de leão, Anúbis, Serápis ou de rei.

Segundo Tertuliano, o gnóstico Basílides, de Alexandria, dizia que Abraxas era a divindade suprema e Javé apenas o último dos seus anjos, que foi por ele criado para proteger Abraão e seus descendentes, mas extrapolou de suas atribuições.

Terá sido o deus dos judeus interpretado como um deus supremo alexandrino, ou judeus assimilados terão identificado Javé com alguma concepção místico-filosófica de Alexandria? Acho que a segunda alternativa faz mais sentido. Abrasax deve ter sido originalmente um deus sincrético inventado por pensadores alexandrinos, assim como Serápis, talvez influenciado pelos gnósticos judeus setianos (de Set, filho de Adão e não Seth, o deus egípcio).

Mas as representações animais e vegetais estão de fato na raiz da religião hebraica original. No mito da travessia do Sinai, Moisés destrói o bezerro de ouro, mas também manda fazer uma serpente de bronze para curar os hebreus mordidos por cobras. Ashera era representada por um mastro ou tronco de árvore. Parece que os serafins eram originalmente representados como serpentes e os querubins como touros ou esfinges.
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 13:26

Legolas escreveu:
Marco Polo escreveu:Se não me engano estes demônios eram meio estúpidos e, com alguma sorte, poderiam ser chamados para ocuparem o corpo de uma cabra ou outro animal que, depois, seria sacrificada.
A ideia era que, após os devidos rituais, a pessoa dormisse abraçada a um animal - em geral, uma cabra - o que faria o espírito do demônio se confundir e sair do corpo do doente durante a noite indo para o do animal. Na manhã seguinte, este era sacrificado e a doença esconjurada junto com o espírito.
Esse sacrifício não era propriamente uma oferenda. Era o "bode expiatório" por excelência, uma versão em maior escala disso que você mencionou.

Nesse caso, o bode de Azazel não absorvia o demônio de apenas um doente, mas os que infestavam toda a comunidade. Era uma espécie de exorcismo coletivo. O sacerdote impunha as mãos ao bode e confessava sobre ele todos os pecados da comunidade, antes de mandar abandoná-lo, junto com os pecados, no deserto. Ao mesmo tempo, outro bode era realmente sacrificado a Javé, para que o exorcismo tivesse bom resultado.

Interessante que, enquanto quase todos os nomes hebreus têm significado transparente, "Azazel" parece não fazer sentido nessa língua. Pode ser a deformação de um empréstimo de outra língua semita: `azala, em árabe, significa "deserto", "solidão", "remoto".
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 13:30

Mas, mesmo assim, qual seria a origem desta figura, Azazel?

Pode estar relacionado aos "sátiros" da antiga mitologia dos hebreus, mencionados junto com Lilith na passagem citada pelo Robson (Isaías 34:14):

"E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilite pousará ali, e achará lugar de repouso para si."

"Sátiro", nesta passagem, traduz sa'ir, "bode", mas no sentido de uma figura mitológica demoníaca, também citada em outras passagens da bíblia:

Isaías 13:21

Mas as feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de horríveis animais; e ali habitarão os avestruzes, e os sátiros pularão ali.

Levítico 17: 7

E nunca mais oferecerão os seus sacrifícios aos demônios, após os quais eles se prostituem; isto ser-lhes-á por estatuto perpétuo nas suas gerações.

2 Crônicas 11:13-15 (referente ao reinado de Roboão)

Também os sacerdotes e os levitas, que havia em todo o Israel, se reuniram a ele de todos os seus termos. Porque os levitas deixaram os seus arrabaldes, e a sua possessão, e vieram a Judá e a Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os lançaram fora para que não ministrassem ao SENHOR. E ele constituiu para si sacerdotes, para os (lugares) altos, para os demônios, e para os bezerros, que fizera.

Em todos estes casos, "sátiro" ou "demônio" traduz sa'ir (plural se'irim), uma figura mais ou menos análoga ao dos sátiros gregos. Ao menos entre os hebreus, a variante caprina do "visual do capeta" parece ser bem antiga.
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 13:31

Existiria alguma divindade de nome semelhante em algum outro povo da época?

O único nome vagamente semelhante que eu conheço é o de Azizos ou Aziz, que em Palmira e Edessa era o deus da estrela matutina (a Lúcifer dos romanos), irmão de Arsu ou Monimos, deus da estrela vespertina. Aziz, neste caso, parece ser uma forma masculina de Al-'Uzza - uma deusa síria identificada com Ísis e Vênus.
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Mensagem por Marco Polo 29/6/2021, 18:20

Isso me lembra Cernuno e o deus da cidade egípcia de Smendes. Há uma representação do tupi Anhangá feita por jesuítas com chifres de cervo, que realmente é o chifre do Cernuno.
Quanto ao simbolismo do chifre como sinal de vítima de adultério ou de alguma malignidade, isto seria mais recente (Cernuno já era chifrudo antes de ser chifrado). Alguém poderia relatar o mito melhor a respeito do Cernuno ser traído por sua companheira?
O significado mais antigo é o de sabedoria. Muitos reis e deuses são representados assim em relevos acadianos e amorreus e um dos "totens" do deus Amon de Tebas é o carneiro com chifres bem espiralados.
Agora por que chifres são sinais de sabedoria? Muitos desses povos tinham na atividade pastoril, um eixo importante. Os chifres em muitos animais só surgem ou crescem com a idade e experiência e sabedoria também. Seria por aí?
Tive uma professora que dizia que o diabo não era poderoso por ser mau, mas por ser velho.
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Mensagem por William de Baskerville 29/6/2021, 19:21

Acho que a palavra alemã para "corno" é Hahnrei, que deriva de Han (galo), e significava originalmente "galo castrado", não Kapaun, que é o termo moderno para a ave propriamente dita.

Já cuckold e cocu derivam do nome do cuco (cuckoo em inglês), ave conhecida por botar ovos nos ninhos de outros pássaros. A rigor, o cuco devia ser o Ricardão, mas de alguma forma o termo se transferiu ao marido traído.

Quanto à origem do "corno", já li outras explicações.

Uma é que estaria relacionado a cornos que eram dados como troféus ou condecorações aos legionários romanos que retornavam. Naturalmente, haviam deixado a mulher sozinha em casa por muito tempo...

Outra é que havia um costume de, ao se castrar um galo, tirar-lhe os esporões e implantá-los na crista, para distingui-los mais facilmente.


Sobre o significado dos chifres de Pã e Cernunnos, vale lembrar o significado de horny em inglês.
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Mensagem por Marco Polo 29/6/2021, 19:52

Chifres de Cernuno

Finalmente encontrei a referência a respeito do mito dos chifres de Kernunos, divindade pré-celta, consorte de Dana, a deusa Terra.
Durante metade do ano, Kernunos estava sobre a terra (Dana?), cresciam -lhe chifres e Kernuno espalhava vida animal e vegetal em abundância sobre a terra. Mas enquanto isso, Esus (o bom) deus matador da tríade gaulesa (Taranis-Esus-Tutatis) estava "dentro" (emmais de um sentido) da Terra, copulando com Dana.
Na outra metade do ano, Kernunos retornava ao interior da terra, recuperava sua esposa, copulava com ela e a superfície da terra ficava estéril (inverno?).
A referência é Yann Brekilien.
O mito lembra a relação entre Demeter-Perséfone-Hades, não?
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Mensagem por Marco Polo 29/6/2021, 19:53

O mito é interessante porque enquanto Kernuno espalha a vida sobre a terra (estaria ejaculando sobre Dana?), o Esus está dentro da terra (copulando com Dana). Mas quando Kernuno está dentro da terra (copulando com Dana), o Esus está sobre a terra matando e destruindo tudo.
O Ricardão é que ficava puto? O chifrudo, não?

Outro detalhe: a cópula de Kernuno e a sua consequência mais a curto prazo seria a gravidez de Dana durante o inverno, mas o nascimento dos seres vivos (parto de Dana) se daria bem mais tarde, quando ela estava copulando com a Morte. Referência ao período extremamente provável de uma mulher adulta jovem morrer naqueles tempos?

Seria também um sinal daqueles tempos (Paleolítico?) onde os humanos não viam uma relação clara causal entre copular e nascer filhos e nem se tinha certeza da participação masculina na reprodução?

De todo modo o aparecimento dos chifres de veado durante o período onde a vida é espalhada sobre a terra, guarda relação com o que já foi dito aqui, que chifre seria um sinal de maturidade (reprodutiva ou de experiência de vida).
Não sou biólogo, mas algumas espécies de cervídeo não têm chifres caducos? Ao longo da vida do mesmo indivíduo não há uma recorrência entre estar moxo e chifrudo?
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Mensagem por Marco Polo 29/6/2021, 19:55

Esqueci de dizer, quando o Kernuno retornava ao interior da terra e a vida sobre a terra minguava, ele recuperava a esposa e PERDIA FISICAMENTE OS CHIFRES.
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Mensagem por Fulcanelli 28/11/2022, 14:07

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