Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desvendando o Infinito

+16
FIAT LUX
Cachorrão
Hermes Trismegistus
Norman, o herege
Terry Silver
kbr
Homem Vitruviano
Giordano Bruno
Eugene Hector
Infinito
Atomic Boy
Professor Black
Mr. Enigma
Geômetra
Marley
Monalisa
20 participantes

Página 8 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 17/2/2021, 14:07

Vocês já ouviram falar da razão áurea e da sequência de Fibonacci?

A razão áurea é definida algebricamente como:

(a+b)/b=a/b=φ=1,618

Ou seja, ela divide algo de maneira mais harmônica possível em duas partes diferentes, de modo que podemos continuarmos a dividir e sempre se manterá essa harmonia desde que seja respeitada a proporção, onde o menor se colocado dentro do maior, o divide de forma a se tornar o maior e o restante o menor que poderá novamente ser dividido.

Por exemplo... imagine um seguimento de reta de 144 cm. Posso dividi-lo em dois menores, 55 e 34. Se eu subtraio 34 de 55 obtenho 21 logo a proporção de 34 e 21 o maior e o menor se mantêm. Vou seguindo assim até chegar a 0. Obtendo a sequência de Fibonacci.

e a sequência de Fibonacci é 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144,... Sendo que cada número é a soma dos dois anteriores

Então, estava pensando eu... Se pegarmos os dois primeiros números de Fibonacci:

a=1 e b=0 --> (a+b)/b

1+0/0 --> chegamos a um absurdo pois não podemos dividir um por nada.

Ai pensei muito tempo sobre isso. Por qual número poderia-se dividir o 1 que obedecesse a razão áurea. Um dia estudando sobre física quântica, mais especificamente sobre o comprimento de Planck tive um click pois o comprimento de Planck é 1,618 × 10−35 m, ou seja, exatamente o valor da proporção áurea. Então pensei que se pudêssemos dividir algo menor que esse comprimento a energia seria tão absolutamente grande, quase como se reproduzíssemos o Big Bang por isto 1/0 tende ao infinito visto que 1/0,1= 10; 1/0,01=100; 1/0,001=1000 então 1/0 é infinito. Logo em cada minúscula partícula de matéria há energia suficiente para formar um universo inteiro, como um grande fractal, onde o todo forma a parte e a parte o todo.
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 17/2/2021, 14:11

Entenderam o problema? Não sei explicar bem pois não sou professor de matemática por formação e talvez minhas palavras não expressem bem o que quero dizer. Mas poderiam me ajudar a refletir melhor?
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 17/2/2021, 14:12

Dizendo em outras palavras, o zero, ou a ideia de nada, faz parte do todo?
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Mr. Enigma 17/2/2021, 14:53

Curiosa a correlação de valor entre a razão áurea do designer (e da geometria fractal da natureza) com o comprimento de Planck. Nunca tinha associado... Alguém conhece textos sobre isso?

Quanto a dividir uma partícula e todo o universo explodir, hoje não existem indicativos científicos de que isso possa acontecer.

Se nosso universo fosse uma simulação computacional dentro de outro (como alguns especulam) o comprimento de Planck seria algo como a "resolução" da simulação.
Mr. Enigma
Mr. Enigma

Mensagens : 233

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 17/2/2021, 17:56

O zero como número aponta para o nada, então poderíamos dividir o 1 por 0?
Se minha hipótese estiver correta... Logo em cada minúscula partícula de matéria há energia suficiente para formar um universo inteiro, como um grande fractal, onde o todo forma a parte e a parte o todo. O zero como número aponta para o nada, então poderíamos dividir o 1 por 0? Imaginemos o 1 como sendo tudo. Ou seja a unidade do 1 seria o Universo (considerando que o universo seria tudo) e o 0 seria a ausência de tudo o nada. Dividindo o maior pelo menor 1u/0u teríamos o infinito. Juntando o tudo com o nada, ou pelo menos com algo que se aproxime de nada, pois seria tão pequeno e diminuto que qualquer coisa que estivesse nesta pequena porção do universo não poderia escapar, pois sendo ela tão ínfima que o espaço entre ela e o restante do universo é tão grande que nunca alcançaria a zona de escape. Mas a energia para dividir a matéria a tamanho tão absurdamente diminuto seria capaz de expandir novamente, recriando um novo universo.

Se não me engano é isso que o LHC quer fazer em escala menor.
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 17/2/2021, 18:00

Fractal... Fractal... Fractal... A parte está no todo, assim como o todo está na parte. Para o zero, o um é infinitamente grande, pois nem mesmo com infinitos zeros, chegamos a um. Mas com uns e zeros eu percorro o infinito. Tiro, na proporção exata, a mulher do homem, o negativo do positivo, o que está em cima do que está em baixo. Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou o que é infinitamente pequeno e estrondosamente grande, mas que contém tudo que é necessário para formar o SER. Eu sou a proporção da beleza, o Santo Graal, o Hadit e Nuit, o Alfa e Omega, fora de mim não há existência. Não ore por suas próprias necessidades, pois sua oração não será aceita. Mas quando quiser orar, faça-o pela aflição da Cabeça. Pois qualquer que você esquecer, a Divina Presença também esquece. É porque o homem é uma "porção de Deus do altíssimo". Qualquer parte que falta, também existe no Todo e o Todo sente a falta da parte. Você deve portanto orar pela necessidades do Todo. Lembre-se, eu estou em você... Você é uma estrela, um deus ou deusa, mas como homem haveis de cair e como qualquer dos príncipes voltarás ao pó! Porém se seguires o meu fluxo e por dentro de meu veio andares, terá o meu nome sobre ti e meu sangue te reerguerá das cinzas. E perceberá que diante de Deus até Deus se dobra. EU SOU, mas só Sou pelo que Sou... Ágape!
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Mr. Enigma 17/2/2021, 19:18

Dividir por 0,1 na verdade significa tão somente multiplicar por 10. Dividir por 0,01 é o mesmo que multiplicar por 100. Dividir por 0,001 é o mesmo que multiplicar por 1000 etc. Faça a comprovação na sua calculadora! A notação 1/0,001, na verdade, é só uma outra notação para 1x1000, só isso.

Na vida real, a gente só divide as partículas por valores maiores do que 1. Dividir uma partícula por um valor menor que 1, como 0,1, significa dizer que estamos criando matéria do nada, tinha uma e passou a existir 10 delas, o que é impossível.

Nesse sentido, se você “multiplicar” uma partícula infinitamente realmente você terá uma energia infinita. No entanto, é impossível para nós multiplicarmos uma única partícula, criando matéria e energia do nada, que dirá multiplica-la infinitamente!

Não quero dizer que o pensamento holístico de que tudo no universo é um fractal, que o infinitamente grande está contido no infinitamente pequeno, não seja bonito e poético. Na verdade, me identifico com essa filosofia. A argumentação acima apenas não prova que a natureza é assim.
Mr. Enigma
Mr. Enigma

Mensagens : 233

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 17/2/2021, 19:30

Então porque a tangente de 90° tende ao infinito?
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 17/2/2021, 19:31

O conceito que tenho de divisão é o seguinte:

Quantas partes do denominador tenho no numerador, ou seja, 8/2=4 pois existe quatro dois no oito. Entendeu? E no um 1, existem quantos zeros? Bom, posso ter infinitos zeros, mesmo assim, nunca chegarei a 1. Entenderam o raciocínio?
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 17/2/2021, 19:32

Causa e efeito...

A causa primordial do universo é que o nada não pode haver, pois se há, deixa de não ser. Não se pode criar o nada, por isso algo sempre há. O Ser existe, o nada não. O Ser e o Nada não podem coexistir!
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Terry Silver 17/2/2021, 19:45

É... existem algumas curiosidades que passam desapercebidas.

Por exemplo: O PI elevado ao quadrado vai dar o valor da aceleração da gravidade na terra ( muito aproximado é claro).

Façam as contas!
Terry Silver
Terry Silver

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Eugene Hector 18/2/2021, 01:25

A constante de Planck ser parecida com a razão áurea é OBVIAMENTE coincidência, já que o valor da constante de Planck depende da unidade de medida (no exemplo, dada em metros).

E as unidades de medida que nós criamos foram bastante arbitrárias. Se você escrever a constante de Planck em jardas esse valor vai mudar certamente.

Assim como pi² coincide com a aceleração da gravidade, cujo valor depende das arbitrárias unidades de comprimento e tempo.

Se for pra elocubrar coincidências, pelo menos façam isso com constantes adimensionais pois aí sim, deixa de ser culpa do homem essa semelhança.
Eugene Hector
Eugene Hector

Mensagens : 147

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por FIAT LUX 18/2/2021, 04:48

Essa é a minha teoria:

Você concorda que o nosso presente é compartilhado? O momento do "agora!"?

Mas e o "futuro", é compartilhado, ou cada um prossegue em sua própria linha temporal e linhas temporais de diferentes pessoas divergem conforme a vivência de cada um?

Então, existem diversas hipóteses pra gente explicar isso, modelos matemáticos da realidade. Eu tenho o meu, que chamo de cubo cósmico fractal, que parte da suposição que o futuro está contido dentro do presente, e o presente dentro do passado. Que cada elétron do nosso corpo é na verdade um buraco negro, um portal pra uma realidade paralela, com diferentes leis da física, onde nosso corpo está em outro estado ou posição.

O espírito está continuamente escolhendo e procurando dentre os elétrons do seu corpo a melhor realidade paralela onde encontrar o seu futuro.

Isso explica como as linhas temporais podem divergir, como apenas o presente é compartilhado, jamais o futuro:

A cada instante, temos exatamente o número de elétrons do nosso corpo de futuros alternativos.

Muitos não são viáveis, ou aceitáveis (de modo que visita-los nos enlouqueceria, tipo naqueles em que somos névoa, ou uma estrutura de diamante), mas sempre há pelo menos duas alternativas, suficientemente similares ao momento atual, que são praticamente indiscerníveis, tendo diferenças de posicionamento de cada subpartícula apenas na ordem de uma unidade Planck de distância.

Isso, óbvio, porque o tempo não passa em nenhum desses universos paralelos, cada um é um instantâneo tridimensional, uma estrutura matemática fractal, imutável, nós é que estamos continuamente em uma travessia interdimensional através delas.
FIAT LUX
FIAT LUX

Mensagens : 179

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 18/2/2021, 13:45

Ok... Vamos lá!

1/x = 0

Qual o divisor de 1 que gera o quociente 0?
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por kbr 18/2/2021, 14:10

Eu acho que é indeterminado, ou então o limite quando x tende ao infinito.
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 18/2/2021, 14:29

Deve ser indeterminado ou x maior que infinito...
Queria um bom esclarecimento.
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por kbr 18/2/2021, 14:44

Maior que o infinito... tu vê só.
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por kbr 18/2/2021, 14:44

ℵ0 < x ?
kbr
kbr

Mensagens : 131

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Atomic Boy 18/2/2021, 14:51

Nenhum x real é solução do problema. É só perceber que a equação x(-1) = 0 não tem raízes reais...
Atomic Boy
Atomic Boy

Mensagens : 334

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 18/2/2021, 14:59

Por enquanto eu estou mais para filósofo do que para matemático...

Os colegas acima poderiam fazer o favor de traduzir a notação para eu entender melhor o que dizem?
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 18/2/2021, 15:00

O 1 dividido pelo infinito dá o infinitésimo.
Concluo que, no final das "contas", o 1 é indivisível, seja qual for o grau (infinitesimal) de unidade dele.
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Infinito 18/2/2021, 15:02

É como se não houvesse uma ligação/ponte entre esta menor unidade e o zero, talvez porque o zero absoluto não existe, pois tudo é.
Infinito
Infinito

Mensagens : 200

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Atomic Boy 18/2/2021, 15:15

Infinito escreveu:Por enquanto eu estou mais para filósofo do que para matemático...
Muita pretensão a sua...

A noção de infinitesimal é bem problemática e a partir do século XIX foi trocada por meio da introdução do conceito de limite...

Sugiro que leia, a esse respeito, por exemplo, os Principles of Mathematics do Russell (tem uma parte que é clara e distinta a este respeito).
Atomic Boy
Atomic Boy

Mensagens : 334

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Gárgula 18/2/2021, 15:28

Infinito, você está se equivocando no tocante às causalidades... não que não exista uma ponte entre o infinitésimo e o zero, esta ponte existe e se chama LIMITE: o infinitésimo TENDE a zero, ou se quiser, se aproxima indefinidamente a zero para quocientes cada vez maiores.

E isso não tem nada a ver com a divisibilidade do 1 em si, ou com a questão da unidade, porque o mesmo raciocínio se estende a qualquer alfa real - claro, desde que se tome valores convenientes de x para a operação tender ao infinitésimo - ou "a zero", de uma maneira entelequial mas jamais atual.
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Gárgula 18/2/2021, 15:30

Infinito escreveu:É como se não houvesse uma ligação/ponte entre esta menor unidade e o zero, talvez porque o zero absoluto não existe, pois tudo é.
Fiquei pensando nessa questão... na verdade é uma meia verdade isso, porque de fato para qualquer f(x) = a/x, para a,x reais não nulos, o domínio excluirá explicitamente o zero!

Daí a questão não é exatamente o "pois tudo é", como você disse, mas uma operação entre duas coisas que "são" não podem resultar em algo que "não é" (com a exceção óbvia da soma de um x qualquer com seu negativo) - isso se você considera que o zero seja algo que "não é": questão polêmica e que suscitaria reações fortes na maioria das escolas orientais e metafísicas.

Falando em termos estritos de Matemática, tudo se resume no estudo do domínio: o zero já estava excluído do domínio de antemão, e a igualdade 1/x = 0 está em rigor errada, só existe como um limite, um processo entelequial e dizer 1/x = 0 exige a ressalva de que se trata de uma aproximação, empírica ou conceitual.

Brava tentativa de suscitar uma questão interessante (fica a questão do zero a ser debatida), mas por ora nada que o rigor matemático em si não consiga elucidar! piscada
Gárgula
Gárgula

Mensagens : 175

Ir para o topo Ir para baixo

Desvendando o Infinito - Página 8 Empty Re: Desvendando o Infinito

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos