Mestres do Conhecimento
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitologia Grega

+5
Nostradamus
Legolas
Rei de Ouros
Art3mis
Hermes Trismegistus
9 participantes

Página 19 de 38 Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20 ... 28 ... 38  Seguinte

Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:46

Os heróis minuanos ficaram muito admirados ao verem o porto inteiro ocupado apenas por mulheres armadas, sem nenhum homem para comandá-las. Num batel, enviaram dois mensageiros, Equíon e Êuritos, os filhos de Hermes, portando o bastão da paz para aquela estranha congregação. Os mensageiros foram levados pelas mulheres perante sua rainha, Hipsípile. Com palavras modestas, comunicaram o pedido dos navegantes do Árgo, que desejavam descansar na praia. A rainha reuniu suas súditas mais fiéis, na ágora, e sentou-se no trono de pedras de seu pai. Depois de comunicar à assembléia o pedido pacífico dos Argonautas, disse:

— Caras irmãs, cometemos um grande crime e em nossa loucura nos privamos de todos os nossos homens. Quando bons amigos se aproximam de nós, não devemos rejeitá-los. Mas precisamos cuidar para que não descubram nada do que fizemos. Sugiro, pois, que levemos alimentos, vinho e outros víveres aos estrangeiros em seus navios. Com esse gesto amigável, os manteremos longe de nossas muralhas.

A rainha tornou a sentar-se e sua velha ama se levantou. Custava-lhe muito esforço falar.

— Mandai presentes aos estrangeiros, pois isso é certo. Mas pensai também no que tereis que enfrentar quando os trácios vierem. E se um deus misericordioso evitar isso, acaso vós estareis protegidas de todos os perigos? As mulheres velhas, como eu, nada precisam temer, pois morreremos antes que a carestia se torne insuportável e todos os nossos recursos se acabem. Mas vós, as mais jovens, do que é que ireis viver? Por acaso os bois vão se colocar por vontade própria sob o arado e lavrar os campos? Ou colher os grãos para vós quando chegar a época? Pois não tereis como fazer sozinhas esses trabalhos pesados. Por isso, aconselho, e não desprezais as minhas palavras: entregai todos os vossos bens a esses nobres estrangeiros e deixai que eles administrem esta cidade! Ou então, sacrifiquemo-los em honra de Afrodite a fim de que a deusa nos perdoe e nos dê fartura!
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:47

O conselho foi bem aceito por todas. A rainha enviou uma virgem com os mensageiros ao navio para informar os Argonautas da decisão da assembléia. Os heróis alegraram-se com a notícia. Pensavam que Hipsípile tinha sucedido a seu pai pacificamente, depois de sua morte. Jáson era sobrinho de Toas, o antigo rei da ilha, por seu pai Aéson, irmão da rainha Mírine. Ele, então, estava mais seguro e ansioso por conhecer seus parentes de Lemnos. Vestiu-se com um manto de púrpura que lhe fora dado pela deusa Atena e dirigiu-se à cidade, com alguns homens, permanecendo os demais. Quando atravessou os portões, guiado pela donzela de Lemnos, as mulheres se aproximaram dele e o cumprimentaram amigavelmente, felizes por recebê-lo como hóspede. Foram bem-recebidos, cobertos de flores e coroas de louros.

Os visitantes comentavam entre si:

— Onde deverão estar os homens deste lugar?

— Só podem estar descansando...

Héracles, por sua vez, comentou:

— Isto me faz lembrar a cidade das Amazonas.

Mas de olhos baixos, como mandava o costume, dirigiu-se ao palácio da rainha. Serviçais abriram-lhe os altos portões e a donzela o conduziu aos aposentos da rainha. Jáson sentou-se à frente dela, numa cadeira esplêndida.

Hipsípile baixou os olhos e suas bochechas coraram. Com voz suave, ela dirigiu-lhe a palavra:

— Estrangeiro, por que permaneceis tão timidamente fora de nossa cidade? Lemnos não é habitada por homens. Portanto, nada têm a temer. Nossos maridos infiéis nos abandonaram, e com as mulheres dos trácios, que conquistaram na guerra, mudaram-se daqui. Levaram consigo os escravos e todos os seus filhos homens, enquanto nós, desamparadas, ficamos para trás. Vinde, pois, para junto de nós e, se assim o desejares, tu poderás reinar sobre nós no lugar de meu pai Toas.

— Teu pai Toas é meu parente. Sou filho de Aéson, o rei de Iolcos e irmão de tua mãe, Mírine. Lamento saber que abandonou este país à própria sorte.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:47

Hipsípile deteve-se por um instante, pois ficou surpresa. Tinha à sua frente um nobre, seu primo, que vinha do outro lado do pélago para a ele unir-se. E perguntou-lhe:

— Como te chamas?

— Jáson. Sou o capitão da nau que segue rumo ao longínquo país da Cólquida a fim de resgatar o famoso Velo de Ouro que carrega o espírito de nosso antepassado Frixos.

— Jáson... Não tereis motivos para vos queixar da terra, pois esta é a ilha mais fértil do pélago. Vai e transmite nossa proposta aos teus companheiros. Não permaneçais mais fora de nossa cidade. Sois bem-vindos.

— Rainha, é com o coração agradecido que recebemos a ajuda que nos ofereces. Depois de transmitir tua mensagem aos mensageiros, voltarei à tua cidade, mas fica com o teu cetro e com tua ilha... Não te desprezo, mas aguardam-me difíceis empresas em terras distantes.

Jáson estendeu a mão à rainha virgem para despedir-se e correu de volta à praia. Logo chegaram também as mulheres, em velozes carruagens, trazendo presentes. Não lhes foi difícil convencer os heróis, já informados por Jáson, a entrar na cidade e hospedar-se em suas casas. Jáson relutou, mas encantado com a beleza e a graça da rainha, resolveu ceder, pelo menos por um tempo. Jáson abrigou-se no palácio real, os demais em outras residências. Só Atalanta e Héracles, que desprezava as mulheres por seu amor à Mégare, permaneceram no navio com alguns poucos companheiros mais fiéis e desconfiados. Mas Jáson e seus companheiros foram atraídos e ficaram por tempo indefinido, esquecendo-se do que realmente faziam e para onde iam. Cada qual teve uma mulher por companheira.

Então, houve uma bela festa, com refeições opulentas e danças animadas, que tomou conta de toda a cidade. O aroma das oferendas elevou-se aos céus; anfitriãs e hóspedes honraram o deus protetor da ilha, Hefaístos, e sua esposa, Afrodite.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:48

Realizaram-se também jogos atléticos; aos Argonautas vencedores deram-se bonitas vestes e assim se celebrou a união entre eles e aquele povo de mulheres hospitaleiras. Erginos estava prematuramente grisalho, e as mulheres riram-se dele quando participou da corrida com toda a sua armadura, mas ele venceu e, assim, mostrou que a mocidade e as cãs podem andar juntas.

Houve mais uma festa, desta vez para celebrar a união dos enamorados Jáson e Hipsípile, a rainha das lêmnias, que tinha esperança de um dia repovoar de homens a sua ilha. Na grande festa de núpcias, reapareceram os Cabiros na ilha e encheram os jarros de vinho. O festival durou vários dias, meses talvez. E Afrodite reconciliou-se com Hipsípile.

A partida era sempre adiada, e os heróis teriam se demorado muito mais junto a suas amigáveis anfitriãs se Héracles, por fim, não os tivesse repreendido:

— Insensatos! Acaso não tendes, em vossas tendas, mulheres em número suficiente? Viestes até aqui para celebrar vossas bodas? Quereis ficar vivendo em Lemnos como camponeses, arando a terra? Imaginais que algum deus irá buscar o Velocino para nós e depositá-lo aos nossos pés?

E continuou, desta vez dirigindo-se a Jáson:

— E tu, foi para isto que te empenhaste e nos invitaste a uma grande e gloriosa aventura? Tens orgulho? Levanta-te e reúne teus amigos, e voltemos para casa. Por mim, se quiseres, casa-te com Hipsípile, povoa Lemnos com os teus filhos e deixa que te contem os feitos heroicos de outros mais honrados que tu!

Jáson, persuadido por Héracles, que ainda lembrou-lhe a história absurda da ausência de homens na ilha, desvencilhou-se das sedutoras habitantes de Lemnos e foi conhecer melhor a ilha. Andou sozinho por tudo, até descobrir a necrópolis. Ali estavam os túmulos de centenas de homens, todos mortos mais ou menos à mesma época, como se tivessem tombado numa guerra.

Jáson foi seguido, e uma voz feminina indagou:

— Gostas de túmulos, comandante?
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:49

Jáson voltou-se, surpreso com a presença inesperada. Era a mesma mulher que havia sido enviada até eles como emissária de boas-vindas. E disse, num tom irônico:

— Parece que é este o lugar onde descansam todos os homens da ilha.

— É... aqui eles estão livres dos problemas...

E o herói, decidido, agarrou-a pelos ombros e obrigou que dissesse a verdade:

— Afinal, diz o que está acontecendo por aqui!

E a moça, passando de leve o nariz aquilino sobre o peito robusto de Jáson, tentou acalmá-lo:

— Não te zangue, guerreiro. Deves relaxar...

Jáson sacudiu-a com força.

— Deixa de asneiras e diz o que foi feito dos homens!

Apesar do vigor do chefe dos Argonautas, a moça conseguiu desvencilhar-se.

— Queres mesmo saber? Pois bem, nós os matamos!

— Mataram... todos?

— Naturalmente! Eles nos traíam o tempo todo, e este foi o castigo.

E apontou para os túmulos, alegre e desafiadora.

Em breves palavras ela descreveu, então, as humilhações que tiveram de suportar de seus maridos. Não havia um único dia em que não tivessem notícia da traição de algum deles. Finalmente, revoltadas, decidiram pôr um fim em tudo, matando-os. E no dia seguinte, não havia mais um só homem vivo em toda a ilha.

E continuou:

— Afrodite, no entanto, irou-se conosco e nos inspirou um ardente desejo por novas núpcias. Desde então, vivemos na ânsia de contrair novo himeneu, o que, no entanto, jamais se realiza.

— Por que não?

— Bem, não possuímos um navio enorme como o teu, nem saberíamos construí-lo, para partir em busca de novos maridos.

E aproximou-se com seu passo felino e sensual.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:50

Jáson, por alguns instantes, aceitou as carícias; porém, lembrando da sua missão e as palavras de Héracles, repeliu-a outra vez. Com uma gargalhada divertida, ela rodopiou, fazendo uma volta inteira sobre si mesma, enquanto erguia com as mãos os belos cabelos negros, recolhendo-os acima da cabeça. Era extremamente sensual, muito mais do que a sua própria beleza. Era uma visão positivamente tentadora para um homem da juventude e da virilidade de Jáson.

Mas ele soube resistir aos seus impulsos, pedindo mentalmente o auxílio de sua protetora Héra. Então, deu as costas à nativa, quando quis retornar para a nau Árgo, mas sentiu que a sedenta mulher agarrava-se às suas costas, como uma onça, e cravava os dentes em seu ombro. Jáson agarrou-a pelos cabelos e jogou-a com toda a força ao solo, fazendo-a rolar já sem vida.

Jáson retornou ao navio. Ao chegar lá, não encontrou ninguém. Furioso, desceu a procurar Atalanta e Héracles, e encontrou-os na escuridão da noite. E foi-lhes mostrar um plano. Resolveu reunir todos no navio, durante a noite, sob o pretexto de lhes dirigir uma alocução. Aos poucos foi encontrando um a um, sempre nos braços de uma ou duas mulheres. Por alguns momentos teve o desejo de retornar e completar o que deixara pela metade, mas outra vez o senso do dever o obrigou a refrear seus instintos. De maneira rude pôs fim à folgança de seus tripulantes, separando um a um os amantes, pondo à prova pela primeira vez a força do seu braço. E, pouco a pouco, foi obrigando-os a se retirarem para o porto.

Hipsípile, que observava os movimentos de Jáson, aproximou-se dele, em particular, e tentou persuadi-lo a mudar de ideia. Mas foi em vão. E ela, que havia sido a única a não ter morto seu pai, o único homem a sobreviver ao holocausto, contou-lhe a verdadeira história. E, por fim, aos soluços, disse-lhe:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:50

— Então, vai. Possam os deuses amparar-te e teus companheiros na conquista do Velocino de Ouro! Se um dia quiseres voltar para nós, esta ilha e o cetro de meu pai te aguardam. Bem sei, porém, que não é esse o teu intento. Mas pelo menos pensa em mim quando estiveres longe...!

Jáson foi o primeiro a embarcar e chamou seus companheiros para o interior da nau. Enquanto isso, Héracles cortou o cabo de amarra, e fez o barco zarpar, sob protestos dos demais heróis, que não queriam partir. Porém, Jáson avisou-os do provável holocausto que sofreriam. E zarparam rumo ao seu destino. Quando as mulheres se deram por conta, já era tarde demais. Já estavam partindo, e nada poderiam fazer, senão lamentar e suplicar que retornassem.

Fanos, um dos filhos de Dionisos, imprudentemente atirou-se para fora do navio e correu ao encontro das moças que o atraíam.

— Fanos, não!

— Eu vou ficar! Estou aqui, minhas queridas! Sou de todas vós! Eu serei o substituto de cinqüenta homens!

E foi reunir-se a elas, sendo o primeiro a abandonar a expedição, pensando em ser feliz como o único homem daquele país. De fato, foi extremamente prazerosa a sua permanência na ilha, até que, depois de um tempo, elas acabaram por descobrir que ele as traía, desrespeitando o rodízio estabelecido por aquelas ardentes e insaciáveis mulheres, já que era humano e não aguentaria tanta atividade, e terminaram por matá-lo e acrescentar uma lápide no cemitério.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:51

Hipsípile, antes que pudesse ordenar a matança dos heróis da Hélade, mesmo que forçada pelas leis daquela terra, havia-se enamorado de Jáson. No tempo em que estivera com ele, engravidou e, futuramente, haveria de dar à luz dois filhos, Eunéo e Nefrônios (ou Évenos e Toas) — mas sabia que deveria jogá-los ao mar, para que a lei contra os homens perpetuasse no país — mas contra sua vontade, e conseguiu mandá-los para lugar seguro, sem o conhecimento das demais mulheres da ilha. No entanto, as lêmnias haviam descoberto que Toas ainda vivia, e desconfiaram do paradeiro dos dois meninos que Hipsípile tivera. Muito iradas, querendo matá-la, obrigaram Hipsípile a fugir do país com seus dois filhos. À deriva, tentando chegar em Quios, foi aprisionada por piratas e vendida a Licurgos, rei de Neméia, na Argólida. Lá estando, o rei confiou-lhe a educação do filho Arquêmoros. Mais tarde, alguns anos depois, Eunéo recuperaria o trono de sua mãe e reinaria em Lemnos. Porém, outro mal recairia sobre aquele povo: o morticínio das concubinas áticas dos lêmnios.

PRÍAMOS E AS AMAZONAS

Finalmente, Hesíone, filha de Laómedon, com o consentimento de seu esposo Télamon, rei de Salamina, levou Podarces para Tróia arrasada e habitada por um número de pessoas desorientadas. Lá, instalou-o no trono e fê-lo tornar-se um dos mais poderosos reis da Ásia Menor, reconstruindo Tróia, anteriormente destruída por Héracles, e tornando-a uma das mais importantes cidades de toda a Ásia, equiparando-se a Damasco e Babilônia. A cidade de Tróia ressurgia na última restinga da costa da Anatólia, diante do eterno esplendor do mar, toda murada, com suas construções brilhando ao Sol. De suas torres até ao mar, que assinalava a sinuosidade das praias com uma alva feixa de ressaca, dominava a vasta planície regada pelo curso prateado do Escamandros.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:52

Mais no alto, além da cidade murada, erguia-se o rochedo de Pérgamos, enfeitado pelas sagradas oliveiras dedicadas a Palas-Atena, que finalmente passou a ser devidamente venerada. Mais abaixo, reluziam os telhados e os terraços da corte do rei Podarces, verdejavam os jardins que flanqueavam as veredas íngremes e sombrias. Do mar, avistava-se Tróia, a cidade sagrada, alta e luminosa, qual uma miragem, contra o fundo azul do monte Ida; a cidade mais poderosa da Ásia Menor, centro dourado de lendas e glórias, misteriosa porta do Oriente.

Podarces, senhor absoluto dos míssios e frígios, passou a ser conhecido pelo título de Príamos, por ter sido resgatado em troca de um velo de ouro, com o qual perpetuou. Príamos passaria a designar, no idioma frígio, o mesmo que perramos, que significava “rei”. No decorrer do seu reinado, sustentaria o cetro de todos os reinos que circundavam Tróia, em meio aos seus troianos e um grande número de filhos e filhas: cinqüenta varões e também um grande número de moças, com diferentes esposas e concubinas.

Então, o rei Príamos, assim que recebeu os emissários vindos do país vizinho, a Frígia, que lhes contou que um exército de Amazonas assediava as cidades governadas pelo rei Otreus, decidiu aliar-se a eles e oferecer combate às terríveis guerreiras. E a luta decisiva se deu às margens do rio Sangários. As Amazonas, pressionadas, com muitas perdas, foram derrotadas e acabaram fugindo e voltando para Temiscira, sua sede no Ponto.

O rei Príamos casou-se Arisbéia, filha de seu aliado Otreus, e com ela teve um filho: Ésacos, que obteve dos deuses o dom da adivinhação. Mais tarde, casou-se com Hécuba, filha do rei Dimas, da Trácia, e teve com ela um verdadeiro exército de filhos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:52

Em virtude de uma missão para resgatar Hesíone, Páris, o segundo filho de Príamos e Hécuba, desejoso de se cumprir uma promessa que lhe fizera a deusa Afrodite, que obteria a mais bela mulher de sua época, raptou Helena, esposa do rei Menelaus, de Esparta, e saqueou seus bens, provocando a ira dos príncipes de toda a Hélade, e uma guerra de dez anos foi provocada inconsequentemente. Movidos pelo desejo de vingança e motivos particulares, os gregos invadiram Tróia e a assediaram até o último ano, sem que lograssem transpor os seus muros. Com a morte de Heitor, filho de Príamos, pela lança de Aquiles, Tróia viu-se em situação emergente de buscar mais aliados.

Terminado o funeral de Heitor, tornaram os troianos a refugiar-se dentro dos muros da cidade, temendo a força do filho de Peleus, e evitando a sua proximidade, pois sentiam-se pouco seguros pela morte do mais nobre dos cidadãos e mais poderoso dos seus defensores. Agora, restava-lhes a confiança em seus chefes restantes, como Enéias e os demais filhos de Príamos, como Páris, Hélenos e Deífobos, os mais valentes depois de Heitor. Confiavam ainda nos deuses que os protegiam e nas colossais muralhas que os cercavam e que pareciam jamais caírem.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:53

Naquela situação desesperada, ofereceu-se aos sitiados uma ajuda com o qual jamais teriam contado. Vindo do rio Termódon, no longínquo Ponto, chegou em auxílio dos troianos Pentesiléia (ou Penthesiléa), poderosa descendente de Áres, à testa de um grupo de temíveis Amazonas. Impelira-a, em parte, o seu gosto viril pelos perigos da guerra, próprio daquele povo de mulheres, e em parte, um crime involuntário que lhe torturava a consciência, e pelo qual era mal vista em sua Pátria. Numa caçada, depois de Héracles ter-se confrontado com as Amazonas e de ter deixado o país, Pentesiléia, ao apontar o dardo contra um cervo, matara sua rainha, Melânipe, a sucessora de Hipólita. A partir daquele instante, perseguiram-na sem cessar as Queres, deusas da expiação, e até então nenhuma oferta conseguira perdoar-lhe a culpa. Esperando que, com a participação numa guerra simpática a um dos deuses, se livrasse daquela tortura, partiu para a famosa cidade de Tróia, acompanhada de doze guerreiras fiéis que, com ela, suspiravam pela guerra e pelas batalhas. Não obstante, diante da nova rainha, Pentesiléia, as magníficas guerreiras mais pareciam escravas, pois a donzela possuía a majestosidade da deusa Éos e sobressaía-lhe a formosura, mais que sua coragem, já que os deuses lhe preservavam a juventude.

Segundo a tradição das Amazonas, montando cavalos da maneira dos povos bárbaros do norte e do oriente, as mesmas guerreavam durante um tempo determinado, conservando a virgindade. Quando findava o tempo de serviço militar, casavam-se para ter filhos; além disso, preenchiam todas as magistraturas e funções públicas. Os homens passavam a vida em casa, numa aldeia vizinha, com as funções que habitualmente caberiam às mulheres, só se incumbindo de trabalhos domésticos. Quando nascia uma criança, as Amazonas confiavam-na aos cuidado. Caso fosse do sexo feminino, permanecia entre elas.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:54

As Amazonas, povo exclusivamente de mulheres, descendiam do deus Áres e da ninfa Harmônia. Suas antigas residências foram no Cáucasos, na Trácia e na Cítia meridional. No tempo de Hipólita, Antíope, Melânipe e Pentesiléia, teriam se fixado definitivamente no Ponto (região da Capadócia), às margens do Termódon, não mais mudando-se dali. Constituindo um amplo estado, tiveram Temiscira por capital. Os homens aos quais se uniam, uma vez por ano, eram os gargareanos, seus vizinhos. A elas, atribuíram-se a fundação de cidades como Esmirna (embelezada e fortificada por Cíniras), Éfesos e Mírine (estas fundada pela célebre rainha Bátea, ou Mírine), e Cumas, todas na Ásia Menor. E, em honra de Ártemis, por elas venerada, haviam construído o grande templo de Éfesos.

O povo troiano, alertado pelas sentinelas das torres, correram para ver aproximar-se a rainha e as suas guerreiras, vindas do leste, e puderam apreciar a delicada mas vigorosa Pentesiléia, vestida de couraça, elmo e joelheiras de bronze, parecendo uma deusa guerreira, talvez Atena ou Ênio, à testa de suas treze Amazonas mais fiéis, entre as quais Clete, a ama da rainha, já em idade avançada. Os troianos não se cansavam de admirar sua beleza, em cujas feições se irmanavam maravilhosamente o terrível e o amável. Um gracioso sorriso se lhe desenhava nos lábios, e os olhos, cheios de vida, fulgiam como raios do Sol. Cobria-lhe as faces o rubor da modéstia, e por todo o rosto se refletia viril graça ligada a uma generosidade guerreira. A tristeza do povo troiano transformou-se, num momento, em grande alegria diante de tão soberbo espetáculo. Vendo Pentesiléia, a filha mais nova de Áres e Otrera, cavalgando, experimentou Príamos impressão parecida a daquele que é meio cego e recebe um benéfico raio de luz. A sua alegria, contudo, ficou atenuada pela recordação da perda de tão grande número de excelentes filhos, não menos formosos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:54

Os guardas abriram as portas das muralhas, e as guerreiras entraram e foram aclamadas pelo povo. Pentesiléia vinha à frente, seguida de sua ama, Clete, e mais doze guerreiras: Clônia, Polemusa, Derínoe, Evandra, Antandra, Bremusa, Hipótoe, Harmótoe, Alcíbia, Derimáquia, Antíbrote e Termódose. Príamos mandou que seus servos tratassem os cavalos fatigados pela viagem, alimento e hospedagem para as guerreiras e, quanto a Pentesiléia, conduziu-a ao palácio, honrou-a como uma filha sua, da maneira mais esplêndida. Fez isso mesmo recordando que um dia teve que enfrentá-las ao pé do rio Sangários, numa batalha em que grandes exércitos se empenharam de ambos os lados. Então, sabedor do crime que Pentesiléia cometera em sua terra, realizou em seu benefício a sua purificação.

Foram-lhe, por ordem sua, oferecidos presentes valiosos, e ainda lhe prometeu outros, para depois, se pudesse livrar Tróia do iminente perigo. Príamos não poderia depender da decisão de Aquiles para tomar alguma atitude — Aquiles poderia não honrar sua palavra. A amazona, levantando-se do assento de honra, proferiu temerariamente um juramento que ainda nenhum mortal havia proferido: prometeu ao rei a morte de Aquiles. Iria aniquilá-lo e arrasaria os exércitos argivos, destruindo seus navios. E eram bem capazes, apesar de estarem em número reduzido, eis que as Amazonas tinham a fama de serem terríveis, as mais temidas na arte da guerra, mais do que qualquer exército de homens. Até mesmo Héracles e seus guerreiros foram prudentes e tentaram evitar fazer guerra contra elas.

Ouvindo aquele juramento, Andrômaca pensou:

— Pobrezinha. Ela não sabe o que acaba de prometer, e desconhece o empreendimento a que se lança o orgulho. Como pode ter a força necessária para combatê-lo? Perdeu o juízo e não vê a Morte que se aproxima... Todos os maridos tinham meu Heitor na conta de um deus, e, no entanto, a lança de Aquiles lhe varou o pescoço. Ah, por que não me engole a Terra?
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:55

Andrômaca desconhecia o valor de Pentesiléia, pois os assuntos da guerra os homens conheciam melhor. Entretanto, o dia chegara ao seu termo, e quando as guerreiras descansaram da jornada, comeram e beberam, as servas troianas do palácio lhes prepararam os leitos. Pentesiléia entregou-se aos braços hipnóticos de Morfeus. Por ordem de Atena, apresentou-se-lhe uma visão fatal: apareceu-lhe o pai que a impeliu a lutar contra Aquiles. Vendo a donzela aquele rosto, sentiu-se violentamente comovida, com a esperança de poder realizar tal feito naquele mesmo dia. O rosto de seu divino pai deu-lhe um bom augúrio, pois, na tradição das Amazonas, os homens viviam separados das mulheres, que formavam um povo feminino particular. Despertando, saltou do leito e vestiu a reluzente armadura, presente do próprio deus Áres. Cobriu as pernas com caneleiras de ouro, e pôs ao ombro o talabarte que sustentava a fortíssima espada na sua bainha de marfim. Em seguida, após empunhar o escudo, colocou o elmo encimado por um penacho dourado. Com a mão esquerda, pegou dois dardos, e com a direita, o machado de duplo gume que lhe fora dado de presente pela deusa Héra, a protetora das Amazonas. Assim armada, abandonou o palácio com o ímpeto de um raio atirado pela mão de Zeus.

Ao sair para o pátio, entre o palácio e as muralhas, onde a aguardavam suas companheiras, incitou aos gritos os troianos a lançar-se à luta, e acudiram ao seu chamado os mais valentes guerreiros, que ainda não tinham ousado enfrentar o pelida. Pentesiléia montou em seu cavalo, presente de Orítia, a esposa do vento Bóreas, que voava como as Hárpias. A galope, conduziu-os e às Amazonas para fora de Tróia, em direção do Helesponto. Príamos, que permanecera no palácio, ergueu uma prece a Zeus:
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 05:56

— Ouve-me, ó Pai, e faze que as tropas aquéias mergulhem hoje no pó diante da filha de Áres, e que ela retorne ao meu palácio. Faze-o em honra de teu poderoso filho Áres, e também por ela, descendente de um deus e tão parecida aos Imortais. Também, faze-o por mim, que tanto sofri e tantos filhos perdi. Faze-o enquanto ainda resta alguma coisa do nobre sangue de Dárdanos, teu filho, e permanece ainda de pé a velha cidade de Tróia.

Mal terminou a prece, vinda da sua esquerda, cruzou os ares uma águia, descrevendo círculos e levando nas garras uma pomba. Príamos, decepcionado pelo mau augúrio, um sinal desfavorável, cobriu o rosto com as mãos, morrendo para ele a Esperança.

Os gregos, do seu acampamento, contemplavam, atônitos, o avanço dos troianos, a cujo desânimo estavam acostumados havia vários dias. No entanto, caíam como feras sobre o rebanho de ovelhas. Um dos guardas disse a outro:

— Quem terá unido de novo os troianos que, desde a morte de Heitor, pareciam privados da vontade de combater? Evidentemente deve ser um deus quem os apóia.

— Que seja. A nós também não faltam deuses, e se até agora vencemos os troianos, hoje também os venceremos.

E empunharam as armas. Os chefes dos aqueus, no alto das torres, esperando aproximar-se mais os inimigos, puderam reconhecer neles as terríveis Amazonas, outrora inimigas de Tróia, e, mais do que nunca, apressaram-se a se organizar.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 06:11

Dali a pouco, feriu-se a batalha, e o solo de Tróade tornava a tingir-se de sangue mais uma vez. Pentesiléia fez estragos entre os gregos, e suas Amazonas não faziam menos. Pentesiléia abateu Mólion e outros sete heróis. Mas quando Clônia derrubou Mênipos, amigo de Podarces, este, fora de si, atravessou a donzela com a sua lança. Pentesiléia acudiu tarde demais, embora conseguisse cortar a mão do guerreiro, que foi salvo pelos seus, retirando-o dali. A sorte sorriu aos gregos, desde então. Idomeneus feriu com a lança a amazona Bremusa na região do seio direito. Meríones atirou ao chão Evandra e Termódose. Derínoe sucumbiu pela mão de Ájax, filho de Oíleo. Diómedes imolou Alcíbia e Derimáquia, cortando-lhes a cabeça de um só golpe. A luta assumia mau aspecto para os troianos. Esteneleus matou o aliado Cábiros, de Sestos, e foi em vão que Páris atirou a sua seta contra o assassino, pois o projétil, passando por cima dele, foi atingir Évenor, de Dulíquio, que tombou morto. Irritou-se com aquilo o chefe dos dulíquios, Méges, filho do rei Fileus; veloz como o leão, atirou-se contra o inimigo, com tal fúria, que os troianos recuaram. Ele abateu Itimoneus e Agelaus, de Miletos, dois dos melhores aliados de Tróia, além dos troianos que conseguiu atingir.

Pentesiléia continuava no seu extermínio entre os gregos, e eles recuaram diante do seu impulso. A rainha, embriagada de coragem, gritava-lhes:

— Cães! Hoje mesmo pagareis a afronta feita a Príamos. Sereis devorados pelas feras e pelas aves de rapina, e que nenhum de vós tornará a ver esposa nem filho; sobre os vossos ossos não se erguerá túmulo algum. Onde estão Diómedes, Ájax, Aquiles, onde estão os melhores de vosso exército? Por que não medem forças comigo? Temem cair sob meus golpes?
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 06:12

Assim gritava Pentesiléia, avançando contra os argivos. Seguiam-na os filhos de Príamos e os primeiros troianos. Os gregos viam-se impotentes para resistir a tamanha acometida. Já os troianos acreditavam que Pentesiléia era uma deusa que, abandonando a morada dos deuses, assumira aspecto humano para ajudá-los a derrotar os inimigos. No seu insensato gozo, já viam a total destruição dos gregos.

Mas não estavam lutando ainda nem o poderoso Ájax, nem tampouco Aquiles. Ambos estavam ao pé do túmulo de Pátroclos, pensando no amigo morto. O Destino permitira que Pentesiléia desfrutasse de algumas horas de triunfo, para morrer coroada de glória. Das muralhas de Tróia, as mulheres contemplavam, admiradas e contentes, os feitos da amazona. Uma delas, Hipodâmia, esposa do valoroso Tisífonos, sentiu-se dominada pelo furor combativo:

— Amigas! Por que não havemos de lutar também, como lutam os homens, pela Pátria, por nós e por nossos filhos? Temos quase a mesma força que os nossos homens. Os nossos olhos não são inferiores aos deles, os nossos joelhos têm a mesma firmeza. A luz, o ar e os alimentos nos pertencem como a eles. Por que não haveremos de nos defender também na luta?

— Hipodâmia, o que estás dizendo? Ficaste louca?

— Ora, não estás vendo uma mulher que supera todos os homens? No entanto, nem é da nossa raça. Pentesiléia luta por um rei estrangeiro, por uma cidade que não é sua, e o faz sem se importar com os homens. Valorosa, o seu alvo é a destruição do inimigo. Nós, pelo contrário, lutaríamos pela nossa felicidade e vingaríamos as nossas grandes desgraças. Qual de nós não perdeu nesta guerra um filho, um marido, um pai, qual de nós não chora irmão ou outros parentes? Se os nossos homens morrem, que nos espera senão a escravidão? Não hesitemos! Atiremo-nos contra o inimigo. Será melhor morrer do que ver-nos arrastadas como presa de guerra com nossos filhos, e como prostitutas, quando nossos maridos caírem e esta cidade for devorada pelo fogo!
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 06:13

As palavras de Hipodâmia inflamaram as mulheres troianas. Deixando a lã e a roca de um lado, espalharam-se em busca de armas. Téano, irmã da rainha Hécuba, que se encontrava paralisada por tal atitude e presenciava tudo, opôs-se, tratando de dissuadi-las:

— Que idéia é a vossa, doidas? Hipodâmia, que fizeste?

Téano cortou o caminho das mulheres que se dirigiam armadas de facas, punhais, espadas e paus aos portões da cidade.

— Pretendeis mesmo lutar contra os dânaos, homens habituados à guerra? Como podeis esperar medir-vos com eles? Com paus, facas e pedras? Já participastes, por acaso, de outros combates como as Amazonas, que nasceram com a guerra no sangue, ou aprendestes a guiar cavalos e outros inúmeros exercícios próprios dos homens? Além de tudo isso, aquela maravilhosa mulher é filha do deus da guerra, ao passo que todas vós sois filhas de simples mortais.

— Téano...

— Deveis continuar sendo mulheres, e permanecer distantes do fragor da luta, ocupando-vos exclusivamente de vossas casas, do fuso e da roca, dos afazeres domésticos e das lidas do Amor. Deixai a guerra para os homens. Os homens continuam de pé e tentam proteger a cidade. Não chegamos ainda ao ponto de ser necessário que as mulheres defendam os muros de Tróia. Quando esse dia chegar — se chegar, até nossos filhinhos lutarão.

As mulheres baixaram a cabeça e deram ouvidos às prudentes palavras da anciã, e voltando lentamente para as muralhas, continuaram a assistir à luta de longe. Entretanto, Pentesiléia prosseguia na sua fúria mortífera, e as hostes argivas tremiam diante dela. Os heróis começaram a fugir para todas as direções. Cavalos e carros corriam sem rumo, sem seus condutores; por toda parte se ouviam os gritos dos moribundos, pois não havia quem não sucumbisse aos golpes da terrível amazona.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 06:13

Os troianos avançavam impetuosamente. Já muito próximos dos navios gregos, aprestavam-se a lhes atear fogo, quando Ájax, filho de Télamon, dando-se conta do fragor da batalha, avisado por um dos seus, e levantando a cabeça diante do túmulo de Pátroclos, disse a Aquiles:

— Meu amigo, eleva-se o fragor da batalha, e bem perto daqui. Vamos ver, quem sabe se os troianos não planejam incendiar nossos navios!

Aquelas palavras despertaram a atenção de Aquiles, a cujos ouvidos também ressoavam os gritos de dor. Os dois vestiram rapidamente as armaduras, empunharam as armas e, ardorosamente, atiraram-se em direção ao lugar da luta.

Reviveu a alegria no meio das linhas dos gregos, quando estes viram os dois valentes guerreiros. Ájax e Aquiles atiraram-se imediatamente à luta, com seus homens, e começaram a fazer estragos no exército dos troianos. Ájax lançou-se contra os homens, e os seus primeiros golpes abateram quatro inimigos. Aquiles investiu contra as Amazonas, cinco das quais tombaram. Eram Polemusa, Antandra, Hipótoe, Antíbrote e Harmótoe. Depois, ambos se atiraram contra o grosso das tropas inimigas e com algum esforço lograram rarear as fileiras tão densas momentos antes.

Pentesiléia, percebendo a situação, investiu incessantemente contra os dois inimigos, como uma pantera. A amazona, sobre seu cavalo, arrojou o seu primeiro dardo contra Aquiles, e o dardo atingiu em cheio o escudo, ricocheteando como se tivesse dado de encontro a um rochedo. Com o segundo, Pentesiléia alvejou Ájax. A guerreira, vendo que falhara, gritou:

— Se o meu primeiro arremesso falhou, o segundo vos tirará a força e a vida, charlatões que vos gabais de ser os mais fortes dos dânaos, mas que neste momento ireis saber que uma mulher é mais forte que vós dois juntos.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 06:14

Os seus risos provocaram o riso dos heróis. A arma de Pentesiléia atingiu a caneleira de prata de Ájax e, não obstante o desejo da amazona de ver jorrar sangue, nem sequer logrou arranhar-lhe a pele; ricocheteou ao bater contra a proteção metálica da perna. Sem preocupar-se com a belicosa criatura, Ájax atirou-se contra as fileiras dos troianos, deixando a inimiga a Aquiles. Não tinha dúvidas de que Aquiles saberia terminar com ela como um milhafre a uma pomba indefesa.

Pentesiléia, vendo que falhara de novo, deu um suspiro e compreendeu que encontrara a sua hora decisiva: ou matar Aquiles, ou morrer. E o pelida, medindo-a com um olhar, disse-lhe:

— Dize-me, rainha, como ousaste enfrentar-nos, como ousaste combater-nos? Não sabes que somos os mais fortes heróis de toda a Terra, não sabes que saímos do sangue do próprio Zeus? Não sabes que diante de nós tremeu e tombou para sempre Heitor? A Loucura deve ter falado pelos teus lábios quando nos ameaçaste de morte.

— Enganas-te, Aquiles. Já enfrentamos heróis mais célebres que vós, quando Mírine, Antíope e Hipólita eram rainhas. Héracles, Teseus, Télamon, também Peleus teu pai sentiram o nosso poder.

— E fostes derrotadas. Acaba de soar a tua derradeira hora!
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 06:14

Então, Aquiles atirou-lhe a lança invencível, obra do centauro Quíron, seu protetor e mestre. A lança atingiu a rainha por cima do seio direito. Não tardou em jorrar sangue do ferimento, e Pentesiléia viu-se abandonada pelas forças. Da mão lhe caiu o machado, e os olhos se encheram de lágrimas e nuvens escuras. Apesar de tudo, reviveu um instante, e cravou os olhos no rosto do inimigo, que se aproximava para derrubá-la do cavalo. Pentesiléia conseguiu refletir se devia desembainhar a espada e defender-se, ou se convinha apear e suplicar a Aquiles que lhe poupasse a vida, em troca de ouro e bronze. Aquiles, porém, não lhe deu tempo para decidir, pois, inflamado pelo orgulho, com uma lançada atravessou o cavalo e a amazona. Pentesiléia deslizou da montaria e tombou ao chão. Palpitava ainda, apoiada ao cavalo que, mortalmente ferido, também caíra sobre os joelhos.

Percebendo os troianos que a heroína sucumbia, precipitaram-se para as portas da cidade, em fuga e atônitos, queixando-se da perda. O filho de Peleus, voltando-se para a moça, disse-lhe, alegremente:

— Fica aí, infeliz, e serve de pasto a cães e abutres! Quem te mandou contra mim? Esperavas obter do rei Príamos presentes pelos inúmeros gregos que sacrificaste, mas foi outro prêmio que te coube.

Assim falando, arrancou a lança do corpo da amazona e do cavalo, arrancando um grito de dor de ambos. Em seguida, tirou o elmo da cabeça de Pentesiléia, e contemplou o rosto da jovem que, neste momento, escapava-lhe a vida. Apesar do sangue e do pó que cobriam seu rosto, conservavam aquelas nobres feições maravilhosa formosura, e os gregos que rodearam o cadáver ficaram admirados ao ver a virgem que, comparável a Ártemis adormecida, jazia estendida. Aquiles, bem mais jovem que a rainha, se sentiu dominado pela Dor, que aumentava à medida que a contemplava, e viu-se obrigado a reconhecer que, em vez de morrer às suas mãos, a rainha teria merecido rumar para Ftia como sua esposa.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 06:15

Foi quando Aquiles ouviu um grito que vinha em sua direção: era Cálcon, um guerreiro de Cipárissos, escudeiro do herói Antílocos, que, apaixonado pela amazona e enlouquecido pelo deus Áres, resolvera atacar Aquiles, o homicida. Cálcon, assim como o Amor, tornara-se cego perante aquele ato de covardia, por isso esqueceu quem era Aquiles e de que lado se encontrava, se dos gregos ou dos troianos. Mas o pelida, descontente por tal ação indigna, matou-o sem piedade; e a sua morte não foi sentida por grego algum. Clete, a ama de Pentesiléia, que havia seguido a rainha para lutar, apavorada, largou as armas e pôs-se em fuga, para fora do campo de batalha. Deixando Tróia, ao invés de retornar ao Termódon, tomaria então um barco e seria atirada pela tempestade nas costas da Itália meridional, onde fundaria uma cidade, Clete, e onde pereceria em combate contra a cidade de Crotona. Seu filho Cáulon haveria de fundar Caulônia.

A morte de Pentesiléia causou enorme dor também ao deus Áres, seu pai, o qual, tendo falhado com Cálcon, como raio seguido do trovão, se precipitou do Olimpo à terra, armado, e rumou para o monte Ida. À sua passagem, tremiam montanhas e vales, e a sua presença houvera acarretado a desgraça dos gregos, não fora Zeus, que o impediu, descarregando-lhe sobre a cabeça uma chuva de raios. No meio do estrondo do trovão, Áres reconheceu a voz do pai, e não ousou continuar, detendo-se contra a sua vontade. Não sabia se devia regressar ao Olimpo ou, desafiando a vontade de Zeus, continuar a tingir as mãos com o sangue de Aquiles, quando se lembrou dos muitos filhos de Zeus que, por decisão deste, deveriam morrer e a quem nem ele próprio conseguiria salvar do Destino. Conhecia muito bem o poderoso pai e sabia que quem se lhe opusesse seria vítima do impetuoso raio e atirado junto aos Titãs, no Tártaros.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 06:15

Entretanto, os gregos amontoaram-se em volta do cadáver de Pentesiléia, desejosos de lhe arrancarem as armas. Aquiles, no entanto, continuava ao seu lado, com outro propósito. Ele que, poucos momentos antes, desejava entregar aquele corpo aos cães e aos abutres, contemplava incansavelmente a donzela com tristeza e sentia o coração corroído por uma pesar idêntico ao que sentira pela morte de Pátroclos.

Tersites, saindo do grupo dos gregos, dirigiu-lhe estas ásperas palavras:

— Não enlouqueceste, apiedando-te dessa moça que tantos males nos acarretou? Na verdade, revelas-te mulherengo caprichoso, se desse modo te impressiona a beleza dessa morta. Prouvera aos deuses que a sua lança te houvesse abatido, mirmidão insaciável, que julgas serem destinadas a ti todas as mulheres!

Tremenda cólera se apoderou de Aquiles, ao ouvir tamanhas afrontas da boca do insolente companheiro de armas, e com tal fúria lhe aplicou um murro que lhe arrancou vários dentes, fazendo com que jorrasse muito sangue de sua boca, derrubando-o ao chão, para exalar o derradeiro suspiro. Ninguém lhe lamentou o fim, pois o que lhe faltava de valor na guerra, sobrava-lhe muito em caluniar os outros. Aquiles, mal humorado, exclamou:

— Repousa agora no pó e esquece para sempre as tuas infâmias! É demais para ti comparar-te com os melhores. Uma vez insultaste Ulisses, como fizeste hoje comigo, mas Ulisses foi magnânimo e não te infligiu o merecido castigo. Agora aprendeste que o filho de Peleus não permite que o ofendam impunemente. Vai, gora, insultar as sombras!

Apenas Diómedes, filho de Tideus, irritou-se ao saber da morte de Tersites. Apesar de reconhecer seus defeitos, era seu parente, uma vez que seu avô Oineus e o pai de Tersites, Ágrios, eram irmãos. Por isso, encolerizou-se o tidida e avançou contra Aquiles, mas os dânaos acalmaram-lhe o ânimo, pois o pelida estava disposto a dar satisfações com a espada pelo sangue derramado.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 06:16

Os Átridas, apiedados da heroína, permitiram que o seu corpo fosse cedido a Príamos, o qual mandara uma solene embaixada pedi-lo, a fim de lhe dar honrada sepultura no túmulo real de Laómedon. Príamos ergueu-lhe diante da cidade uma gigantesca pira onde, com inúmeros presentes, foi colocado o corpo da infeliz. Ateado fogo à pira, levantaram-se as chamas à grande altura, e quando o corpo ficou consumido, os troianos apagaram o fogo, segundo a tradição, com vinho e, depois de recolherem os ossos de Pentesiléia, depuseram-nos numa arca. No meio de gritos de dor e em solene procissão, levaram-nos ao túmulo de Laómedon, situado no alto da torre da cidade. Ao seu lado, também, sepultaram as doze companheiras caídas na luta, e às quais Agamémnon concedera a mesma honra. Por sua vez, enterraram os gregos os seus mortos, mas com uma atenção especial a Podarces, que seguia para a casa de Hades dez anos depois de seu irmão, Protesilaus. Foi-lhe erguido um túmulo separado dos outros, e visível a grande distância. Por fim, enterraram o antipático Tersites, e o fizeram rapidamente, sem cerimônias. Depois, voltaram para os barcos, gratos ao poderoso Aquiles, que mais uma vez foi a salvação para os gregos.

Com o cair da noite, os mais ilustres heróis se reuniram num banquete no grande pavilhão de Agamémnon. Os outros aqueus, espalhados pelo acampamento, comeram e alegraram-se até a chegada dos primeiros albores do dia.

Ao chegar a notícia da morte de Pentesiléia aos ouvidos das Amazonas de Temiscira, todas entraram em desespero, por terem perdido a última de suas rainhas mais famosas, pois já haviam perdido Hipólita, Antíope e Melânipe. E assumiu as rédeas de Temiscira a nova rainha, Antianira.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Hermes Trismegistus 13/3/2021, 06:17

Tardiamente ouviu-se um boato de que Aquiles e Pentesiléia haviam-se relacionado secretamente muito antes que houvessem combatido um contra o outro. Provavelmente no tempo de suas conquistas pela Míssia. Pentesiléia teria lhe dado um filho, Caístros. Talvez isso deveria explicar o seu excesso de piedade para com a jovem guerreira, o seu sentimento mais profundo, quase um arrependimento. A Caístros relacionou-se o nome de um rio próximo de Tróia.

Entrementes, sob o comando da nova rainha, Antianira, as temíveis guerreiras Amazonas empreenderam uma expedição militar contra a ilha de Leuce, na embocadura do rio Istros (o Danúbio de hoje), onde as cinzas de Aquiles haviam sido depositadas por Tétis, em cuja batalha o fantasma do herói morto aterrorizou seus cavalos, que derrubaram e pisotearam as invasoras, e poucas sobreviveram.

ENÉIAS E CAMILA

Depois que Enéias comandou a retirada de um grande número de sobreviventes de Tróia, partiram várias naus para o Ocidente, em busca de novas terras. Passaram por Creta, Cartago e Sicília, e finalmente decidiram fixar-se na Itália, onde Enéias foi recebido pelo rei Latinos. Desejoso de tomar a mão da linda princesa Lavínia, iniciou uma nova guerra, desta vez com Turnos, o rei dos rútulos, que também pretendia desposá-la.

Foram inúmeros os combates. Turnos adotou medidas urgentes de defesa, mandando que abrissem valas, empilhassem pedras e paus e organizassem turmas de resistência. Alinhou a cavalaria no campo, em formação de combate, e pôs sentinelas em pontos avançados e no alto das torres.

Diante do perigo, todo o povo acorreu, disposto a colaborar na defesa da cidade.

As mulheres de Laurentos, tendo à testa a rainha Amata e a filha Lavínia, levaram oferendas ao Templo de Juno, a Héra dos troianos e dos povos de origem grega, perfumaram-no com incenso e invocaram o auxílio da deusa.
Hermes Trismegistus
Hermes Trismegistus

Mensagens : 4041

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega - Página 19 Empty Re: Mitologia Grega

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 19 de 38 Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20 ... 28 ... 38  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos